1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por sharkmxr, 18 de Novembro de 2012. (Respostas: 719; Visualizações: 297763)

1. ola boa noite a todos!
    Se alguem me puder ajudar agradecia bastante, sendo a minha situação a seguinte:
    Vivo numa zona rural onde somente chega a adsl, mas a velicidade é no max 3/4Mb. Pelo que tenho lido a alternativa seria colocar a Internet movel.
    Tinha pensado o seguinte:
    - adquirir um cartão Meo (é a melhor operadora na minha zona) e comprar um rooter 4g, desses que a worten tem, 45€ +-, adicionando uma antena externa 4g ao rooter,

gostaria que me dessem o vosso feedback, pois nao entendo muito do assunto.

cumprimentos

2. crisfari

crisfari Power Member

Embora também não seja entendido na coisa, já apanhei que cada caso é um caso e o ideal é testar redes* e equipamentos de lojas que permitam a devolução.
    Vivo numa zona urbana e em 4G tenho 2MB enquanto em 3G chego aos 12MB. Comprei uma antena que, segundo n recomendações me iria resolver o problema em 4G mas o ganho é insignificante.

*deves começar exactamente por testar redes antes de optar por uma solução duradoura

3. _Robie_

_Robie_ Power Member

Se o operador presta um serviço péssimo, não há antenas que resolvam o que não tem solução. Nos/Meo é de evitar.

4. crisfari

crisfari Power Member

Testei as 3 redes disponíveis e o cenário era semelhante nas 3.
    Em redes móveis, argumentar dessa forma, é fundamentalismo.

5. joaoo

joaoo Power Member

Boas, se isso acontece é porque a estação tem algum problema. Podes instalar o G-Netrack e ver o sinal que recebes. Mesmo com -105dBm em 4G consegue-se velocidades na casa dos 12Mb.

6. joaoo

joaoo Power Member

Se apanhas 4G certamente consegues maiores velocidades. Confirma primeiro com um telemóvel e faz um speedtest.

7. Olá, venho à procura de ajuda pois nao percebo muito disto.
    A minha situação é a seguinte, sou cliente da vodafone (net por 4G, aqui não á fibra) e até entao estava satisfeito, tinha 20 megas de download, 10 de upload e trafego ilimitado, contudo eles agora vao retirar o trafego ilimitado da net 4g, ficando apenas com 100 gigas mes, como para mim isso é muito pouco procuro uma alternativa, ao ligar a vodafone eles dizem que nao tenho alternativa entao decidi testar a NOS e a MEO, a NOS aqui nem 1 mega apanhava (veio cá o tecnico) e tenho agendada a vinda de um tecnico da MEO para esta semana, mas aqui so custuma existir boa rede vodafone logo acredito que o teste com a MEO tambem sera muito mau.
    Ao pesquisar como ter melhor sinal deparei-me com este topico, mas eu nao percebo nada disto.
    Será que alguem me pode ajudar a apanhar um bom sina 4g onde moro?

8. PedroMAF

PedroMAF Banido

Se as redes são ruins, não há solução. Testa também em 3G porque há muitas zonas em que o 4G é fraquito mas o 3G é razoável.
    Sobre esse assunto dos 100Gb da Vodafone há este tópico: https://forum.zwame.pt/threads/alternativas-a-vodafone.992628/

9. entao mas li aqui que com umas antenas que talvez fosse possivel melhorar o sinal das outras operadoras, certo??

10. PedroMAF

PedroMAF Banido

As antenas interiores baratuchas de 10/20/30 € é deitar dinheiro ao lixo... folha de alumínio e uns arames faz o mesmo efeito que é mínimo. Com as exteriores já se conseguem ganhos que compensam mas se o sinal é fraquito e a rede estiver sobrecarregada é mais dinheiro para o lixo.

Uma antena não faz milagres nem melhora o que já é mau na origem...
    Não te fixes no 4G porque o que não falta é zonas onde o 3G é superior. Isso do 4G é enganador e deves experimentar sempre o 3G

11. joaoo

joaoo Power Member

Se me disseres a localidade onde moras posso verificar as estações envolventes e dar uma opinião sobre o assunto.

12. Ola joaoo, o nome da aldeia é chão de ourique e o codigo postal é 3230-223

13. joaoo

joaoo Power Member

Tens mesmo ai ao lado a estação de Viavai que é uma torre com mais de 50m e com um sector a 270º mesmo apontado para a aldeia do outro lado do IC3, o problema é o monte, senão o sinal seria excelente. Mas mesmo assim deve ser a estação que estas a receber.
    Instala o G-NetTrack deixa estar uns uns 5 minutos e depois faz um screenshoot e coloca aqui para perceber qual é a estação que chega ai mais forte.

Última edição: 8 de Julho de 2017
  14. Rodas730

Rodas730 Power Member

A meo nessa zona tem 4G e boas velocidades. A NOS aí perto também tem 4G
    Mas a MEO é bem superior nessa zona

15. Pois o problema é mesmo o monte, veio ca o tecnico da NOS hoje e tinha apenas 60 kps de download, o da MEO vem quinta feira mas tou com receio que vao ser maus valores tambem pois a aldeia esta rodeada de montes.

instalei o gnettrack lite mas isto acho que esta a fazer a leitura da rede vodafone pois o cartao no telemovel é vodafone, de qualquer das formas ca esta o screenshot

16. joaoo

joaoo Power Member

Yep Vodafone claro.

MCC (mobile country code) : 268 indica o país
    MNC (mobile network code) : 01 indica o operador
    01 - Vodafone
    03 - NOS
    06 - MEO

Supostamente a Phone-ix terá o 04.

Ora esse cellid 52826 é mesmo da estação Viavai e do sector 270º UMTS 900 que está apontado para a tua zona.
    Esse valor RSCP -86 é bom tendo em conta o monte que tens pela frente e a qualidade que te chega é também boa.
    Com uma antena yagi apontada facilmente ganhas na boa uns 12dB.

Da MEO tens ai a Isidoro Taliscas, deve ser alguma antena na cobertura de um pavilhão.

17. Rodas730

Rodas730 Power Member

Pede alguém que seja MEO que faça um speedtest no telemóvel e logo tens uma ideia. Podes sempre tentar colocar uma antena externa mas....

18. aquilo é uma pedreira, deve ser algo privado, sei lá.

entao achas que a MEO talvez apanhe algo?

o problema é que nao conheço ninguem com numero MEO porque aqui na zona é tudo vodafone

eu até colocava, nao percebo é nada disso

19. Já agora pedia um pouco mais de ajuda, será que alguem podia colocar o link para uma loja que venda uma dessas antenas 4g que aumenta o sinal?

Partilhar esta Página