Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Pessoal, também queria comprar um router/modem 4G para utilizar quando preciso de fazer upload de ficheiros de maneira mais rápida.
Acham que consigo comprar algum por cerca de 50€ que tenha uma porta ethernet e que tenha boa recepção de sinal na banda 20, 800Mhz?
No meu smartphone apanho 40m download e 20 de upload, já ficava satisfeito se conseguisse a mesma velocidade com um router/modem até esse preço.
Teria era de o colocar no sótão porque dentro de casa, e se for longe da janela a velocidade baixa bastante.
 
Bom dia pessoal,

Tenho um terreno de férias, sem internet fixa, apenas usamos os telemoveis e os dados dos telemoveis.
A rede no terreno é um bocado fraca e quando está vento nota-se mais.
O que poderia colocar no terreno para ter melhor rede nos télemoveis e consequentemente melhor qualidade nos dados moveis?
O terreno é na zona de Vila nova de Mil Fontes.

Que recomendam?
 
Ora boas malta

4g da NOS...

Comprei o router da Huawei 525s-23a
Chegiu no dia 1 e comecei logo a ter velocidades de 30 a 40mb (com o router original da NOS, não chegava a 5mb)
Tudo bonito, mas logo no dia 5 a net começou a baixar imenso e agora tou a apanhar uns 3mb

Certamente traffic shaping por parte da NOS e infelizmente pela situação que estamos a passar.

Eu tou a trabalhar desde casa e com estas velocidades não consigo desenvolver a minha função...

Alguém tem conhecimento de alguma forma de contornar esta situação?

Vpn ou dialogar com a NOS?

Muito obrigado


Edit:
Afinal é a chamada política responsável de utilização

Desde o dia 1 que consumi à volta de 86gb

Aplicaram me esta política...

Mas, não me dizem qual o valor máximo de utilização antes desta política ser aplicada.
 
Última edição:
Boa tarde,

Graças a este tópico, comprei um Vodafone B3000 (B593) com duas antenas internas MIMO e estou bastante satisfeito (4G, provavelmente em Banda 20).

Contudo, gostaria de melhor ainda se fosse possível, através da utilização de Carrier Agregator, ou seja, LTE-A.

Como sei que, onde vivo (interior norte), seja possível utilizar LTE-A? Qual a melhor maneira de descobrir isso?

Ou é só comprar um router capaz disso (E5186 ou B525, por exemplo), e ele procura e junta automaticamente todas as antenas 4G disponíveis e ao alcance para melhorar a ligação?

Obrigado.
 
Boa tarde,

Graças a este tópico, comprei um Vodafone B3000 (B593) com duas antenas internas MIMO e estou bastante satisfeito (4G, provavelmente em Banda 20).

Contudo, gostaria de melhor ainda se fosse possível, através da utilização de Carrier Agregator, ou seja, LTE-A.

Como sei que, onde vivo (interior norte), seja possível utilizar LTE-A? Qual a melhor maneira de descobrir isso?

Ou é só comprar um router capaz disso (E5186 ou B525, por exemplo), e ele procura e junta automaticamente todas as antenas 4G disponíveis e ao alcance para melhorar a ligação?

Obrigado.

Ou testas com um telemóvel compatível claro esta, ou router. Se existir sinal na tua zona apanhas.
Abraço
 
Ou testas com um telemóvel compatível claro esta, ou router. Se existir sinal na tua zona apanhas.
Abraço

Muito obrigado.

E o que supostamente tem que aparecer no telefone? 4G+ ao lado dos traços de rede? Banda 20 também pode ter Carrier Agregation, ou só determinadas frequências diferente desta?

Não há nenhuma base de dados das antenas que me permita saber isto, pois não?

Na app OpenSignal, só me dá as antenas à minha volta e a identificação numérica delas.
 
Estive a ler algumas páginas deste fórum mas ainda tenho algumas dúvidas.
A fibra chegou a 100mts mas como não passou cá na rua, nada feito, já tentei de tudo mas não tenho hipóteses.
Sendo assim, e como preciso de velocidades de upload rápidas, porque trabalho a partir de casa, acham que posso usar uma antena de TDT que tenho parada no sótão e que não está a ser usada?
Estava a pensar em levar o router da Huawei E5172 que tem saída para antena e ligava-o à antena TDT.
Depois levava um cabo de rede do router até ao pc.
Acham boa ideia?
Aqui na zona consigo, com o meu smartphone (Huawei P30) velocidades perto dos 100Mbps de up e 20/30Mbps de up.
Com o router consigo metade destes valores.
 
Muito obrigado.

E o que supostamente tem que aparecer no telefone? 4G+ ao lado dos traços de rede? Banda 20 também pode ter Carrier Agregation, ou só determinadas frequências diferente desta?

Não há nenhuma base de dados das antenas que me permita saber isto, pois não?

Na app OpenSignal, só me dá as antenas à minha volta e a identificação numérica delas.
Boas, todas as bandas são possíveis de estar agregadas, desde que o operador as tenha instaladas.
Supostamente o 4G+ indica Cartier aggregation, o que depois na prática não é verdade, há muitos telemóveis que o indicam incorrectamente, os xiaomis por exemplo são peritos nisso.
 
Estive a ler algumas páginas deste fórum mas ainda tenho algumas dúvidas.
A fibra chegou a 100mts mas como não passou cá na rua, nada feito, já tentei de tudo mas não tenho hipóteses.
Sendo assim, e como preciso de velocidades de upload rápidas, porque trabalho a partir de casa, acham que posso usar uma antena de TDT que tenho parada no sótão e que não está a ser usada?
Estava a pensar em levar o router da Huawei E5172 que tem saída para antena e ligava-o à antena TDT.
Depois levava um cabo de rede do router até ao pc.
Acham boa ideia?
Aqui na zona consigo, com o meu smartphone (Huawei P30) velocidades perto dos 100Mbps de up e 20/30Mbps de up.
Com o router consigo metade destes valores.
As antenas de TV não devem ser usadas pois a impedância é de 75 ohm e os sistemas de emissão rádio são de 50 ohm. Se melhora o sinal melhora mas as linhas ficam desadaptadas e com potências mais elevadas pode queimar o andar potencia do sistema de emissão.
Diria que esses 100Mbps que consegues é através de 4G+, com esse router só vais ter 4G e nunca vais lá chegar perto...
 
Última edição:
As antenas de TV não devem ser usadas pois a impedância é de 75 ohm e os sistemas de emissão rádio são de 50 ohm. Se melhora o sinal melhora mas as linhas ficam desadaptadas e com potências mais elevadas pode queimar o andar potencia do sistema de emissão.
Diria que esses 100Mbps que consegues é através de 4G+, com esse router só vais ter 4G e nunca vais lá chegar perto...
Obrigado pela ajuda mas acho que não percebi bem a primeira frase.
Os 100Mbps que consegui foi com "apenas" 4G (e foi apenas uma vez, normalmente anda nos 60/70Mbps), pelo menos o smartphone não mostrava o 4G+, mas é curioso que ainda ontem, quando estava na fila de espera de um supermercado, aparecia lá o símbolo 4G+ mas a velocidade era bastante inferior.
É estranho, pelo menos para eu que não percebo nada disso...
 
Boas, todas as bandas são possíveis de estar agregadas, desde que o operador as tenha instaladas.
Supostamente o 4G+ indica Cartier aggregation, o que depois na prática não é verdade, há muitos telemóveis que o indicam incorrectamente, os xiaomis por exemplo são peritos nisso.
Também estive a ler outra coisa:

Mas o Carrier Aggregation faz agregação de 2 bandas diferentes (mesma antena ou 2 antenas diferentes) ou pode fazer agregação da mesma banda (no meu caso deverá ser a banda 20) de duas antenas diferentes?

Tenho um Xiaomi Redmi Note 6 Pro e não aparece 4G+. Certamente que não deverei ter onde vivo...

Obrigado desde já.
 
Existem no mercado routers muito bons, para 4G+ ou LTE-A é a mesma coisa, o pior é mesmo o preço. Tenho aqui em casa neste momento o ASUS 4G-AC68U, mas peca no preço, mas é boa máquina. Tive que investir porque na minha zona também não deve ser tão depressa que deve chegar a fibra. Abraço
 
Obrigado pela ajuda mas acho que não percebi bem a primeira frase.
Os 100Mbps que consegui foi com "apenas" 4G (e foi apenas uma vez, normalmente anda nos 60/70Mbps), pelo menos o smartphone não mostrava o 4G+, mas é curioso que ainda ontem, quando estava na fila de espera de um supermercado, aparecia lá o símbolo 4G+ mas a velocidade era bastante inferior.
É estranho, pelo menos para eu que não percebo nada disso...

O sistema de TV tem uma impedância de 75ohm enquanto os sistemas moveis são de 50ohm, uma antena de tv e cabo de tv nunca deverá ser usado com um router.

As velocidades dependem sempre de muitos factores, desde logo a carga da rede.
 
Também estive a ler outra coisa:

Mas o Carrier Aggregation faz agregação de 2 bandas diferentes (mesma antena ou 2 antenas diferentes) ou pode fazer agregação da mesma banda (no meu caso deverá ser a banda 20) de duas antenas diferentes?

Tenho um Xiaomi Redmi Note 6 Pro e não aparece 4G+. Certamente que não deverei ter onde vivo...

Obrigado desde já.

O carrier aggregation pode ser feito de variadíssimas formas.
Em Portugal na maioria são feitos na mesma estação através de bandas diferentes.
No pais todo que me lembre só no Porto até agora encontrei na Vodafone CA entre 2 estações diferentes.

O Xiaomi Redmi Note 6 Pro pelo que pesquisei tal como a maioria dos Xiaomis não faz 4G+.
Tenho um Xiaomi Redmi Note 8 novinho e também não faz 4G+ em nenhumas bandas. A Xiaomi é perita nisso vender telemóveis bonitinhos baixo custo mas depois falta o "motor" devidamente apurado.
 
Existem no mercado routers muito bons, para 4G+ ou LTE-A é a mesma coisa, o pior é mesmo o preço. Tenho aqui em casa neste momento o ASUS 4G-AC68U, mas peca no preço, mas é boa máquina. Tive que investir porque na minha zona também não deve ser tão depressa que deve chegar a fibra. Abraço
Vê os teus limites de download

Também tenho 4g e comprei um Router recentemente para conseguir melhorar o sinal.

Melhorou imenso
Como estou a trabalhar de casa, fiz download de 85gb em 7 dias.

A NOS baixou me as velocidades para 12 a 360kbps

Política de utilização responsável dizem eles...

Basicamente pago um serviço e nem sequer consigo usar a Internet
 
Vê os teus limites de download

Também tenho 4g e comprei um Router recentemente para conseguir melhorar o sinal.

Melhorou imenso
Como estou a trabalhar de casa, fiz download de 85gb em 7 dias.

A NOS baixou me as velocidades para 12 a 360kbps

Política de utilização responsável dizem eles...

Basicamente pago um serviço e nem sequer consigo usar a Internet

Tenho serviço da Vodafone que não tem limites de tráfego mas é empresarial. Embora desconfie que a partir do meio baixa um pouco mas normalmente não baixa muito dos 25/30. Abraço
 
Olá.
Já sou cliente de um serviço de internet móvel da NOS desde 2014 por via das necessidades de uma internet para intercalar entre duas casas e outras saídas. A qualidade é como se sabe, não muito boa. Neste momento tenho sentido problemas quando me ligo à VPN da empresa e faço chamadas pelo skype ou outras coisas que exijam um pouco mais. Tenho um E5372 (velhinho, mas cá anda). A qualidade da internet também depende de onde este está (varanda é onde tenho melhor sinal, no entanto peca pelo afastamento do equipamento). Isto tanto varia de 5/15 como vai para 15/25... A mudança de equipamento, tal como alguns fizeram, parece ter melhorado o serviço... Estou tentado a experimentar, no entanto, o budget é baixo (50€?)... algum conselho para esta situação em concreto?
 
Olá.
Já sou cliente de um serviço de internet móvel da NOS desde 2014 por via das necessidades de uma internet para intercalar entre duas casas e outras saídas. A qualidade é como se sabe, não muito boa. Neste momento tenho sentido problemas quando me ligo à VPN da empresa e faço chamadas pelo skype ou outras coisas que exijam um pouco mais. Tenho um E5372 (velhinho, mas cá anda). A qualidade da internet também depende de onde este está (varanda é onde tenho melhor sinal, no entanto peca pelo afastamento do equipamento). Isto tanto varia de 5/15 como vai para 15/25... A mudança de equipamento, tal como alguns fizeram, parece ter melhorado o serviço... Estou tentado a experimentar, no entanto, o budget é baixo (50€?)... algum conselho para esta situação em concreto?

A mudança de equipamento trás sempre melhorias, mas por esse valor, só se for mercado de usados, coisa que nunca pesquisei. Mas o router que falei em cima custou +/- 250€ longe desse valor.

Lembrei-me que talvez umas powerlines te resolvam o problema. Mas acho que mesmo assim ainda deve passar qq dos 59€€
 
Última edição:
A mudança de equipamento trás sempre melhorias, mas por esse valor, só se for mercado de usados, coisa que nunca pesquisei. Mas o router que falei em cima custou +/- 250€ longe desse valor.

Lembrei-me que talvez umas powerlines te resolvam o problema. Mas acho que mesmo assim ainda deve passar qq dos 59€€
Embora a tua resposta não tenha sido para o meu comentário, também queria saber mais sobre obter um novo equipamento.
O que queres dizer sobre "umas powerlines"? Eu sei o que é a powerline mas desconheço o que é que poderia trazer de melhorias neste caso em concreto.

Abraço
 
Back
Topo