1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por sharkmxr, 18 de Novembro de 2012. (Respostas: 924; Visualizações: 348784)

1. tucano101

tucano101 Power Member

O problema é a NOS, mesmo sem antenas externas e com um teste com o router no exterior, se a rede fosse boa dava bem mais que isso.

2. E nos sera todas as antenas assim? Para fazer um teste 360. Eu vivo numa zona muito baixa,tenho um mastro com 6metros! Ja tive 30mb estaveis durante umas semanas,depois piorou!

3. ahramis

ahramis Power Member

4. Luis Dinis

Luis Dinis Power Member

Sim

5. Olá,
    Precisa de ajuda para a escolha de uma antena externa para o Huawei E5172, o senão é que preciso de a ter esta semana.

Tenho uma propriedade numa zona rural, que até agora utilizava o net voz fixa da vodafone. É a vodafone que tem a melhor cobertura (De longe) na zona. Porém nesta altura de quarentena, com o teletrabalho, netflix, steam e outras coisas, os 100GB de trafego desta solução deixaram de ser suficientes (acabaram-me em 15 dias). E a vodafone não tem alternativa.

Ontem instalei uma solução Satélite, onde a internet é ilimitada, aproveitando também, e ficava com pacote de TV (só tinha TDT). Como sou cliente da NOS, arranjei um serviço como segunda casa. Porém a força do sinal que apanho é muito fraca. RSRP (dBm): -114 RSRQ (dB): -18 RSSI (dBm): -79.

Pelo que falei com a linha da NOS, a torre não está sobrecarregada e gostava de tentar aplicar uma antena externa ao Huawei E5172, de maneira a ver se a solução poderia ser viável. Como instalei o pacote ontem, posso aproveitar os 14 dias para cancelar o contrato, daí a necessidade de a conseguir ter cá esta semana.

Vi por exemplo a Antena Amplificada 4G/3G/GSM com Cabo de 7 mts - NEDIS ANT-4G10-KN. Seria boa opção ou sugerem outra?

6. joaoo

joaoo Power Member

Boas, pois esses valores são mesmo de sinal fraco não tem nada a ver com saturação.
    Essa antena tem todo o aspecto de ser uma antena logaritmica em pcb. são antenas que têm sempre um ganho interessante. Parece-me ser porreira. O amplificada é que foi mal traduzida, isso não tem nenhum amplificador :bigrinbo:
    Se me enviares por pm o local posso fazer uma análise das antenas à tua volta.

7. Os valores que coloquei foram obtidos directo da página de gestão do router.
    Desloquei-me agora à antena mais perto (Fica a 2,3km), coloquei o cartão do Router num Telemóvel, e junto à antena (a 78 m) tive: RSSI: -59, RSRQ: -5, RSRP: -82 (Valores do Net Monster) e estava em LTE 2100 (o G-Net-Tracker, dava valores similares). Com o speedtest tive 36.3\4.2 (down/Up), sendo que o serviço que contratei à NOS é de 20mb.

Ao voltar a casa é que pronto, desaparece tudo. Pelo ID diferente e a distância da torre no NetMonster, parece que a ligação é feita a outra torre mais distante (são 5,2 km), e o 4G, quando o apanha, é muito muito fraco (e é na gama 800).

Não sendo um entendido nisto, diria que existe uma boa probabilidade de com uma antena externa num ponto mais elevado, ter a sorte de conseguir ligar directamente à torre, que está mais perto e com LTE 2100.

Sugestão de uma boa antena para estas características?

@joaoo : desculpa, mas como não sou powermember, só consigo enviar uma mensagem privada por dia.

8. joaoo

joaoo Power Member

Boas, pois certamente as antenas que eu te disse que não tinham LTE estão agora com L21 que para além de só terem 5MHz de largura de banda o seu alcance é muito mais limitado...
    Consegues colocar aqui uns prints do Netmonster ou G-Netrack da rede que apanhas em casa para eu tentar perceber de onde vem o sinal.
    Já agora bloqueia depois também o telefone a 3G e tira um print.

9. Tirei prints de duas zonas da casa. ambas são Externas, porque dentro de casa não vale a pena.
    A primeira (Zona 1 nas fotos) é no "telhado" das divisões onde vai ser utilizada a internet. E esta é a zona mais conveniente para colocar uma antena externa. Aquela que identifiquei, p.ex com o cabo de 7 mts, chegaria perfeitamente.

A segunda (Zona 2) é noutra zona mais afastada da casa, mas é onde tem o melhor sinal da NOS.

No print do g-nettrack tem o log do cartão NOS. Começa com Zona 1 (3G e depois 4G) e depois pelas 15:16 passa para a zona 2 (4G e depois 3G).

https://drive.google.com/open?id=1gYiq-uZqsbO09ywWoFEr_uBkYa-cjDQJ.

Por opção coloquei também dados de um cartão de um telemóvel MEO na Zona 1. Onde pode-se ver que a cobertura é muito melhor e atingiu os 12/20 mb (down/Up) no speedtest. Em último caso posso sempre mudar para a Meo durante este período. A antena depois penso eu que também deverá dar para o router deles.
    No cartão da vodafone tinha 21,9mb... uma pena a vodafone não ter soluções ilimitadas para estes casos.

10. joaoo

joaoo Power Member

É normal a Vodafone não mete L21 em zonas rurais, os outros operadores é que por questões monetárias, limitam-se a reduzir as portadores de 3G 2100 e colocam parte da banda em L21.

No 3G estás ligado à antena do Olho.
    O eNb 789 que indica 5,9Km estás ligado à antena da Lomba que fica a nordeste.
    O eNb 859 que indica estar a 2.3Km não tenho info mas é provável que seja a antena do Olho, é a que está mais perto e diria para começares por apontar a antena para lá.
    A antena que está a 11Km também não tenho informação dessa célula mas diria que é provável que seja a do barracão que fica 11Km precisamente a norte. Tem um sector precisamente na tua direcção e tens um perfil de terreno favorável.

Essa antena da Castro parece-me porreira. A esses -95dBm da posição 2 se lhe adicionares o ganho da antena, teoricamente já ficarás com um sinal muito bom. Agora só testando pois uma coisa é ter um nível de sinal bom e outra é ter bons throughputs.

11. O eNB 859 é sim do Olho. Tenho os dados de manhã quando lá fui e o nº 859 é igual.
    Obrigado pela ajuda. Vou encomendá-la e testar.
    Em último caso viro-me para a Meo.

12. Boa noite, estou e vou estar uma temporada numa zona rural com sinal fraco, mas 4G. A internet dos dados móveis do telemóvel é insuficiente e precisava duma net sem fidelização e ilimitada. Não preciso grandes velocidades de download mas o suficiente para funcionar por exemplo com a netflix, skype ou streaming. A que me pareceu mais vantajosa foi a da operadora que muitos dizem não ser a melhor. Que solução posso adoptar? Precisava duma explicação prática porque sou ignorante nesta matéria e ao ler as páginas mais recentes deste tópico não entendi grande coisa.

13. Luis Dinis

Luis Dinis Power Member

Ok, vamos ver se entendi, o que precisas é de um pacote 4G, tens de procurar qual a rede que funciona melhor na tua casa e em vários sítios da casa.
    Testa todas as redes (nem que peças emprestado um cartão ) para saberes qual a rede que funciona melhor na tua casa, o que disseste é um pouco contra-senso porque se queres ver netflix e usar streaming normalmente tens de ter uma ligação 15Mbits.

Se tiveres mais alguma duvida apita.
    Abraço

14. Bom dia,

Obrigado a todos pela ajuda. So para informar que apos retirar a yagi e a grid ambas d 2.4ghz e comprar uma antena logaritmica fiz um teste 360* e consegui passar de 5mb para 32,33*mb.
    So com a substituicao pela logaritmica subiu de 5 para 15,16 depois com o teste 360 consegui os tais 32,33 mb.

Muito obrigado a todos.

15. ahramis

ahramis Power Member

Bom dia, qual foi a antena que comprou? Qual a frequência de recepção do 4G, 800Mhz?

16. Para finalizar também o meu caso, com a aplicação de uma antena (nem sistema mimo foi) consegui ter internet e velocidades muitas vezes até a cima do contratado (e wireless).
    Porém hoje a NOS colocou-me em PUR. Tenho 13 GB consumidos em 9 dias de serviço instalado. Ainda nem o comecei a utilizar a sério o sistema e já estou em PUR, imagino quando fosse para a netflix, teletrabalho, streaming etc...

Resumindo, aqui o cliente resolveu o problema que a NOS nao resolveu. E quando tinha finalmente sinal, a NOS conseguiu estragar tudo. E sou insuspeito, sou cliente da NOS desde sempre. Mas para 4G, esqueçam.
    Vou cancelar o contrato por causa desta treta do PUR, e manter-me na net voz fixa da vodafone.

17. Boa tarde,
    Acabei de adquirir um tarifário banda larga da NOS e queria colocar na segunda habitação numa zona rural. A banda larga é 4G de 30GB e tenho dois cartões, a ideia é trocar o cartão quando um tarifário acabar, ou então aplicar um QOS. O objectivo é para os miúdos irem ao Facebook, Youtube... durente uma ou duas horas por dia.

A minha questão é qual equipamento devo de comprar? Não sei se devo de investir num B525 (75€) ou B310 (30€) ou outro qualquer... Pelo que percebo depende da frequência em que a torre está transmitir, portanto pode compensar comprar um ou outro, mas como não percebo nada disso, venho pedir a vossa ajuda.

A antena mais próxima aqui. São uns 7km até a residencia com linha de vista

Alguém que me posso ajudar?
    Obrigado

Última edição: 5 de Maio de 2020
  18. joaoo

joaoo Power Member

Boas, conheço bem essas antenas :)
    Para a tua casa são cerca de 7Km mas com perfeita linha de vista.
    Ambos os routers fazem as mesmas bandas, a diferença é que o B525 acho que faz 2 Carrier Aggregation.
    Essa estação é rural por isso dificilmente algum dia terá outra banda a de 800Mhz como tal não vale a pena o custo extra do router. Aposta é em comprar uma antena para apontares para lá, vai-te render muito mais que o B525.
    Eu tenho um B310 que até o comprei na altura por 10€. No olx és capaz de arranjar ai a 20€. Esses routers como são complicados de desbloquear por vezes aparecem ai a preços porreiros.

19. Obrigado pela ajuda, tenho mais três questões:

1) Qual é a diferença em ser bloqueado ou desbloqueado? é só ter capacidade de colocar um cartão de outra operadora ou há ganhos a nível de performance?

2) É possível ligar outro router ao B310 para partilhar WIFI?

3) Estes router têm QOS?, já andei a procura nos manuais mas não encontro

Obrigado

Última edição: 5 de Maio de 2020
  20. joaoo

joaoo Power Member

1) Bloqueado só dá para a rede que está bloqueado. Diria que 90% dos B310 que se vendem bloqueados são à NOS por isso não teu caso não será problema.

2) Sim claro, ligas pela porta Ethernet a outro router Wifi.

3) Não tem.