Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Penso que a 1ª coisa a fazer devias trocar o router de sitio, ir mudando de divisão para ver se apanhas mais sinal.
Abraço

Sim isso é uma opção.
Quanto à antena indoor num router SISO (só 1 porto entrada/saida) não vai alterar muito a coisa.
Outra coisa é que esse router é 4G apenas não faz 4G+ e possivelmente no teu telefone é o que estás a fazer. Logo com esse router nunca vais conseguir chegar aos níveis do telemóvel.
Já agora qual é o modelo do telemóvel?
 
Boas, o telemóvel é um Oneplus 6. Sendo assim pelo que entendi o melhor será adquirir um router, certo? O que recomendam?
Relativamente as divisões da casa o router neste momento já se encontra na divisão com mais cobertura de rede.


Sim isso é uma opção.
Quanto à antena indoor num router SISO (só 1 porto entrada/saida) não vai alterar muito a coisa.
Outra coisa é que esse router é 4G apenas não faz 4G+ e possivelmente no teu telefone é o que estás a fazer. Logo com esse router nunca vais conseguir chegar aos níveis do telemóvel.
Já agora qual é o modelo do telemóvel?
 
Boas, o telemóvel é um Oneplus 6. Sendo assim pelo que entendi o melhor será adquirir um router, certo? O que recomendam?
Relativamente as divisões da casa o router neste momento já se encontra na divisão com mais cobertura de rede.

Pois, o Oneplus é dos melhores telemóveis a fazer 4G+, tem um SD845 e não é como nos Xiaomis, o teu faz até 5 bandas simultâneas.
Routers com 4G+ nunca tive com nenhum, há ai um Huawei que faz 2 bandas. Já falaram aqui no forum mas também disseram mal dele. Depois tens o problema da combinação especifica das bandas enquanto o Oneplus faz todas as existentes o router só vai fazer umas especificas e se não forem as da tua zona, acaba no mesmo.

Já vi vídeos de um router que fazia várias mas o preço já era para mais de 300€.
Não há assim grandes soluções, diria para arranjares tipo um B310 (MIMO) e uma antena mimo passando o cabo por um estore. Já consegues ter um nível de sinal melhor e assim minimizar a diferença para um 4G+.
 
Boas,

Acham que o Router Huawei B535 funciona bem com as faixa de frequência 698-960 e 1710-2700 MHz para a recepção de sinais 4G / 3G e GSM?
estas frequências e como o router está a um preço apetitoso tou a pensar adquiri-lo. Recomendam alguma antena para este router?

Deixo imagens do Netmonster da minha zona:


Screenshot-20200523-122108-cz-mroczis-netmonster.jpg
Screenshot-20200522-224621-cz-mroczis-netmonster.jpg
Screenshot-20200522-224658-cz-mroczis-netmonster.jpg
Screenshot-20200522-224716-cz-mroczis-netmonster.jpg
Screenshot-20200522-224727-cz-mroczis-netmonster.jpg
Screenshot-20200522-224750-cz-mroczis-netmonster.jpg
Screenshot-20200522-225029-cz-mroczis-netmonster.jpg
Screenshot-20200522-225131-cz-mroczis-netmonster.jpg

Screenshot-20200523-073619-cz-mroczis-netmonster.jpg
Screenshot-20200523-122108-cz-mroczis-netmonster.jpg
 
Última edição:
Olá,

Alguém com experiência em instalação destas antenas consegue esclarecer uma dúvida:
Aproveitando o habitual comprimento de cabo que as antenas trazem (~5-10m), posso necessitar de acrescentar um extensor (25-30m) de forma a aproveitar a tubagem até à cobertura.
Este tipo de extensores SMA costuma ter perdas significativas para esta gama de distâncias?

Obrigado.
 
Olá,

Alguém com experiência em instalação destas antenas consegue esclarecer uma dúvida:
Aproveitando o habitual comprimento de cabo que as antenas trazem (~5-10m), posso necessitar de acrescentar um extensor (25-30m) de forma a aproveitar a tubagem até à cobertura.
Este tipo de extensores SMA costuma ter perdas significativas para esta gama de distâncias?

Obrigado.

Boas, com 25-30m vai perder o sinal todo, só metendo cabos da grossura de uma mangueira!
Coloque o router na cobertura e passe um cabo de rede para onde pretende. Aí poderá ligar a um router wifi por exemplo e expandir a sua rede.
 
Boas, com 25-30m vai perder o sinal todo, só metendo cabos da grossura de uma mangueira!
Coloque o router na cobertura e passe um cabo de rede para onde pretende. Aí poderá ligar a um router wifi por exemplo e expandir a sua rede.

Obrigado pela resposta! Os 5-10m de cabo das antenas também é demasiado longo?
O router é um B310. Como aconselham a coloca-lo no exterior/qual seria a melhor forma para proteger o equipamento de situações mais ingratas (humidade, chuva, sol, etc.)?
 
Obrigado pela resposta! Os 5-10m de cabo das antenas também é demasiado longo?
O router é um B310. Como aconselham a coloca-lo no exterior/qual seria a melhor forma para proteger o equipamento de situações mais ingratas (humidade, chuva, sol, etc.)?

O cabo deve ser sempre o mais curto possível, tente ver se os 5m dão.
O ideal é o router ficar debaixo do telhado, se não der coloque numa caixa dessas de electricidade estanques, são boas para isso.
 
Bom dia, estou a pensar comprar uma antena externa para o huawei e5172. Tenho vodafone 4g, mas com o limite dos 100GB tou a pensar mudar para a MEO. Tive a testar o 4g da meo e dentro de casa tenho 0 ou 1 traço de rede e 4-5mbs de down e 0.30 de up, e a ligação é muito instável. No entanto levei o router para o jardim e consigo apanhar 2 traços de 4G e obter velocidades na ordem dos 20 mbs de down e 10 de upload. Recomendam alguma antena especifica com conector SMA para este router? Existe alguma maneira de ter acesso ao mapa das antenas ?
 
Bom dia, estou a pensar comprar uma antena externa para o huawei e5172. Tenho vodafone 4g, mas com o limite dos 100GB tou a pensar mudar para a MEO. Tive a testar o 4g da meo e dentro de casa tenho 0 ou 1 traço de rede e 4-5mbs de down e 0.30 de up, e a ligação é muito instável. No entanto levei o router para o jardim e consigo apanhar 2 traços de 4G e obter velocidades na ordem dos 20 mbs de down e 10 de upload. Recomendam alguma antena especifica com conector SMA para este router? Existe alguma maneira de ter acesso ao mapa das antenas ?

Boas, existe ai um post atrás que publiquei um série de antenas com boas características, no seu caso como o E5172 não é mimo só precisa de 1 antena ou 1 antena com apenas um cabo.
A velocidade da MEO é sempre relativa dependendo da zona. E sim em 2020 a MEO ainda tem umas centenas lardas de estações sem 4G, isto significa que se estiver ligado a uma estação mais afastada e tendo em conta que em redor poderão existir algumas sem 4G é provável que O possa ficar saturada em certas horas do dia e que os throughputs venham por ai abaixo.
O mapa não sei se existe ai alguma coisa mas se me enviar a localização em PM posso ver o que existe na zona.
 
Boas pessoal. Ja adquiri 2 antenas mimo e a net passou de 5 mb para 45mb . A Questao é a seguinte,normalmente bate entre 40 e os 50*mb em todos os speedtest,seja atraves da nos,meo,evolute,ptservidor,webtuga.
Alguem sabe a razao d por vezes atraves da nos chegar sempre aos 40 e atraves dos outros andar a volta dos 10mb?
 
Viva,
existe alguma forma de poder escolher a torre 4 G onde me poderei ligar com um router?
Estava a pensar num router que ligado a uma antena externa pudesse expor no seu menu de procura as várias torres disponíveis e aí escolher aquela onde me quisesse ligar!
Era óptimo .....lol
 
Viva,
existe alguma forma de poder escolher a torre 4 G onde me poderei ligar com um router?
Estava a pensar num router que ligado a uma antena externa pudesse expor no seu menu de procura as várias torres disponíveis e aí escolher aquela onde me quisesse ligar!
Era óptimo .....lol
E sonhar nunca fez mal a ninguém [emoji3]
Com uma antena direccionada para a torre já é um ponto partida para esse sinal ser o mais forte e assim o router ficar lá ligado.
Existe sim a possibilidade de usar uma aplicação para bloquear o router à banda, ou seja, bloquear por exemplo a 800 e assim só receber 4G 800.
Contudo isso requer já algum trabalho e conhecimento de electrónica pois é necessário soldar uma porta USB na placa do router.
 
Viva,
existe alguma forma de poder escolher a torre 4 G onde me poderei ligar com um router?
Estava a pensar num router que ligado a uma antena externa pudesse expor no seu menu de procura as várias torres disponíveis e aí escolher aquela onde me quisesse ligar!
Era óptimo .....lol
sim é possível, mas não de uma forma genérica...
 
Última edição:
Boas.
O Cell id Loking ( ficheiro e pass) já cá está.
Falta.me só um router Huawei , de resto parece-me bastante simples.
Mesmo a calhar.
Obrigado!!!
 
Boas.
O Cell id Loking ( ficheiro e pass) já cá está.
Falta.me só um router Huawei , de resto parece-me bastante simples.
Mesmo a calhar.
Obrigado!!!

Já estive aqui a ver e não é tão simples assim, é preciso flashar o router com esse firmware especifico.
O meu B310s-22 que até tem firmware original Huawei não sequer estabelece comunicação. E aparentemente para esse modelo não existe firmware para a versão europeia 22.
Só experimentando com um B315s-22 ou com B525s-23a.
 
Já estive aqui a ver e não é tão simples assim, é preciso flashar o router com esse firmware especifico.
O meu B310s-22 que até tem firmware original Huawei não sequer estabelece comunicação. E aparentemente para esse modelo não existe firmware para a versão europeia 22.
Só experimentando com um B315s-22 ou com B525s-23a.


Boas,
Entendo pouco disto , mas.pendo que se ele vier desbloqueado será apenas necessário fazer correr Cell ID Locking.
Para os que vem bloqueados será necessário abrir o router e fazer um curto em dois pontos( um xante) e depois carregar os ficheiros todos de início( ADB, drivers etc , etc).

No entanto irei testar ainda esta semana, pois tenho uma torre mto perto de mim na banda 20 que debita 15 a 20 mbps , mas.....tenho outra a 6 km na banda 1 que debita entre 45 a 54 mbps e o que se passa é que nem sempre consigo estar ligado a banda 1...o que é uma chatice, nem mesmo com uma direcional(embora aguente + a ligação).
O firmware do b525s 65 a parece dar para o b525s 23A, só não sei co ficam as bandas!!!!
Já agora alguém recomenda uma boa antena MIMO para huawei com provas dadas?
 
Última edição:
Back
Topo