Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Alguem me pode indicar se os indicadores RSRP RSSI RSRQ e SINR quanto mais negativos melhor é ?

por exemplo ter RSSI de -110 é melhor que ter de -100 ?
E os outros ?

Obrigado
Arnaldo

Ao contrário; quanto menos melhor.

media.nl


edit:
LTE signal
 
Última edição:
Boas, eu tenho um router MEO 4g que me vieram instalar na semana passada.

Para melhorar um pouco o sinal instalei uma antena básica do ***** e a velocidade subiu para cerca de 33mb de velocidade, mas queria algo melhor para tentar ter a velocidade máxima do contrato que são 40mb e acima de tudo estáveis, tenho um budget de 50€/60€. Em minha casa consigo apanhar rede máxima quando tenho a antena no exterior.
 
Boas, eu tenho um router MEO 4g que me vieram instalar na semana passada.

Para melhorar um pouco o sinal instalei uma antena básica do ***** e a velocidade subiu para cerca de 33mb de velocidade, mas queria algo melhor para tentar ter a velocidade máxima do contrato que são 40mb e acima de tudo estáveis, tenho um budget de 50€/60€. Em minha casa consigo apanhar rede máxima quando tenho a antena no exterior.

Qual é o router?

Uma solução passa por, através de software, especificares a(s) band(s) que o router usa para se ligar.
Seria importante saber, também, os teus valores de Rsrp, Rsrq e Sinr.
Se houve ganhos com a antena, uma das que têm mostrado melhores resultados é a Poynting XPOL-A0001. Tens essa versão omnidirectional (se não souberes onde está, ou conseguires visualizar, a torre) ou a A0002, um pouco mais cara, se a torre estiver "à vista".
 
Qual é o router?

Uma solução passa por, através de software, especificares a(s) band(s) que o router usa para se ligar.
Seria importante saber, também, os teus valores de Rsrp, Rsrq e Sinr.
Se houve ganhos com a antena, uma das que têm mostrado melhores resultados é a Poynting XPOL-A0001. Tens essa versão omnidirectional (se não souberes onde está, ou conseguires visualizar, a torre) ou a A0002, um pouco mais cara, se a torre estiver "à vista".

RSRQ
-9.0dB

RSRP
-95dBm

RSSI
-79dBm

SINR
1dB
 
RSRQ
-9.0dB

RSRP
-95dBm

RSSI
-79dBm

SINR
1dB

Realmente, podia estar melhor. O Sinr está muito baixo...

Se tens telemóvel/tablet android, aconselho-te uma destas apps: Network Cell Info Lite ou LTE Discovery. Tenta, depois, andar pela casa e descobrir onde consegues melhor sinal. Muitas vezes o problema de LTE 4G & router é a colocação desse.
Nota: Não te esqueças que tens de te ligar ao WIFI do router/hotspot; não ao 4G da MEO - SIM (dados) telemóvel - para fazer os testes.

Não disseste qual o router/hotspot que tens.
 
Coloca d i p o l
Obrigado Joao

Não esta não é a instalação standard para portugal Interior Norte . Os ângulos não são como estes de 0º e 90 º que estãom no JPG . Estes angulos não funcionam . Desconfio que sejam perto dos 45º ( tanto vertical como horizontal mas não tenho certeza ) . Gostava de ter a opinião de alguém que já as tenha instalado ..
Obrigado
Arnaldo
 
Há alguma forma de forçar o router huawei B311-221 a ligar a uma "Cell id" que eu quiser? é que ha uma em que consigo velocidades entre 13/15 mbps (que o router só se liga a ela la para as 2/3 da manha) e outra que só da entre 1/5 mbps (que é a que o router está quase sempre ligada).
ajudem por favor
 
Há alguma forma de forçar o router huawei B311-221 a ligar a uma "Cell id" que eu quiser? é que ha uma em que consigo velocidades entre 13/15 mbps (que o router só se liga a ela la para as 2/3 da manha) e outra que só da entre 1/5 mbps (que é a que o router está quase sempre ligada).
ajudem por favor

A uma cell id não conheço maneira, podes é forçar a uma frequência (banda) por exemplo 1800Mhz. Procura na net como fazer isso. Abraço
 
Boas, desculpem a intromissão no tópico.

Alguém conhece este equipamento?
sxt lte6 kit mikrotik

Não sei se será uma boa opção ou não, para quem não têm quase sinal nenhum via telemóvel, para uma habitação rural.
Podem ajudar?
 
Boa Tarde,
Alguém me podia ajudar na instalação da seguinte antena por favor: Antena LTE MIMO 2x2 ATK-LOG ALP.
Tenho um router da Meo e gostaria de saber se alguém me puder ajudar qual o sitio que tenho de as "virar" ou há algum programa ou assim para saber quais as antenas qual há mais próximas de mim.
Muito Obrigado
 
Boas,

Recentemente aderi a um pacote satélite da NOS, com internet por 4G, pensando que a mesma iria ter uma velocidade razoável, mas passado alguns dias tenho verificado que a velocidade está muito aquém daquilo que eu esperava, mesmo tendo colocado o router no andar mais alto da casa e junto a uma janela...

Posto isto, queria perguntar se alguém sabe alguma forma de aumentar a velocidade, seja através de antenas externas, alguma definição no router, etc...

Obrigado pela ajuda
 
Boas,

Recentemente aderi a um pacote satélite da NOS, com internet por 4G, pensando que a mesma iria ter uma velocidade razoável, mas passado alguns dias tenho verificado que a velocidade está muito aquém daquilo que eu esperava, mesmo tendo colocado o router no andar mais alto da casa e junto a uma janela...

Posto isto, queria perguntar se alguém sabe alguma forma de aumentar a velocidade, seja através de antenas externas, alguma definição no router, etc...

Obrigado pela ajuda
O router da NOS é horrível
Tive de comprar um Router novo"(Huawei B525s-23a) para usar o 4g deles...
Passei de 3mb para 30mb

Mas... infelizmente eles apartir dos 100gb começam a baixar a velocidade de forma mesmo abrupta... De 30mb passo às vezes para 38kbps...
Alegam sempre a PUR...

Infelizmente só tenho que te desejar boa Sorte :(
 
A velocidade ao lado do router é boa?

Se sim, pode ser só preciso um extensor de sinal para o resto da casa...
Não, a velocidade ao pé do router é má

O router da NOS é horrível
Tive de comprar um Router novo"(Huawei B525s-23a) para usar o 4g deles...
Passei de 3mb para 30mb

Mas... infelizmente eles apartir dos 100gb começam a baixar a velocidade de forma mesmo abrupta... De 30mb passo às vezes para 38kbps...
Alegam sempre a PUR...

Infelizmente só tenho que te desejar boa Sorte :(
Pois eu já percebi... mas só queria comprar um Router novo mesmo em última hipótese, ainda por cima se depois podem aplicar a PUR. Por acaso nunca me apercebi se já me aplicaram, mas também como recebo menos de 1Mbps agora ao final do dia já não devo notar hehe
Já vi que não vou ter velocidades muito superiores a estas, mas não há mais nada que possa fazer para melhorá-las?Ja nem peço os 40mbps, mas pelo menos 10mbps estáveis gostava de ter... mas já estou a ver que com o 4G da NOS não me vou safar...
 
Última edição pelo moderador:
Não, a velocidade ao pé do router é má


Pois eu já percebi... mas só queria comprar um Router novo mesmo em última hipótese, ainda por cima se depois podem aplicar a PUR. Por acaso nunca me apercebi se já me aplicaram, mas também como recebo menos de 1Mbps agora ao final do dia já não devo notar hehe
Já vi que não vou ter velocidades muito superiores a estas, mas não há mais nada que possa fazer para melhorá-las?Ja nem peço os 40mbps, mas pelo menos 10mbps estáveis gostava de ter... mas já estou a ver que com o 4G da NOS não me vou safar...
Muda para 3g e testa as velocidades
 
Back
Topo