Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Ando há uns tempos a ver se arranjava solução para ligar uma antena externa ao meu laptop.

É possível usar o tal adaptador que mostras e ligar uma antena (neste caso seria uma biquad caseira) para conseguir melhor qualidade e mais distância por wifi?

Não te recomendo ligar uma antena ao portátil, dar dá. Não compensa a despesa e o trabalho. Uma pen wireless são baratas 15€

Pois ficas sem a antenas normais ou não... e ainda tens de furar o pc e isso pode não ficar nada bem.

Para quem queira ter melhor sinal 3g ou 4g (ou até wireless) arranja uma extensão usb até 5 metros (quanto menos melhor), mas até 5 deve funcionar igual..só se for foleira. Metam a pen ao pé de uma janela com uma prata de aluminio por trás para direcionar o sinal todo para o mesmo lado (sintonizada no melhor spot claro)

Há um pdf na internet muito simples de fazer antenas com latas (não encontrei) essas antenas são muito boas é simples de fazer. Têm só de fazer uns calculos para saber aonde a vao furar sabendo se é 3g ... 4g ou wifi... (a frequência) Só precisam de um fio de cobre de eletricidade. Um conector n. E uma lata metálica das de wisky por exemplo. E quatro arrebites. É coisa de minutos depois dos calculos feitos. No exterior é que dá mais trabalho montar. Tem de ficar bem presa por causa do vento.

Fica aqui os calculos (não sei se conseguem perceber ou se funcionam bem estes): http://forum.free-games.com.au/foru...and_get_online_from_almost_anywhere_P1013983/

Antenas compradas não recomendo das mais caras.. pois não têm nada a haver com uma antena directional de lata. Pelo menos as que testei claro. Dizia para olharem para as reviews mas não adianta nada. Pois para eles claro que fica um mimo..pois nunca tiveram outra. Recomendo que comprem uma barata que tenha boas reviews (30 ou 40€) é muito. Quanto mais direcional possível for para vocês melhor. Arranjem uma tipo laser :D

Depois usem um cabo pequeno comprado!! para fazer ligação ao router ou pen. Se usarem uma pen usem uma extensão usb até ao pc para não perderem potência na antena, menos problemas de interferências e chatices terão.
 
Última edição:
Olá sou novato aqui no forum no entanto já acompanho alguns topicos à algum tempo.
Fiquei fascinado com a engenhoca feita para ter mais sinal 4g e tenciono copiar mas tenho algumas questões.
É possivel trazer o sinal para dentro de casa num cabo coaxial e ligar a pen dentro de casa ou tenho muitas percas?
Existem algumas antenas 4g já nomeadas aqui no forum sendo o preço proximo do preço da antena de tdt. Com a qual fico melhor servido?
 
Parece que vivo no 3º mundo,ainda não tenho internet depois dos temporais do dia 19 e farto de ser mal servido pela Pt com velocidades maximas da 900 kb e muitas vezes 50kb decidi exprimentar a optimus com 4g. Ainda estou à espera que chegue o router para testar pois a internet do tlm está a acabar o plafond.
Tenho quase a certeza que o meu sinal 4g vai ser fraco apesar de o comercial dizer que minha area dá para 150 mb.
É melhor a antena tdt do inicio do post ou a Trans-data referenciada pelo Rodri 1988.
Com +/- 15m de cabo coaxial vou ter muitas percas?
 
Caro Sajes,15metros de cabo de antena é muito grande, pois se usares um cabo bom (lmr400) terás uma perda de 0,22 dbi por metro, ou seja15x0,22= 3,3dbi. Este cabo é bastante caro, cerca de 8€/metro!Também podes usar o cabo Lmr 200, mais barato, cerca de 5€/ metro, mas este tem uma perda 0,55dbi/ metro ou seja irias ter (15x0,55=8,25dbi de perca)Moral da história se colocares uma antena com 10dbi de ganho, só vais ter na realidade:Ganho antena- perca do cabo= ganho real10- 3,3=6,7 dbiOu10-8,25dbi= 1,75dbiSugestão: colocar uma antena yagi com ganho de 16 ou 20 dbi e gastares uma pipa de massa em 15m de cabo.Ou Colocar antena de menor ganho (+ barata) e o router com respectiva pen dentro de uma caixa estanque ( mas com ventilaçao)junto à antena, deste modo as percas sao muito pequenas e o cabo que terás que colocar será o de alimentação do router (220v) e o cabo de rede para ligares do router ao interior de casa.CumprimentosCRBC
 
Olá chegou-me à bocado o modem "huawei LTE CPE B593" parece-me bom mas apenas consigo um traço de rede 4g "não é possivel ver em percentagem. A minha velocidade dentro de casa é 7mb mas o up é 20kb alguém sabe porquê?
Vou testar agora ao sotão para ver a qualidade que consigo.
Obrigado pelo esclarecimento relativamente aos cabos, ligações e antenas.
Tenho que por mãos à obra.


 
Desde já muitos parabéns ao sharkmxr por ter postado esta informação.

Comecei um projeto semelhante mas para rede 3G (na minha área de residência ainda não há 4G, e ADSL é de 512kb)

Não tinha conhecimento do Adaptador Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter.
Parece-me uma boa ideia. Alguém sabe se há a venda disso em portugal, e onde?

Estou a utilizar a Pen 3G no sitio onde estão os LNBs das antenas parabólicas (no local onde se encontra um LNB esta la a Pen 3g).
Se ligar o LNB ao Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter ira funcionar corretamente?

Como no sitio (telhado) onde vou montar a antena parabólica fica perto de uma janela, assim ligava a Pen 3G diretamente ao Router, evitando de a Pen 3G estar apanhar sol, frio, humidade etc para além de não ter de utilizar um cabo USB com alimentação.

Objetivo:

1º Ligar LNB ao Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter. (Comprimento cabo Pigtail: 4/5m)
2º Ligar o Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter a Pen 3G.
3º Ligar a Pen 3G ao Router.

Seria este o meu objetivo.

Cumprimentos
 
Ligar o Poynting a um LNB :S
Se falas dos lnb do satélite! Os LNB trabalham em frequências completamente do 3G e 4G muito mais elevadas e para mais só servem para receber, enquanto a rede 3g envia e recebe ;)

Se queres colocar numa parabolica precisas de isto
http://www.ebay.com/itm/Mobile-Broa..._Mobile_Broadband_Devices&hash=item3f200d08f8

Mas o preço que dás por este componente compras uma antena trans data com suporte 3G e 4G
 
Última edição:
Força mãos à obra!Onde arranjaste esse router? Deste uma pipa de massa por ele não?Cumprimentos,CRBC

Foi-me fornecido pela optimus € 150 . É porreiro mas estou a patinar para configurar as portas com o No Ip. Tenho que queimar mais umas pestanas.

Venho dar o meu trabalho por concluído.
Pus o modem no sotão e fiquei com 3 traços de 4G comprei 35 metros de cabo UTP classe 6 (estava a ver que não chegavam) e tenho estas velocidades. Tinha medo que fosse muita distancia de cabo utp e fosse preciso um switch para injectar corrente mas está bom assim.
Com uma antena possivelmente conseguia melhores débitos mas para quem tinha velocidades abaixo de 1 MB está mais do que bom.
Em cima do telhado tinha velocidades de 26 MB medidos com o tlm por wifi.

 
Última edição:
Pois, esqueci-me da parte de enviar dados. Recebe e envia.

Provavelmente terei de optar por uma dessas antenas, mas primeiro queria arranjar o Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter, mas parece que aqui em Portugal não há a venda, pelo menos já corri o google a procura e nada.

Já comprei um cabo USB de 5m com repetidor para não perder sinal, embora a Pen 3G esteja ligada a esse cabo USB sem mais nenhuma extensão. Como as parede de minha casa são muito grossas, mesmo no telhado não apanho muito sinal, tem de ser mesmo no exterior, acima do telhado para apanhar bom sinal.

Ia para fazer mais uns testes hoje, e tinha de começar a chover!

Obrigado pela resposta.

Cumprimentos
 
Caro Sajes,

23mb/7 mb tá bastante bom, depois dependerá é dos utilizadores que estarão a utilizar a mesma célula do operador, pois por vezes ficam congestionadas.
Cabo UTP6 é o melhor que existe! Normalmente funciona bem até cerca de 100metros! ( depende dos routers / switch)
Como dizes, agora só faltava uma antena para conseguires melhorar ainda mais a velocidade! Se não quiseres gastar muito € coloca um antena interline planar de 8 dbi ( +/- 20€ + pigtail) que tem um ganho de 8di 1.9-2.2GHz 3G/UMTS
Esta antena é direcional e pode ser instalada mesmo dentro de casa, pois é bastante pequena.

Cumptos,

CRBC
 
Amigo CRBC
Pelo que li o software que vem no meu router da optimus não tem a função da antena activada teria que o flachar para ligar uma antena.

Cumprimentos
 
Pois, esqueci-me da parte de enviar dados. Recebe e envia.

Provavelmente terei de optar por uma dessas antenas, mas primeiro queria arranjar o Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter, mas parece que aqui em Portugal não há a venda, pelo menos já corri o google a procura e nada.

Já comprei um cabo USB de 5m com repetidor para não perder sinal, embora a Pen 3G esteja ligada a esse cabo USB sem mais nenhuma extensão. Como as parede de minha casa são muito grossas, mesmo no telhado não apanho muito sinal, tem de ser mesmo no exterior, acima do telhado para apanhar bom sinal.

Ia para fazer mais uns testes hoje, e tinha de começar a chover!

Obrigado pela resposta.

Cumprimentos
Pois esse Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter tens de mandar vir pela net...
Cump
 
Como já referi comprem antenas que suportem as duas tecnologia 3G e 4G, pois agora podem não precisar mas ficam com uma coisa que dá para o futuro. Fica um pouco mais cara mas compensa. Por 45 euros já com portes arranjam 1 ;)
 
Back
Topo