Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Olá pessoal.
Tenho aqui em casa uma antena yagi e um router que já não uso.
Na altura comprei a antena para levar para uma terriola onde passamos ferias.
a minha ideia era apanhar um sinal Meo WIFI de um café.

photo5934035011130995871.jpg
photo5934035011130995870.jpg
photo5934035011130995869.jpg


Sempre usamos um cartao de net movel, mas vai super rapido há vida quando nos metemos a ver meo go.

Desde da pandemia deixamos lá ir.
Estamos a pensar ir no proximo mes.

Eu sou lego nestas coisas, não levem a mal o que vou perguntar.
Mas é possivel fazer uma ligação com esta antena a este router?
Para tentar apanhar o sinal do café?

Ou aconselham outro tipo de equipamento?

O café é cerca de 50, 70 metros.
É off topic mas sim podes tens de arranjar um pigtail com a ficha adequada e como isso parece q está soldado, soldar numa dessas saídas de antena na placa.
 
Bem, nem sei que achar...
Hoje, mexendo no tlm, reparo que estou praticamente sem sinal (MEO); coisa estranha quando em casa sempre tive o sinal máximo. Olho para o router LTE e reparo que em vez das habituais 5 luzes, indicadoras de sinal, está apenas com 2-3 luzes ligadas.

Fui, por isso, dar uma vista de olhos aos dados do router e eis a diferença de ontem para hoje:
Ontem / Hoje
Untitled-2.jpg
Untitled-3.jpg


Reparo logo que houve mudança de antena; coisa que antes nunca tinha acontecido. E no LTE Monitor vejo que estou a usar a Band 20 em vez da habitual Band 1.
Tentativas de forçar a mudança foram infrutíferas.

Speedtest:
Passado / Actual
Untitled-6.jpg
Untitled-7.jpg



Conclusão: a "minha" antena desapareceu!

...Espero que seja algo temporário. Ainda para mais chegou-me a antena bidirecional (Coflex 2700), e nem faço ideia onde estará essa "nova" antena. :smilliex:

edit: Segundo o registo do Rasp4 que se mantém ligado 24/7, a mudança de CellID ocorreu às 3.20h, e tem-se mantido desde então.

Untitled-9.jpg


edit2: Nem de propósito. O LteMonitor, notificou-me (7.06h) que o router voltou à habitual antena (Band 1)! :003:
 
Última edição:
Essas velocidades, é pacote de TV com net 4g como fixa?

Ou é cartão pré pago?
Pré-pago, ilimitado.
Com o que me "ofereceram", com o pacote, tinha limite de 230Gb/mês, e sempre tive o download limitado a 30Mbps.

Vivendo no campo e estando limitado a MEO e ADSL (5Mbps/1Mbps), apenas estou à espera do final da fidelização para cancelar tudo e ficar apenas com o router e dito cartão pré-pago.
...E ainda assim, são uns 30€/mês.
 
eu renovei agora o Vodafone biz (empresarial sem limite)
não sei se fiz bem ou mal, não tenho problemas nenhum com a vodafone, mas dos 3 operadores, aqui é o que tem menos velocidade, cerca de 50mbps, tanto no meo como na nos passa dos 100, Na nos podia passar para o Kanguru xl, mas é de carregamentos e não estou para isso.
na meo, nem sei o que existe
 
Bem, nem sei que achar...
Hoje, mexendo no tlm, reparo que estou praticamente sem sinal (MEO); coisa estranha quando em casa sempre tive o sinal máximo. Olho para o router LTE e reparo que em vez das habituais 5 luzes, indicadoras de sinal, está apenas com 2-3 luzes ligadas.

Fui, por isso, dar uma vista de olhos aos dados do router e eis a diferença de ontem para hoje:
Ontem / Hoje
Untitled-2.jpg
Untitled-3.jpg


Reparo logo que houve mudança de antena; coisa que antes nunca tinha acontecido. E no LTE Monitor vejo que estou a usar a Band 20 em vez da habitual Band 1.
Tentativas de forçar a mudança foram infrutíferas.

Speedtest:
Passado / Actual
Untitled-6.jpg
Untitled-7.jpg



Conclusão: a "minha" antena desapareceu!

...Espero que seja algo temporário. Ainda para mais chegou-me a antena bidirecional (Coflex 2700), e nem faço ideia onde estará essa "nova" antena. :smilliex:

edit: Segundo o registo do Rasp4 que se mantém ligado 24/7, a mudança de CellID ocorreu às 3.20h, e tem-se mantido desde então.

Untitled-9.jpg


edit2: Nem de propósito. O LteMonitor, notificou-me (7.06h) que o router voltou à habitual antena (Band 1)! :003:
Pode ter sido alguma manutenção ou falha de energia. Esse L800 vinha de São Brás de Alportel.
 
Bem, nem sei que achar...
Hoje, mexendo no tlm, reparo que estou praticamente sem sinal (MEO); coisa estranha quando em casa sempre tive o sinal máximo. Olho para o router LTE e reparo que em vez das habituais 5 luzes, indicadoras de sinal, está apenas com 2-3 luzes ligadas.

Fui, por isso, dar uma vista de olhos aos dados do router e eis a diferença de ontem para hoje:
Ontem / Hoje
Untitled-2.jpg
Untitled-3.jpg


Reparo logo que houve mudança de antena; coisa que antes nunca tinha acontecido. E no LTE Monitor vejo que estou a usar a Band 20 em vez da habitual Band 1.
Tentativas de forçar a mudança foram infrutíferas.

Speedtest:
Passado / Actual
Untitled-6.jpg
Untitled-7.jpg



Conclusão: a "minha" antena desapareceu!

...Espero que seja algo temporário. Ainda para mais chegou-me a antena bidirecional (Coflex 2700), e nem faço ideia onde estará essa "nova" antena. :smilliex:

edit: Segundo o registo do Rasp4 que se mantém ligado 24/7, a mudança de CellID ocorreu às 3.20h, e tem-se mantido desde então.

Untitled-9.jpg


edit2: Nem de propósito. O LteMonitor, notificou-me (7.06h) que o router voltou à habitual antena (Band 1)! :003:
que aplicação é essa? é no telemóvel?
 
as aplicações todas se possível.
O primeiro par: é um print screen dos dados do Web Gui do próprio router.

Speedtest: https://www.speedtest.net/

3ª imagem: é de um OS (sort of...) open source que uso para as automações de casa, num Raspberry 4 (4Gb), chamado Home Assistant, baseado em Yaml, e está sempre ligado.
Através de bases de dados (InfluxDB & MariaDB) e integrações próprias - neste caso de routers LTE Huawei - consigo ter acesso a todos os dados de ioT (sensores, tomadas, tvs, luzes, câmaras, etc.) e network incluida. Para teres um exemplo, do router que uso Huawei B535-235, tenho cerca de 84 entidades; correspondendo cada uma a um dado (status de Wifi, msgs, Antena utilizada, etc.) ou valores métricos (velocidades down/up, consumos, etc.) do router.

Por outro lado, tens também software como o LTE Monitor, especifico para routers Huawei (4G/5G) que mencionei.
 
O firmware deste print é para o Huawei B310s-22? Parece ter mais funções que o software "E5186 Toolbox v0.8a".
Tenho atualmente o FW 21.300.01.00.00 no meu B310 (desbloqueado), original vinha com o 21.316, mas não consigo nenhum BIN do FW mais atualizado.

Qual o FW que recomendam para este router?

Se for para bloquear o router a uma banda só precisas de um firmware que permita escolher as bandas
 
Boas malta das tecnologias! Eu tenho alguns Routers 4G e cabos SMA parados aqui em casa que não uso e gostava de os vender. Não encontro aqui nada no forum para o efeito. Alguém me pode ajudar nesse sentido? E peço desculpa por estar aqui a falar disto mas não tinha como pedir ajuda.
 
Boas malta das tecnologias! Eu tenho alguns Routers 4G e cabos SMA parados aqui em casa que não uso e gostava de os vender. Não encontro aqui nada no forum para o efeito. Alguém me pode ajudar nesse sentido? E peço desculpa por estar aqui a falar disto mas não tinha como pedir ajuda.

Tens uma secção para vendas:
https://forum.zwame.pt/forums/vende-se.20/

Como não és power member, possivelmente não terás acesso a essa área...

Cumps
 
Boa dia,
Para efeitos de trabalho remoto (surprise surprise), e por não ter acesso a rede fixa onde estou (zona costeira), vou ter de adquirir um pacote 4g da NOS. Já experimentei um cá em casa e o sinal não é nada famoso… muito fraco. O router é o Huwei B310s .

nesse sentido gostava de saber o que posso fazer para receber um sinal com melhor qualidade/mais força.

comprar um router alternativo? Se sim , alguma sugestão não muito cara? +-50€

alguma forma de ter uma antena das que se ligam ao router para captar o sinal com mais força?


obrigado
 
Boa dia,
Para efeitos de trabalho remoto (surprise surprise), e por não ter acesso a rede fixa onde estou (zona costeira), vou ter de adquirir um pacote 4g da NOS. Já experimentei um cá em casa e o sinal não é nada famoso… muito fraco. O router é o Huwei B310s .

nesse sentido gostava de saber o que posso fazer para receber um sinal com melhor qualidade/mais força.

comprar um router alternativo? Se sim , alguma sugestão não muito cara? +-50€

alguma forma de ter uma antena das que se ligam ao router para captar o sinal com mais força?


obrigado

a primeira coisa a fazer é ver se não é da zona,se no telemóvel (até se pode usar o cartão da NET fixa) não atingir a velocidade ou o sinal pretendido, uma antena não vai melhorar
 
Back
Topo