Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Bom dia malta. Estou a cair aqui de pára quedas porque estou à procura de uma solução para usar 4G/5G como principal fonte de internet aqui em casa e assim poder poupar uns bons 30 euros por mês usando os planos da DIGI.

Tenho uma moradia com telhado e bom sinal 4g/5g da DIGI na minha zona, mas infelizmente não tenho fibra. Vou investigar as antenas Nedis ANOR5G10WT, gostava só de perceber se o cabo que liga o sinal dessas antenas a um router estilo o Huawei b535 tem algum limite de distância? A minha questão é: ou monto as antenas e também o router no telhado numa caixa estanque e passo o cabo de rede pela conduta para dentro de casa, ou mando os cabos da antena pela conduta (seria mais fácil, mas não sei se o sinal não se perde com uma distância tipo >10 metros.
Also, esse router da Huawei é o que tem melhor relação qualidade preço neste momento?

Obrigado pela ajuda 🙏

Ps: Sei que a DIGI tem um limite máximo de 200gb à velocidade máxima, mas mesmo que tenha que arranjar 2 cartões e andar a trocá-los, é coisa para mesmo assim poupar dinheiro a valer. De qualquer forma estou a tentar falar com eles para perceber se não há nenhum plano mais caro que não tenha limite de tráfego.

Bom dia malta. Estou a cair aqui de pára quedas porque estou à procura de uma solução para usar 4G/5G como principal fonte de internet aqui em casa e assim poder poupar uns bons 30 euros por mês usando os planos da DIGI.

Tenho uma moradia com telhado e bom sinal 4g/5g da DIGI na minha zona, mas infelizmente não tenho fibra. Vou investigar as antenas Nedis ANOR5G10WT, gostava só de perceber se o cabo que liga o sinal dessas antenas a um router estilo o Huawei b535 tem algum limite de distância? A minha questão é: ou monto as antenas e também o router no telhado numa caixa estanque e passo o cabo de rede pela conduta para dentro de casa, ou mando os cabos da antena pela conduta (seria mais fácil, mas não sei se o sinal não se perde com uma distância tipo >10 metros.
Also, esse router da Huawei é o que tem melhor relação qualidade preço neste momento?

Obrigado pela ajuda 🙏

Ps: Sei que a DIGI tem um limite máximo de 200gb à velocidade máxima, mas mesmo que tenha que arranjar 2 cartões e andar a trocá-los, é coisa para mesmo assim poupar dinheiro a valer. De qualquer forma estou a tentar falar com eles para perceber se não há nenhum plano mais caro que não tenha limite de tráfego.

Uma forma de poupares dinheiro e obteres bom resultados é seguir a experiência de pessoal que tem que lidar com isso porque vive em zonas remotas. Neste caso podes google "Huawei b535 site:.ua" ou "huawei b535 site:.ru" e visitar o forum 4PDA.

https://3glte.com.ua/komplekt-huawei-b535-antenna-3g-4g-mimo-20db.html
https://www.qsl.net/yu1aw/Misc/dish_feed_antennas.htm (para montar numa parabolica)
https://www.youtube.com/c/andrewmcneil

Obrigado pela ajuda 🙏

As antenas Nedis referidas têm um cabo de 4 metros e usam um conector SMA macho, que liga directamente ao router. Se o comprimento não for suficiente, dá sempre para ligar uma extensão, mas quanto mais comprido o cabo, maior a degradação do sinal até ao router...

Alternativamente, podes meter o router numa caixa estanque no telhado/sótão, para colmatar isso, mas não ficará muito prático para depois andares a trocar cartões.

EDIT: Afastei recentemente as antenas conforme sugestão do @Gustave, e adicionei foto no meu anterior post.

Última edição:

Obrigado pela ajuda 🙏

Viva.
Como referido por @Raen, Qt maior for o cabo RF das antenas até ao router, pior fica no ganho que tens com elas.
Até 10m ainda fica aceitável, mas o ideal é mesmo o 4/5 m disponíveis nas antenas.

A ideia da caixa estanque não é má. Com as limitações nas trocas de sim.
E até podes usar um kit Poe passivo para levar os 12 v até a caixa.
Assim só passas um cabo de rede.

Mandei vir um router Huawei B535-232a da Amazon e vou passar um cabo de rede até ao telhado para testar o setup, mesmo sem antenas para já. Tenho emissores mesmo aqui junto a casa, e suspeito que possivelmente nem preciso de antenas direccionais, porque o sinal no telhado vai ser fixe. Vamos ver, vou meter aqui updates e fotos do setup. Já tinha eletricidade no telhado, então não preciso de PoE mas obrigado pela sugestão.

Edit para off topic. Usam alguma app de fóruns em Android que funcione para o Zwame? Em tempos usei o Tapatalk, mas agora não funciona 🤔 Não sei se é contra as regras portanto podem responder por MP 🙏

Boa noite,

Alguém sabe confirmar se é possível port-forwarding nos acessos 4G da NOS, ou em particular com o router B310s-22?

Estou a obter IP público da NOS, não é CG-NAT, no entanto com o router B310s-22 não estou a conseguir encaminhar portas para a máquina de destino.

Obrigado

Boa noite,

Alguém sabe confirmar se é possível port-forwarding nos acessos 4G da NOS, ou em particular com o router B310s-22?

Estou a obter IP público da NOS, não é CG-NAT, no entanto com o router B310s-22 não estou a conseguir encaminhar portas para a máquina de destino.

Obrigado
Viva.

Sim, com IP público e possível.

Tenho isso num local com uma VPN num router ligado ao b310 ( wireguard em Mode servidor )

Back