Como testar FSB em Intel?

ag393

Power Member
boas. como é sabido de todos em amd apartir de athlon 64 é possivel baixar o fsb/htt total baixando o seu htt multi e ganhando oc aumentando o fsb/htt de base 200mhz.

Em cpu intel com chipset intel como também sabemos temos um fsb quad pumped a que ja estamos habituados, porem nao sei até que ponto podemos testar somente este fsb em estabilidade.

Podemos testar cpu, podemos testar memoria e o seu controlador mas como testar apenas o fsb em estabilidade? existe algum programa especifico para isto?

apelo aos gurus para uma explicaçao senao vou andar por fsb 400mhz (1600mhz) na asus p5k so porque tenho a certeza da estabilidade,

alem disto fazia jeito ter fsb 500mhz estavel ja que tenho gskill hk 4-4-3-5 que faz 500mhz (1000mhz) a 4-4-3-5 com 2.26v (estavel em memtest standart 30 runs sem erros) e

para colocar o nosso amigo e6300 @ 3500mhz que consigo estavel com testes intensivos, s&m etc a 1.285v (todas as voltagens sao medidas com multimetro e a board so tem pencilmod para vdroop)



melhores cumps
 
Última edição:
se souberes até onde as tuas rams dão, baixas o multi do cpu, dás-lhe alguma voltagem a mais para ele n se queixar (para o clock reduzido claro) e podes ou ir à bios e ver o máximo bootavel (a esse vnb e vfsb) ou podes usar o setfsb para testar o máximo em windows/linux.

cumps
 
lembro que o bus da intel é quad pumped, e o que eu quero é 500mhz estavel ou seja 2000mhz. logo mesmo que coloque a ram a 500mhz (1000mhz) sera que vai ao limite de transferencias do fsb?

bem vou meter isto a correr mais testes... obrigado

melhores cumps
 
Última edição:
baixa o multiplicador e mete a 500 com as rams a 1:1, se as minhas team elite pc6400 aguentam , as tuas tb devem.
500*6 = 3000MHz
ja é um bom clock

cumpz.
 
pa... acho que encontrei fsb wall a 485mhz... primeiro pensei que fosse do strap da memoria mas axo que nao

ja testei so o cpu em outros programas que nao o orthos com mais fsb, e so o cpu estava estavel. logo o cpu da mais em termos de oc mas a comuniçao com o fsb está comprometida como pode observer com o orthos com o teste large FFTs.

sera da board? do guaraná? sera que ele se dara bem com fsb acima de 500mhz como no cold boot das p5b entre 360mhz e 400mhz?

sugestoes e opinioes aceitam-se

muito agradecido:kfold:
 
Boas,se conseguires chegar a 485 de fsb nessa board ja e muito bom porque eu tenho uma pk5 pro e não consigo mais do que 425 fsb e tenho de rams umas muskim xp2-8500 de 1066mhz sera da board ou da ram a limitação do fsb.
Ja que da pk5 pra pro a diferença e pouca
 
Boas,se conseguires chegar a 485 de fsb nessa board ja e muito bom porque eu tenho uma pk5 pro e não consigo mais do que 425 fsb e tenho de rams umas muskim xp2-8500 de 1066mhz sera da board ou da ram a limitação do fsb.
Ja que da pk5 pra pro a diferença e pouca

Tambem tenho uma p5k pro e dou na boa os 485 mas nao consigo passar disso. Ja tentei os 500 e 510 mas ja nao da. Nao sei se é da board ou do processador mas que nao passa nao.
 
Boas,se conseguires chegar a 485 de fsb nessa board ja e muito bom porque eu tenho uma pk5 pro e não consigo mais do que 425 fsb e tenho de rams umas muskim xp2-8500 de 1066mhz sera da board ou da ram a limitação do fsb.
Ja que da pk5 pra pro a diferença e pouca
geralmente isso é limite do cpu , é preciso um extreme cooling para dar mais.
se baixares o multiplicador , vais ver que da mais fsb na certa

cumpz.
 
boas. a diferença da p5k pro é nenhuma neste caso em termos de modelo. podia fazer diferença era a revisao do chipset e da board.

mas o grande limitador e neste caso é sempre o cpu a nao deixar ir o fsb mais alto, aliás porque eu consigo ter so a velocidade do cpu estavel com a mesma voltagem a bem mais mhz do que o tenho a mais de 485 de fsb, o que nao esta estavel é so o fsb. faltava era um multi mais alto para dar mais mhz ehehhe.

nao sei se mais cooling melhoraria o resultado no fsb wall...

melhores cumps
 
Back
Topo