Artigo/Análise Como testar o teu antivirus...

Gravei e fiz um scan, o avast detectou logo, procurei mais informação no site do avast e encontrei o seguinte:

Site do !Avast disse:
EICAR Standard Antivirus Test File Information

A few words about the Eicar Standard AntiVirus Test File The Eicar Standard AntiVirus Test File is a combined effort by antivirus vendors throughout the world and EICAR organisation to come up with one standard by which customers can verify their antivirus installations.
To test your installation, you would copy the following line into its own file and name it EICAR.COM.
----------------------------cut here----------------------------------
X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*
----------------------------cut here----------------------------------
When done, the resulting file will have either 68 or 70 bytes. When avast scans this file, it will report finding EICAR Test-*NOT virus!!.
It is very important to know that THIS IS NOT A VIRUS! However, users often have the need to test that their installations work properly. The antivirus industry, through the European Institute for Computer Antivirus Research, has adopted this standard to facilitate this need.
Please delete the file when installation testing is completed so that unsuspecting users are not unnecessarily alarmed.
 
E depois os antivirus gastam recursos de leitura do disco. :P

Se os configurares decentemente nem gastam assim tanto.

PS: Só se for o teu gestor de tarefas que não funciona bem, aqui quando faço kill a um processo ele liberta exactamente a quantidade de memória que esse processo estava a ocupar.
 
Hardcore anti-virii test :)

Esta maneira é muito facil de fazer e d testar o vosso antivirus vasta so criarem um bloco de notas no ambiente de trabalho com esta codigo e gravar
X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

se gravar e o vosso antiviros não detectar nada é porque ñ ta a funcionar muito bem...caso o contrario esta esta funcionar 100%

P.S:gravem em .txt

Existe outra maneira de testar o vosso antivirus é ir a este site e fazer o Download dos fixeiros que estão em baixo...vosses antes d completarem o download o vosso antivirus deve avisar vos que foi detectado um virus...

(Se comecerem mais maneiras de testar coloque ai)

Bem, esse (eicar) é uma criaçao que foi "padronizada" nas principais bases de dados de anti-virus e sendo calssificado como um "test-virus". Ou seja, nao causa danos.

Deixo aqui um site, com o qual faço alguns testes e investigo, os "excelentes" truques dos virus e trojans, que contem uma ampla base de dados de virus, trojans, etc... MAS CUIDADO, ESTES VIRUS SAO VERDADEIROS!!!

A maior parte destes virus, para nao falar da totalidade, tem mais que 1 ano, devendo por isso serem detectados pela maior parte dos antivirus. Note-se que ao fazer um download, se o antivirus for "decente" detectarà esse virus, e em alguns casos, impedirà mesmo a transferencia afixando uma noticia no broswer. Outros porém deixam fazer o download, guardar (grande parte é identificada pelos anti-viri nesta operaçao), e às vezes até executar (so no acto da execuçao, é que sao impedidos.) e outros ainda, deixam executar o virus, nao o detectando, e ai estao por vosssa conta e risco, mas ficam com uma ideia, se o vosso antivirus nao fez nada para impedir o donwload e execuçao, pomderem em trocar de antivirus.

Nota: Neste mesmo site existem diversos tipos de ameaças, nao só virus, mas trojans, rootkits, worms, exploits, sniffers, packed, etc... Alguns destes nao sao obrigatoriamente detectados mesmo pelos antivirus pagos e considerados dos melhores (alguns antivirus tambem os detectam). Nada como terem uma ferramenta complementar para trojans, spyware etc..

Na secçao de virus desse site estao cerca de 25.000 exemplares, acho que chega bem para testarem..

AVISO: Como disse em cima, CUIDADO, ESTES VIRUS SAO BEM VERDADEIROS!!! E PODEM VOS DAR UMAS VALENTES DORES DE CABEçA PARA SEREM ELIMINADOS. :blubomte:

AVISO2: ALGUNS destes virus, de entre varias funçoes, SE PASSAREM PELA PRE-DETEçAO DO ANTI-VIRUS, DEACTIVAM A EXECUçAO DO MESMO, DEIXANDO O PC VULNERAVEL.

Esta é uma maneira arriscada de testar o vosso anti-virus, mas em todo o caso, os que nao forem detectados, muito poucos deles causaram estragos se nao forem executados. Por isso, Se o virus passar pelo processo de download, for salvo com sucesso e clicar em cima do ficheiro (alguns anti-virus so ao selecionar o ficheiro detectam a presençao de virus) e nada for notificado pelo antivirus, NAO O EXECUTEM! (O mais importante das funçoes do antivirus, o chamado "on-acess scan" falhou, e para mim, é o fracasso do anti-virus).

edit: esqueci-me de colocar o site :) : http://vx.netlux.org/vl.php
Mais info: http://vx.netlux.org/faq.php#whole


Cumps.
 
Última edição:
Dos gratuitos é mais uma escolha, mas embora seja +- rapido a efectuar os seus scans, para mim e para muitos dos gratuitos nao é dos piorzitos...mas tens escolhas mais acertadas para antivirus gratuitos. ve:
http://tech.yahoo.com/blog/null/5244

As melhores hipoteses ainda sao o AOL Active Virus Shield com uma eficaçia a rondar os 100%, baseado no kaspersky, parece que ja foi descontinuado , mas os updates parece que continuam, resultante das parcerias com a AOL, saiu agora um tal de Mcafee AOL, que ainda nao tive oportunidade de testar.
E tens ainda o bit-defender, que eu pessoalmente tambem gosto bastante, com uma eficaçia a rondar os 96-97%.


Mas nao te fies em apenas um antivirus, ja que estes foram concebidos para detectar e eliminar virus, embora grande parte deles ja eliminem alguns trojans/worms, eu aconselho vivamente a usares , pelo menos semanalmente um scanner de trojans/worms como por exemplo, o que eu considero razoavelmente bom dentro dos gratis, o Ad-Aware SE Personal da lavasoft.

Cumps.
 
Última edição:
eu tambem tenho o avg e n detectou =(
agora vou instalar outro... qual é k acham melhor para instalar?... o Nod 32, mcafee ou o kaspersky?.. queria um que n fosse muito pesado...:S
 
O avg nao detectou o eicar?? isso é muito estranho e muito grave também, já que se nem sequer um virus falso detecta... :(

Se pensas em optar por um antivirus pago, recomendo vivamente o kaspersky, é o que uso e é considerdo por muitos o melhor dos antivirus, que conta já com uma grande eficaçia a combater também worms/trojans e nem por isso muito pesado.

O mcafee já nao uso à muito tempo, nao sei como anda agora, mas à coisa de 1 ano e pouco era bastante dispendioso com recursos do pc e foi por isso que deixei de usar...
O nod 32, parece que tem evoluido bastante bem...

A minha escolha pessoal é o kaspersky (internet security).

cumps.
 
O avg nao detectou o eicar?? isso é muito estranho e muito grave também, já que se nem sequer um virus falso detecta... :(

Se pensas em optar por um antivirus pago, recomendo vivamente o kaspersky, é o que uso e é considerdo por muitos o melhor dos antivirus, que conta já com uma grande eficaçia a combater também worms/trojans e nem por isso muito pesado.

O mcafee já nao uso à muito tempo, nao sei como anda agora, mas à coisa de 1 ano e pouco era bastante dispendioso com recursos do pc e foi por isso que deixei de usar...
O nod 32, parece que tem evoluido bastante bem...

A minha escolha pessoal é o kaspersky (internet security).

cumps.

avg reconhe-se tens e de passar um scan por ele...(eu nao tentei abrir por isso nao sei o que acontece

O avg nao reconhe-se quando gravas porquenao anti virus em tempo real.
 
Fdx k cagaço...
Mal fiz save esta m€rda grunhiu logo :x2:
Tinhas as colunas com o volume alto...dasss k susto :D

6f7t05h.jpg
 
Esta maneira é muito facil de fazer e d testar o vosso antivirus vasta so criarem um bloco de notas no ambiente de trabalho com esta codigo e gravar
X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

se gravar e o vosso antiviros não detectar nada é porque ñ ta a funcionar muito bem...caso o contrario esta esta funcionar 100%

P.S:gravem em .txt

Existe outra maneira de testar o vosso antivirus é ir a este site e fazer o Download dos fixeiros que estão em baixo...vosses antes d completarem o download o vosso antivirus deve avisar vos que foi detectado um virus...

(Se comecerem mais maneiras de testar coloque ai)


"Eicar.com is an AntiVirus and AntiMalware testfile. This file is absolutely harmles and it was created by EICAR organization only to test the abilities of AntiVirus and AntiMalware applications"
foi o que oSpyware terminator disse! bem, mas removeu-o! mas só com um scan ao ficheiro, de resto foi mesmo o norton que o removeu! desativando o norton, nem o Avast V_4.7 o detectou!
 
Eu uso o AntiVir guard..

mas tenho activado o scan no "read and write"

por isso ao gravar ele deveria detectar!! penso eu de que..

mas sío detectou, tal como indiquei logo na primeira página ao fazer scan!!!

estranho..
 
Back
Topo