1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como testar velocidade rede LAN (Cabo) alix2c3 com dd-wrt

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por zebaril, 17 de Agosto de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 3733)

1. zebaril

zebaril Power Member

Olá pessoal.

A minha rede está a funcionar bem mas gostava de saber uma coisa...

Tenho toda a rede na casa com cabo de rede CAT5 e no entanto noto alguma lentidão na partilha de ficheiro entre vários pc's.

O meu router base é um alix 2c3 com dd-wrt x86 (free edition) (previsório pois ainda estou a configurar Mikrotik , ainda iniciado neste novo firmware), este router está ligado a um switch de 24 portas.

Para efectuar um teste com mais exactidão para postar os resultado o que me aconselham , para ter noção da velocidade que ele está a transferir.

Por exemplo se eu tiver um filme de 800 Megas aquilo de um pc para o outro deveria demorar +/- 8 segundos certo, visto ser 100 Mbps

É que isto está a demorar minutos dai a minha pergunta...

Cumprimentos
    Diogo

2. Viva,

O teu conceito teórico está correcto, se o router é a 100mb/s e placa o mesmo, logo, 800mb ÷ 100mb/s = 8s.
    Mas na prática não acontece isso, tens quebras muito pequenas em vários sitios:
    -Cabo
    -Router
    -P. Colosion
    -PC's e socks de in/out
    -Trafego na rede, lan/wan
    -etc...
    Tudo isto somado é um atenuador de velocidade na rede, com maior incidência no ponto cinco.
    Se te interessar deves começar a procurar por 'modo-promíscuo' na rede. Vais entender melhor o que realmente circula nos teus cabos de rede, neste modo sabes tudo o que se passa por ai.

3. nipnip

nipnip Power Member

esqueceste-te ainda de outra coisa 800MB = 6400Mb
    logo 6400/100 = 64 segundos... nunca seriam os tais 8 segundos
    esquecer a diferença entre bit e byte é grave... afinal 1 byte = 8 bits...

4. ApM

ApM Power Member

exactamente...

o máximo que ja consegui testar foi 10MB/s, mas é difícil isso acontecer!
    Usando um router com o openwrt com switch e o meu desktop e laptop la ligados por cabo, consigo uma media de 8MB/s.
    tens que ter em conta a velocidade de leitura e escrita de disco, load do CPU e também se o switching no router é feito por software ou hardware.

EDIT:
    lembrei-me que podes testar isso com o iperf: http://dast.nlanr.net/Projects/Iperf

Última edição: 17 de Agosto de 2008
  5. nipnip

nipnip Power Member

sim em teoria a velocidade máxima seria de 12,5MB/s (o correspondente a 100mbps)

Partilhar esta Página