Como transformar uma Geforce 8400M G numa 8400M GS? (unlock de pipes/ROPs)

Soldout

Power Member
Boas.

Adquiri recentemente um portátil de 12,1" Asus X20S (aka F9S fora da *****), para substituir o meu desktop.

No geral, estou extremamente satisfeito com ele, mesmo a gráfica é do melhor que se pode encontrar num equipamento destas dimensões, a Geforce 8400M G.

No entanto, desconfio que talvez possa tirar mais performance desta gráfica, e passo a explicar a minha dúvida:
Sei que a 8400M G é igual à 8400M GS, com a diferença de a GS ter 8 ROPs e esta só ter 4. Quando isso acontece, pode ser um de dois casos: os a G só tem mesmo os 4 ROPs, ou tem 8, mas 4 estão desactivados. Ou seja, é uma GS com metade dos ROPs desactivados.

Como já tinha algumas noções disto com o Rivatuner (ha uns anos "transformei" uma Geforce 6800 de 12 pipes numa de 16 pipes), resolvi tentar fazer o mesmo. E, de facto, a minha 8400M G tem mesmo 8 ROPs, só que 4 estão desactivados, como podem ver na primeira imagem abaixo.

Só que, mesmo marcando a caixa dos raster units desactivados, e o rivatuner passar a reconhecer a placa como uma 16sp/8rop em vez dos standard 16sp/4rop, na realidade os outros 4 rops continuam desactivados (como se vê na 2ª imagem, em q apesar de estarem marcados, dizem "disabled"). Ou seja, o rivatuner não conseguiu, efectivamente, activar os outros 4 ROPs, apesar de eles estarem lá. O que é que eu posso fazer? É que, numa placa low-end como esta, ter os 8 ROPs a funcionar tinha um impacto de quase 100% na performance. Ajuda precisa-se!

Imagens:
Antes:
http://img248.imageshack.us/img248/1937/beforedu6.jpg

Depois:
http://img248.imageshack.us/img248/2936/afterzb3.jpg

Reparem como continuam "disabled" mesmo depois de marcados. :(
 
Última edição:
não dá
eles tao lá, mas sao cortados a laser, portanto sao inutilizáveis

nem me dei ao trabalho de tentar desbloquear o que quer que seja na 8800GT, nao deve dar
na serie 6 ainda dava, na serie 7(pelo menos as PCi-E) já nao dava
 
Obrigado pela resposta rápida! Felizmente, ela suporta um overclock dos 400/400 stock para 500/500 sem qualquer aumento de temperatura ou instabilidade e, com isso, consegui ganhar alguma performancezita.

Já agora, alguém faz ideia se isto usa gráficas MXM (aquelas que dão para substituír)?
 
Os ROP's estão relacionado com o BUS, 4 rops = 64 bits ,pelo o que as versões com 8 rops tem 128 bits. ;)

Alem disso, desde as geforce 7 séries que as partes do GPU desactivadas são cortadas a laser, impossibilitando o softmod. A nvidia acabou assim com softmod, quer ao mod para quadro, já que isso dava-lhe cabo do negócio.

Obrigado pela resposta rápida! Felizmente, ela suporta um overclock dos 400/400 stock para 500/500 sem qualquer aumento de temperatura ou instabilidade e, com isso, consegui ganhar alguma performancezita.

Já agora, alguém faz ideia se isto usa gráficas MXM (aquelas que dão para substituír)?

Só abrindo o portátil se tal não é dito explicitamente....
 
Última edição:
Os ROP's estão relacionado com o BUS, 4 rops = 64 bits ,pelo o que as versões com 8 rops tem 128 bits. ;)

Alem disso, desde as geforce 7 séries que as partes do GPU desactivadas são cortadas a laser, impossibilitando o softmod. A nvidia acabou assim com softmod, quer ao mod para quadro, já que isso dava-lhe cabo do negócio.



Só abrindo o portátil se tal não é dito explicitamente....

Hmm... tens a certeza quanto à primeira parte? É que 8400M GS tem os 8 ROPs e é de 64bit (quanto à 8400M GT já não tenho a certeza se será 64 ou 128 bit).

Já agora, estou a pensar substituír o CPU T7250 por um Core 2 Extreme TX7800, estão no eBay a 300€ e consigo vender o meu por 200€. Será um investimento sensato? Tendo em conta também a questão térmica?
 
Última edição pelo moderador:
A 8400 GT é 128 bits

A 8400 GS é de 64 bits, se tiver 8 ROP's é estranho, visto os ROP's estarem associados ao BUS. normalmente as 8xxx com 8 rops tem 128 bits (as 8800 "G9" tem 16 rops, as 8800 GTS "G80" tem 20 e as GTX/Ultra tem 24)

A principal diferença entre a 8400 G e 8400 GS é que uma tem 8 shaders e a outra 16, não ser´aqui que confundiste?

http://www.nvidia.com/object/geforce_8400M.html

PS: tb abriste este :D http://forums.anandtech.com/messageview.aspx?catid=31&threadid=2134040

Achei esta info na net:
8400M GS:
API support: DX10, OGL2.1
GPU clock: 400MHz
shader clock: 800MHz
pipeline configuration: 16 scalar alus 4 rop 8 tmu
Pixel fillrate: 1.6GP/s
Texture fillrate: 3.2GT/s
Mem clock: 600(1200)MHz
memory interface: 64-bit
memory bandwidth: 9.6GB/
 
Última edição:
já agora k se fala nessa placa grafica aproveito pa fazer um pequeno offtopic:
tenho um portatil com essa placa, estou contente com o equipamento mas gostava de meter o windows xp em ves do vista.
ja tentei mas para meu espanto quando ia instalar a placa grafica, reparei k nao ha driver para o windows xp (pelo menos nao havia).
continua a nao haver driver para o xp? já procurei mas nao encontrei.
gostava mesmo de meter windows xp, a diferença de performance é enorme.
tenho 2gb de ram, e no vista parece k tenho apenas 1gb, fica lento com alguma facilidade.
 
já agora k se fala nessa placa grafica aproveito pa fazer um pequeno offtopic:
tenho um portatil com essa placa, estou contente com o equipamento mas gostava de meter o windows xp em ves do vista.
ja tentei mas para meu espanto quando ia instalar a placa grafica, reparei k nao ha driver para o windows xp (pelo menos nao havia).
continua a nao haver driver para o xp? já procurei mas nao encontrei.
gostava mesmo de meter windows xp, a diferença de performance é enorme.
tenho 2gb de ram, e no vista parece k tenho apenas 1gb, fica lento com alguma facilidade.

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2343949&postcount=15
 
este post e interessante...pensava que a 8400m g so tinha mesmo os 4 rops...mas os sacanas mesmo assim cortaram a laser os outros 4...ja agora deixo a pergunta...eu tenho uma 8400M GS...ha alguma coisa que possa fazer pra melhorar a sua performance? ela ja esta muito boa...pk tenho 2 gb de ram e ela ta a partilhar 730 mg ...ta com 845 de total...com 1 .200 livres para o sistema...ta bem equilibrado, mas mesmo assim, gostava de saber se posso controlar a quantidade de memoria ram partilhada com a grafica.

cumps
 
Back
Topo