Como trocar router da meo fibra

Dr4g3r

Power Member
Boa tarde, com o passar do tempo e pelo que li aqui neste forum e na internet, existe cada vez mais pessoas a queixarem- se dos equipamentos e consequentemente deste famoso isp que tem de nome portugal telecom. Acredito que muitos não tenham escolha (como eu), outro que adoram a pt, e outros ainda que por algum motivo se chatearam com os antigos e a pt foi a salvação. No entanto, e depois de termos os serviços da pt eis que nos deparamos com outro problema que aparenta neste momento ser um bicho papão. Então temos uma ligação e somos obrigados a ter um equipamento que a pt nos dá que por determinados motivos e mais alguns não dá jeito que tenha todas a funcionalidades activas e de facil acesso, porque podem provocar problemas aquelas pessoas que trabalham na dita maior empresa de telecomunicações em Portugal. Depois disto temos uma grande questão que é: eu quero continuar com o serviço, mas não quero continuar com o equipamento que me deram. E começa a busca por perguntas e respostas num sem fim de resultados que a internet nos dá. No entanto, gostaria de propor aqui uma coisa. Porque não criar um tópico sticky para aquelas pessoas que não querem os equipamentos da pt poderem trocar ideias para substituição dos mesmos.

Em lugar de andarmos a criar sempre os mesmos tópicos com as mesmas perguntas, porque não isto estar disponivel para toda a gente?

No meu caso é o seguinte:

Sapo fibra com router 784n da pt. Queria substituir o router por outro (neste momento tenho um wl520gc) e queria também ter o voip a funcionar (como numero da pt). Será que alguém me poderia dar uma dica de como o conseguir fazer?

P.S.- Vi aqui que existem pessoas com uma alteração ao firmware DD-WRT para determinados routers, e que conseguiram substituir o router. Será que alguém me poderia exemplificar e dar dicas de como o fazer?

Cumprimentos, e obrigado desde já!
 
Viva! Agradeço a resposta, mas a solução ai descrita (já a tinha visto) e não é bem a mesma coisa. Aqui a ideia é o router da asus ligar à ONT e não ligar ao router da thomson. Para estar assim, não tras vantagem nenhuma. O_O

Cumprimentos;
 
Se vais ligar o Asus directo ao ONT ficas sem nada .. IPTV, TV etc .. terás sempre de passar pelo router Thomson.
 
Desculpa, mas isso não é verdade. Eu já consegui ligar um router ao ont directo e ter net. O problema é que não consigo configurar o voip. :X

Cumprimentos;
 
Viva,

Dr4g3r, não sei se já viste, mas eu mostrei-te uma forma de fazeres isso neste post.

Cumps

Viva! Não sou pessoa de utilizar isto aqui, mas neste caso é mais que merecido:

x-all-the-things-meme-generator-thank-you-73fc65.jpg.png


Queria- te fazer uma pergunta. Esta configuração é feita com um numero nomada (numero voip criado a posterior). Queria saber se também é possível com o cisco utilizar o numero que a pt me deu da rede fixa. do género 213456789. Eu tenho sapo fibra aqui em casa. Tenho um router da asus com a internet já configurada, mas fica-me a faltar o telefone. As configurações são as mesmas, ou tenho que mudar alguma coisa?

Cumprimentos, e muito obrigado.

P.S.- Não sei de onde és, mas pago- te uma cerveja aqui na região do Porto se quiseres.

Abraços!
 
Sim, é feita para o número nómada :)
As configurações são as mesmas, não precisas de mexer no router caso já tenhas Internet. É só configurar o PAP2T (ou outro dispositivo que tenhas).

Cumprimentos
 
É um pouco difícil dizer qual é o problema, eu não tenho um router igual nem nunca mexi num.

Podes tentar fazer duas coisas que te podem ajudar a descobrir o problema:
-> Criar uma conta num operador voip sem ser o da sapo ( voipcheap, voipraider, voipdiscount, ....) e configura o teu router para essa conta.
Se der, óptimo, o router funciona com outra conta voip mas não com a do sapo. Verifica, mais uma vez, as configurações... número, pass....
-> Configura a conta voip da sapo num programa voip para PC. Deves conseguir ter algum feedback sobre que erro tens ao tentar conectar ao serviço voip da sapo.

Se poderes deixar uma imagem da página de configuração da conta voip no router, agradecia. É mais fácil para eu, ou outra pessoa, conseguir ajudar-te a resolver esse problema.

Cumprimentos
 
É um pouco difícil dizer qual é o problema, eu não tenho um router igual nem nunca mexi num.

Podes tentar fazer duas coisas que te podem ajudar a descobrir o problema:
-> Criar uma conta num operador voip sem ser o da sapo ( voipcheap, voipraider, voipdiscount, ....) e configura o teu router para essa conta.
Se der, óptimo, o router funciona com outra conta voip mas não com a do sapo. Verifica, mais uma vez, as configurações... número, pass....
-> Configura a conta voip da sapo num programa voip para PC. Deves conseguir ter algum feedback sobre que erro tens ao tentar conectar ao serviço voip da sapo.

Se poderes deixar uma imagem da página de configuração da conta voip no router, agradecia. É mais fácil para eu, ou outra pessoa, conseguir ajudar-te a resolver esse problema.

Cumprimentos

Viva puscas. Tenho uma pergunta para te fazer se me puderes ajudar. Tenho aqui um programa que gostaria de experimentar com o voip da sapo. Chama- se zoiper, e tenho aqui uma imagem com as configurações para ver se me consegues dar uma ajuda. O programa funciona com a minha outra conta no voipcheap. Queria ver se dava para por o meu numero fixo da sapo fibra neste programa.

A janela de configurações é a seguinte:

zoiper.png


Será que me consegues ajudar, ou estes programas não funcionam com o numero fixo da sapo. Eu já tenho a net configurada num router, só me falta mesmo o pap2t para ter isto impecavél. Amanha vou ver se o vou buscar para ver se consigo por isto a dar.

Cumprimentos;
 
Viva,

faz o seguinte:
Domínio -> [em branco]
Usuário -> +3512XXXXXXXX [o teu número]
Senha -> [a tua password]
Nome do usuário -> +3512XXXXXXXX [o teu número]

Auth. username -> +3512XXXXXXXX [o teu número]
Use outbound proxy -> proxy.voip.sapo.pt:5070
Ramal de voicemail -> [em branco]
Registration expiry -> 3600

Cumprimentos
 
Desculpa, mas isso não é verdade. Eu já consegui ligar um router ao ont directo e ter net. O problema é que não consigo configurar o voip. :X

Cumprimentos;

Então mete os serviços todos a funcionar (iptv, voip, net assim como os serviços do meo) com o Asus e depois faz um esquema ..... cá aguardamos :)
 
Última edição:
Tenho sapo fibra, não tenho box. Mas encontrei um esquema em que podias suprimir o router da thomson. Aliás, se leres aqui uns posts mais acima, o puscas tem um router da asus e um pap2t a trabalhar sem o router da thomson. Para ele (se for sapo fibra) já tem os serviços todos a funcionar.

Cumprimentos;
 
Viva,

faz o seguinte:
Domínio -> [em branco]
Usuário -> +3512XXXXXXXX [o teu número]
Senha -> [a tua password]
Nome do usuário -> +3512XXXXXXXX [o teu número]

Auth. username -> +3512XXXXXXXX [o teu número]
Use outbound proxy -> proxy.voip.sapo.pt:5070
Ramal de voicemail -> [em branco]
Registration expiry -> 3600

Cumprimentos

Mais uma vez obrigado pela prontidão na resposta. Experimentei o que disseste, mas não deu nada. Continua indefinidamente a tentar registar. No entanto não estou muito preocupado, porque isto era apenas um teste. Este programa é muito rudimentar, não sei até que ponto terá capacidade para determinadas configurações que terão de ser feitas mesmo tendo um router com o dd-wrt. No entanto queria mesmo era uma ajuda com o pap2t. Quando o tiver é que seria de valor.

Cumprimentos, e muito obrigado pelas dicas.
 
Back
Topo