Como trocar router da meo fibra

Estranho como ele coloca VLAN ID 12 para Internet e ID 10 para VoIP. Li noutro post que o da Internet é que é o 10 e foi esse que no meu caso resultou quando tentei usar só o Asus sem o Thomson. Não tenho é nenhuma config para VoIP no router a não ser definir uma porta como VoIP. Suponho que seja suposto ligar um dispositivo tipo PAP2T a essa porta.



O 56 é melhor? Como assim se não suporta DD-WRT ao contrário do 66 (e este é o sucessor)?
O próprio fw oficial do 66 até usa código do Tomato.

O print da config da vlan está no post mais acima, é o 1º que fiz neste thread. Deixei o VID para LAN3 e LAN4 em branco e o PRIO também. Não sei porque tanto a 3ª e 4ª porta deixam de funcionar com outros dispositivos... Talvez tenha que colocar algum número específico caso queira usá-las como LANs normais...?

E isso das 2048 ligações máximas é testável? Parece-me mais útil para quem precisa de gerir servidores. Nem em torrents devo ter tantos clientes ligados ao mesmo tempo. Eu acho que se o Thomson ainda estivesse a interferir com a ligação da Internet isso dever-se-ia reflectir no tracert... Não sabes de outro teste que possa evidenciar mais diferenças? Por exemplo, não existe nenhum teste para ver qual o limite de ligações possíveis?

Ainda não verifiquei diferenças entre ter só o "Asus ligado ao ONT" vs "Asus ligado ao Thomson ligado ao ONT" após seguir o tutorial do meoforum... Para já só fiz testes de velocidade, tracert e pings.

viva! Só consegues testar a linha telefónica de duas maneira. Ou ligas um pap (por exemplo) tentas configurar a conta da sapo lá e ves se funciona, ou então tens outra alternativa. Ligas o router da asus à ont e saca um software do genero do zoiper e ve se colocando lá as configurações certas, consegues o registo por esse programa. Eu tentei e não consegui, mas não sei porque acho que estou a fazer qualquer coisa mal. Mas mais recentemente descobri que tenho sapo fibra, mas tenho um serviço 3p. lol Por isso é que o meu proxy não é igual ao do puscas.

Quanto ao router da asus, digo- te que o 56 é o melhor router que a asus tem porque (agora o que te vou mostrar vale o que vale):

http://www.smallnetbuilder.com/lanwan/router-charts/view

Compara aqui o teu router, com o 56u. Ves as diferenças tanto de ligações, como de velocidades. Algumas diferenças devem de ser notórias. A unica desvantagem do 56u é mesmo não dar para por o dd-wrt, mas se tu dizes que vem com firmware que já dá para gerir vlans... isso muda muita coisa. :D

Abraços!
 
viva! Só consegues testar a linha telefónica de duas maneira. Ou ligas um pap (por exemplo) tentas configurar a conta da sapo lá e ves se funciona, ou então tens outra alternativa. Ligas o router da asus à ont e saca um software do genero do zoiper e ve se colocando lá as configurações certas, consegues o registo por esse programa. Eu tentei e não consegui, mas não sei porque acho que estou a fazer qualquer coisa mal. Mas mais recentemente descobri que tenho sapo fibra, mas tenho um serviço 3p. lol Por isso é que o meu proxy não é igual ao do puscas.

Mas essa via software obriga a ter o PC ligado ou regista alguma coisa no router?

Quanto ao router da asus, digo- te que o 56 é o melhor router que a asus tem porque (agora o que te vou mostrar vale o que vale):

http://www.smallnetbuilder.com/lanwan/router-charts/view

Compara aqui o teu router, com o 56u. Ves as diferenças tanto de ligações, como de velocidades. Algumas diferenças devem de ser notórias. A unica desvantagem do 56u é mesmo não dar para por o dd-wrt, mas se tu dizes que vem com firmware que já dá para gerir vlans... isso muda muita coisa. :D

Abraços!

Mas isso das velocidades do WAN to LAN/LAN to WAN throughput, segundo o que li, só limita a velocidade que se recebe/envia do ISP. Para um serviço de 100 ou 200 Megas, desde que não vá abaixo de 100-200 nesses testes já é o suficiente. Agora para um serviço de 800 Megas o 56U é perfeito :p

Quanto ao máximo nº de ligações é o mesmo em ambos, 34925.
O wireless para mim também é importante e nisso o 66U consegue ser melhor.

Agora isto de vir com forma de gerir as VLANs é bom e tal, mas gostava de saber porque é que a 3ª e 4ª porta LAN parece que deixam de existir quando se define o VLAN ID 10 para Internet...
 
Última edição:
Mas essa via software obriga a ter o PC ligado ou regista alguma coisa no router?



Mas isso das velocidades do WAN to LAN/LAN to WAN throughput, segundo o que li, só limita a velocidade que se recebe/envia do ISP. Para um serviço de 100 ou 200 Megas, desde que não vá abaixo de 100-200 nesses testes já é o suficiente. Agora para um serviço de 800 Megas o 56U é perfeito :p

Quanto ao máximo nº de ligações é o mesmo em ambos, 34925.
O wireless para mim também é importante e nisso o 66U consegue ser melhor.

Agora isto de vir com forma de gerir as VLANs é bom e tal, mas gostava de saber porque é que a 3ª e 4ª porta LAN parece que deixam de existir quando se define o VLAN ID 10 para Internet...

O puscas que me corrija se tiver a dizer asneiras, mas para testares o software,não precisas de fazer nada. Apenas precisas de definir as vlans para internet e voip, e ligares o computador. Obviamente que estou a falar nisto mas o thomson convém que esteja desligado. :X O puscas já conseguiu e acho que conseguiu e não teve de fazer grandes coisas.

Quanto aos routers em questão a vantagem do 66u no wireless é normal devido as antenas. Ainda por cima consegues direcciona-las para onde quiseres. O 56u não tem essa função. Quanto a parte das vlans, eu no meu 520gc com dd-wrt tenho uma opção para poder activar essas portas quando tiver activo as vlans. Li isso num tutorial que o puscas me deu. Impecável mesmo! Não tens ai nenhuma opção na parte das vlans que de para activar (ou não desactivar) essas portas quando activas o vlan?

Abraços!
 
Ora viva a todos!!!

E eis que passado precisamente um mês, o meu cerebro fez um restart, e quando reiniciou eis que consegui isto:

semttuloitv.png


E mesmo tendo eu sapo fibra, consegui descobrir o problema. :D Aqui o cerne da questão é o IMS!!! :X Nem toda a gente com sapo fibra tem no protocolo o ims. Eu como também tenho televisão, tenho que me reger pelos mesmos atributos do meo. :X Era isso que tinha compreendido, mas não sabia como dar a volta.

Agora é uma questão de comprar um pap2t e experimentar agora. :D

Abraços e muito obrigado a todos aqueles que me ajudaram.

Cumprimentos;
 
Viva pessoal! Venho por este meio pedir ajuda, mais uma vez, para saber se já é possivel ligar um router diferente ao ont da pt, e conseguir por o voip a dar no computador.

Obrigado desde já!
 
Viva pessoal! Venho por este meio pedir ajuda, mais uma vez, para saber se já é possivel ligar um router diferente ao ont da pt, e conseguir por o voip a dar no computador.

Obrigado desde já!

Sim, neste momento estou a usar um asus rt-n16 com a firmware da Asus e até já tem as VLANs para IPTV e VOIP.
 
Boas,

Nas instalaçoes actuais o procedimento para meter o nosso router a controlar a internet(ficando boxes e telefones no thomson) ainda é válido correcto ? Estou a pensar aderir ao tarifario de 100Mbits e quero usar o meu próprio equipamento.

Cumps
 
Sim, neste momento estou a usar um asus rt-n16 com a firmware da Asus e até já tem as VLANs para IPTV e VOIP.

Consegues ter a internet, e o voip a funcionar ao mesmo tempo, sem problemas nenhuns? Podes tirar um print das configs do teu asus na parte das vlans?

Cumprimentos;
 
Boas pessoal,

chegaram a alguma conclusão por aqui...? Queria-me livrar do Thomson a todo o custo e fazer exactamente o que vocês estavam a falar. Já alguém conseguiu?
 
Pelo menos para a internet ja o tirei, que era aquilo que e interessava.
Para isso basta desligar a ligação de internet no thomson, ligas outro router na porta lan do thomson(ligas este outro router na porta wan do mesmo) e configuras a ligação pppoe com os dados de acesso e ligas....
Atenção que perdes acesso ao meo comando no android. E pelo que percebi ate agora o meo go dentro de casa tambem deixa de funcionar e terás que ter o multi se quiseres continuar a ver.

Cumps
 
Boas!

Eu não uso nada desses serviços o que me preocupa é o telefone.
Estava a pensar em ligar o thomson ao router novo (um que suportasse dd-wrt ou openwrt), isolar o thomson do resto da rede e usá-lo só como espécie de cliente voip visto que não quero estar a gastar dinheiro num e não ter garantias que funcione.
 
Boas pessoal,

Tenho sapo fibra la na empresa e precisei de passar o número 21 (IMS) para o servidor com asterisk.
Foi relativamente fácil, desactivei do router e utilizei estas definições no asterisk:

Configuração completa para asterisk 1.8:

Código:
OutboundCallerID: +3512XXXXXXXX
Trunk Name: sapo
Peer Details:
username=+3512XXXXXXXX
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=XXXXXX
registername=+3512XXXXXXXX
port=5070
outboundproxy=proxy.ims.iptv.telecom.pt
insecure=very
host=proxy.ims.iptv.telecom.pt
fromuser=+3512XXXXXXXX
from=+3512XXXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
fromdomain=sip.sapo.pt
disallow=all
allow=ulaw&alaw
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+3512XXXXXXXX
 
User Context: (empty)
User Details : (empty)
 
Register String: [email protected]:[email protected]/+3512XXXXXXXX

Basta trocarem os X pelo número em causa e a password, e também trocar a palavra "Secret" no register string pela password novamente.

Está estável há 3 meses sem qualquer problema, até tenho o número a receber faxes, algo que apenas o IMS permite correctamente.
 
Um PAP2t e um aparelho destes certo http://www.*****.pt/pt-PT/cg/121848/Adaptadores-VoIP_121848.htm ?
puscas qual e o router asus que tens para o sapo fibra?
Usas software custom como tomato ou parecido?
 
Ola Dr4g3r,

poderias esplicar como colocas-te a net a funcionar?

Não consigo por o meu Asus RT-AC66U com DD WRT a funcionar directo ao ONT.

Obrigado.

A net é só configuar a VLAN 10 na wan e uma ligação PPOE.
No teu caso é mais simples com Firmware original.

qJnDp.jpg
 
A net é só configuar a VLAN 10 na wan e uma ligação PPOE.
No teu caso é mais simples com Firmware original.

qJnDp.jpg

ok that was AWESOME!

Não sabia que os VID era Vlans.

Agora só nao consegui colocar o telefone a trabalhar, mas a net ja está com o firmware original, sendo que o DD WRT está a dar problemas com as VLANs entre outras cenas.
Ja devo ter trocado de firmware umas 10 vezes num dia lol. Boa practica xD

De qualquer forma, obrigadão.
 
Back
Topo