Como trocar router da meo fibra

Sim, neste momento estou a usar um asus rt-n16 com a firmware da Asus e até já tem as VLANs para IPTV e VOIP.

Ola de novo,

Obrigadão pela dica para a net.

Podias me explicar a parte da VoIP por favor?
Eu queria usar o Thomson TG799vn como VoIP apenas mas nao sei se é possivel com o firmware original da Asus.

Tens alguma idea? Qual é o teu set up?

Obrigado.
 
Ola de novo,

Obrigadão pela dica para a net.

Podias me explicar a parte da VoIP por favor?
Eu queria usar o Thomson TG799vn como VoIP apenas mas nao sei se é possivel com o firmware original da Asus.

Tens alguma idea? Qual é o teu set up?

Obrigado.

Se vais usar o thomson , usas o asus para net(PPOE) e o thomson para tv e telefone, nem precisas de definir as vlans.
 
Ora viva a todos!!!

E eis que passado precisamente um mês, o meu cerebro fez um restart, e quando reiniciou eis que consegui isto:

semttuloitv.png


E mesmo tendo eu sapo fibra, consegui descobrir o problema. :D Aqui o cerne da questão é o IMS!!! :X Nem toda a gente com sapo fibra tem no protocolo o ims. Eu como também tenho televisão, tenho que me reger pelos mesmos atributos do meo. :X Era isso que tinha compreendido, mas não sabia como dar a volta.

Agora é uma questão de comprar um pap2t e experimentar agora. :D

Abraços e muito obrigado a todos aqueles que me ajudaram.

Cumprimentos;

Ola,

Tenho tentado fazer o mesmo que fizes-te mas sem sucesso.
Tenho um Thomson TG799vn e nao consigo obter root com os guias disponiveis.

Poderias esplicar como obtives-te a password do serviço?
Que router tens?

Muito Obrigado.
 
Se vais usar o thomson , usas o asus para net(PPOE) e o thomson para tv e telefone, nem precisas de definir as vlans.


Well, alguma coisa preciso de definir.

Eu liguei o thomson ao Asus (Asus ligado ao ONT) e independentemente como ligue, o thomson nao consegue registrar o telefone. Apenas detecta broadband.

Tens alguma idea?

Obrigado.
 
Tens de ligar é o asus ao Thomson.

ONT->THOMSON->ASUS.

Desliga autenticação no thomson e coloca os equipamentos em gamas de IPs diferentes.
 
Tens de ligar é o asus ao Thomson.

ONT->THOMSON->ASUS.

Desliga autenticação no thomson e coloca os equipamentos em gamas de IPs diferentes.

Pois, eu nao quero isso.

Eu troquei de router devido ao Thomson nao aguentar nada e crashar muitas vezes.

Agora estou a tentar ligar o telefone de qualquer forma possivel.

Se der para o Thomson, great porque nao preciso de comprar nenhum equipamento, caso não, vai ser chato porque vou ter que crackar o thomson de alguma forma para ter a pass do VoIP e ou usar no PC ou comprar isto:
http://www.*****.com/pt/pt/12872866/art/cisco/adaptador-telefonico-voip.html

Se desse para passar o sinal da WAN directo para o thomson com a firmware do asus era brutal.
 
Ola,

Tenho tentado fazer o mesmo que fizes-te mas sem sucesso.
Tenho um Thomson TG799vn e nao consigo obter root com os guias disponiveis.

Poderias esplicar como obtives-te a password do serviço?
Que router tens?

Muito Obrigado.

Eu tenho um TG784n e consegui saber a pass de uma forma muito simples.

Procura na internet uma maneira de, com JAVA, saberes os asteriscos que te aparecem no campo das passwords.

Consegui dessa maneira saber a minha password do voip da sapo.
Se não conseguires avisa, que eu tento procurar e passo- te o link.

Ralm, o cisco que queres, é = ao PAP2T da linksys. Já tive pessoal a dizer que não se consegue tirar o router da thomson e ligar o voip a isto. Acho que é mais complicado do que o que parece. :X Mas mesmo assim podes tentar e dar feedback. Tens aqui pessoal com screen de router da Asus com vlans para funcionar a net. Apenas é preciso uns tutoriais de como fazer isso com o voip. =_=.

Cumprimentos;

Cumprimentos;
 
Última edição:
Eu tenho um TG784n e consegui saber a pass de uma forma muito simples.

Procura na internet uma maneira de, com JAVA, saberes os asteriscos que te aparecem no campo das passwords.

Consegui dessa maneira saber a minha password do voip da sapo.
Se não conseguires avisa, que eu tento procurar e passo- te o link.

Ralm, o cisco que queres, é = ao PAP2T da linksys. Já tive pessoal a dizer que não se consegue tirar o router da thomson e ligar o voip a isto. Acho que é mais complicado do que o que parece. :X Mas mesmo assim podes tentar e dar feedback. Tens aqui pessoal com screen de router da Asus com vlans para funcionar a net. Apenas é preciso uns tutoriais de como fazer isso com o voip. =_=.

Cumprimentos;

Cumprimentos;

Bem se isso aparece mesmo então é: Right click no rato -> inspect element / inspecionar elemento e procurar o campo onde está a pass... deverá estar no value="xxx"
 
Por estranho que possa parecer, isso acontecia. Não sei se ainda prevalece. Dá para configurar, tendo a pass ( que não é do user adsl, ou area cliente, ou whatever ), é uma pass aleatória.

Já tive isso a funcionar com uma app qualquer para Android, ligado por wireless ao Router que estava associado ao acesso ( só assim funcionava ), por 3G ou por wireless a qualquer outra rede, fosse PT ou não, não dava.

A configuração é relativamente simples, o problema é mesmo a questão da password. Funciona, mas por pouco tempo.
 
Boas,

Tenho serviço sapo fibra só com net e telefone (mas só uso a net), e tenho o meu Asus Wl500g (com firmware DD-WRT) ligado ao router da thomson. O Thomson gere o serviço de net, e o asus gere a rede lá em casa, uma vez que o Thomson é uma porcaria quando uso Airplay. Na altura não consegui ligar o asus directamente ao ONT, e voltei a fazer o teste. Retiro o Thomson, ligo o asus ao ONT, configuro vlans e pppoe, e o router adquire o ip e dns, mas não tenho net. Já fiz reboots para ver se era o ONT que tinha ainda o registo do Thomson, mas nada. Alguém me pode dar umas luzes de como resolver isto? Ter dois routers ligados é um desperdício de energia...
 
Boas,

Tenho serviço sapo fibra só com net e telefone (mas só uso a net), e tenho o meu Asus Wl500g (com firmware DD-WRT) ligado ao router da thomson. O Thomson gere o serviço de net, e o asus gere a rede lá em casa, uma vez que o Thomson é uma porcaria quando uso Airplay. Na altura não consegui ligar o asus directamente ao ONT, e voltei a fazer o teste. Retiro o Thomson, ligo o asus ao ONT, configuro vlans e pppoe, e o router adquire o ip e dns, mas não tenho net. Já fiz reboots para ver se era o ONT que tinha ainda o registo do Thomson, mas nada. Alguém me pode dar umas luzes de como resolver isto? Ter dois routers ligados é um desperdício de energia...

Se for só para teres NET é tranquilo, tive vários meses o meu Thomson na gaveta(Quando tinha SAPO). Inclusive tinha um PAP ligado e configurado com um numero voip.
Tive de voltar a tirar o Thomson da Gaveta quando aderi ao M40 e não consegui por as Boxes a funcionar.

Basta configurares a ligação PPOE e é só ligar.
 
Ok, já consegui, tinha uma opção mal definida. Associei a porta WAN à Vlan10 (como estava), e no Wan Port Assignment tinha também Vlan10 (isto no firmware DD-WRT, na secção networking). Mas bastou mudar esta última de Vlan10 para eth0, e a net apareceu logo.

Obrigado pela ajuda!
 
Ola,

Tenho tentado fazer o mesmo que fizes-te mas sem sucesso.
Tenho um Thomson TG799vn e nao consigo obter root com os guias disponiveis.

Poderias esplicar como obtives-te a password do serviço?
Que router tens?

Muito Obrigado.

Viva!

É simples obter a password. Ao instalares o firefox, xiste um comando na net que te consegue saber a que correspondem os asteriscos que aparecem nas passwords. A linha de comandos é em java.
Simplesmente usei isso para saber a password, mas sem sucesso.

Neste momento tenho estado um bocadinho apagado porque já consigo ter net a funcionar. Queria mesmo era tentar descobrir como ponho o telefone voip da sapo a funcionar sem a merd* do router da pt.

Cumprimentos;
 
Boas,

Comprei um ASUS RT-AC66U e tentei de várias maneiras substituir pelo menos a internet, da qual a última assim:

ONT |-----| Switch GigaBit |----(1) ---| (WAN) -- ASUS -- (Porta1,2) - Rede interna, (Porta4) - IPTV
|----(2)----| (WAN) -- THOMSON --- (Tel1,2) Telefone

Configurações ASUS:
Rede interna:
IP: 192.168.1.1
DHCP: Ligado - atribui de 192.168.1.2 até 192.168.1.250


Web:
Internet : ppoe, conta [email protected] (ou qq coisa assim, estou a escrever "de cor"), password xxxxxxxxx
Gateway: 195.xxx.xxx.xxx (n me lembro de cor, era o endereço que estava no thomson)
Mascara de subrede: deixei 0.0.0.0 (acho que n é necessária e eu n sei o que é que a meo recomenda para mask)
IP: 20x.xxx.xxx.xxx (o ip fixo que estava no thomson)
Não clonei o MAC Address do thompson pq acho que a autenticação na meo é feita apenas com user e pass na pppoe
VLAN 10 - internet nas portas 1,2
VLAN 12 - IPTV na porta 4


Configurações Thomson:
Rede interna:
IP: 192.168.1.254
DHCP: Ligado - atribui de 192.168.1.251 até 252

Web:
Não mexi em nada, só desliguei a internet

Os routers como não estão ligados entre si e não trocam informações, penso que o DHCP do thomson até podia estar a atribuir na gama toda 192.168.1.XXX com mask 255.255.255.0

Tentei configurar. A box funcionava perfeitamente, com as gravações automáticas e xpto ... não detetei falhas, faltava a internet, onde o router "diz" que se ligava (aparecia o simbolo verde da net na página do router) mas qdo fazia ping ao google, dizia-me o endereço do mesmo (171.xxx.xxx.xxx) mas n pingava nada, pensei então que seria a pass errada.

Telefonei para eles, mudaram-me a password, pus no router e voilá, internet a funcionar e IPTV idem idem "". Isto na hora de almoço. Vou trabalhar, chego a casa mais tarde e quando tento aceder a internet, nikles. Tentei de novo introduzir a pass que me deram, nada, introduzi outra vez a pass "asteriscada" do thomson (que era diferente), tb nada. Precisava de internet urgentemente, então desliguei o asus, voltei a ligar tudo ao thomson (incluindo rede interna), liguei a internet no thomson e nada... troquei a pass do router thomson (da internet), nada....

Já cansado disto tudo, voltei a ligar. Aconselharam-me fazer um "reboot" ao thomson (e aí não guardei as configurações da rede interna do router, portas, etc... acabei por perdê-las ... naquele router, cada operação demora pelo menos 30 seg ... a abrir pagina, a mudar de separador.... bem!), fi-lo.
Disseram que o router n se estava a conseguir sincronizar (problema da password, penso eu) e precisava do reboot. Depois de o fazer, a atualização do thomson deve ter corrido mal e nem eles conseguiram depois aceder ao thomson, no entanto tinha ainda IPTV, mas nada de net e comunicaram que "a equipa" entraria em contacto cmgo nas proximas 24 horas. Bem, melhor q nada, pensei. ...

Passados 20 minutos, a IPTV cai, fico c a televisao "freezada" e pensei: vou reinicia-lo. Reinicio o thomson, ele faz de novo todo o processo de atualização e desta vez fiquei com net, iptv e telefone.

Bem... depois desta experiência, bem que gostava (ainda) de ter o asus a gerir pelo menos a internet (ainda houve uma altura nessa tarde que consegui fazer um teste em seedtest.net com a internet nos dois routers e a diferença era de 10Mbps!!) mas para me dar tanta dor de cabeça, n sei.

Alguem ja conseguiu sem tanto problema ter pelo menos o asus diretamente ligado ao ONT com a internet? N percebo muito muito de redes, apenas vou pela "lógica" e pelos parcos conhecimentos que tenho no assunto, de multicast e VLANs n percebo mm nada, só segui as instruções de blogs que li....


Cumprimentos,

Tiago
 
Boas,

Comprei um ASUS RT-AC66U e tentei de várias maneiras substituir pelo menos a internet, da qual a última assim:

ONT |-----| Switch GigaBit |----(1) ---| (WAN) -- ASUS -- (Porta1,2) - Rede interna, (Porta4) - IPTV
|----(2)----| (WAN) -- THOMSON --- (Tel1,2) Telefone

Configurações ASUS:
Rede interna:
IP: 192.168.1.1
DHCP: Ligado - atribui de 192.168.1.2 até 192.168.1.250


Web:
Internet : ppoe, conta [email protected] (ou qq coisa assim, estou a escrever "de cor"), password xxxxxxxxx
Gateway: 195.xxx.xxx.xxx (n me lembro de cor, era o endereço que estava no thomson)
Mascara de subrede: deixei 0.0.0.0 (acho que n é necessária e eu n sei o que é que a meo recomenda para mask)
IP: 20x.xxx.xxx.xxx (o ip fixo que estava no thomson)
Não clonei o MAC Address do thompson pq acho que a autenticação na meo é feita apenas com user e pass na pppoe
VLAN 10 - internet nas portas 1,2
VLAN 12 - IPTV na porta 4


Configurações Thomson:
Rede interna:
IP: 192.168.1.254
DHCP: Ligado - atribui de 192.168.1.251 até 252

Web:
Não mexi em nada, só desliguei a internet

Os routers como não estão ligados entre si e não trocam informações, penso que o DHCP do thomson até podia estar a atribuir na gama toda 192.168.1.XXX com mask 255.255.255.0

Tentei configurar. A box funcionava perfeitamente, com as gravações automáticas e xpto ... não detetei falhas, faltava a internet, onde o router "diz" que se ligava (aparecia o simbolo verde da net na página do router) mas qdo fazia ping ao google, dizia-me o endereço do mesmo (171.xxx.xxx.xxx) mas n pingava nada, pensei então que seria a pass errada.

Telefonei para eles, mudaram-me a password, pus no router e voilá, internet a funcionar e IPTV idem idem "". Isto na hora de almoço. Vou trabalhar, chego a casa mais tarde e quando tento aceder a internet, nikles. Tentei de novo introduzir a pass que me deram, nada, introduzi outra vez a pass "asteriscada" do thomson (que era diferente), tb nada. Precisava de internet urgentemente, então desliguei o asus, voltei a ligar tudo ao thomson (incluindo rede interna), liguei a internet no thomson e nada... troquei a pass do router thomson (da internet), nada....

Já cansado disto tudo, voltei a ligar. Aconselharam-me fazer um "reboot" ao thomson (e aí não guardei as configurações da rede interna do router, portas, etc... acabei por perdê-las ... naquele router, cada operação demora pelo menos 30 seg ... a abrir pagina, a mudar de separador.... bem!), fi-lo.
Disseram que o router n se estava a conseguir sincronizar (problema da password, penso eu) e precisava do reboot. Depois de o fazer, a atualização do thomson deve ter corrido mal e nem eles conseguiram depois aceder ao thomson, no entanto tinha ainda IPTV, mas nada de net e comunicaram que "a equipa" entraria em contacto cmgo nas proximas 24 horas. Bem, melhor q nada, pensei. ...

Passados 20 minutos, a IPTV cai, fico c a televisao "freezada" e pensei: vou reinicia-lo. Reinicio o thomson, ele faz de novo todo o processo de atualização e desta vez fiquei com net, iptv e telefone.

Bem... depois desta experiência, bem que gostava (ainda) de ter o asus a gerir pelo menos a internet (ainda houve uma altura nessa tarde que consegui fazer um teste em seedtest.net com a internet nos dois routers e a diferença era de 10Mbps!!) mas para me dar tanta dor de cabeça, n sei.

Alguem ja conseguiu sem tanto problema ter pelo menos o asus diretamente ligado ao ONT com a internet? N percebo muito muito de redes, apenas vou pela "lógica" e pelos parcos conhecimentos que tenho no assunto, de multicast e VLANs n percebo mm nada, só segui as instruções de blogs que li....


Cumprimentos,

Tiago

Boas,

Tenta seguir este tutorial:

http://www.meoforum.com/meo-fibra/meo-fibra-internet/2226-tutorial-usar-outro-router-gerir-intertet

que depois ficas com o teu Router a gerir a tua net.

Cumps
 
Boas,

já o tinha visto, mas assim todo o tráfego acaba por passar também pelo thomson... N há maneira de o ligar diretamente os dois ao ONT em paralelo? com thomson para tv e telefone e o outro só p internet? Digo-o pois o thomson n tem porta gigabit e dessa maneira estamos a liga-los em serie.

Cumps
 
Back
Topo