como usar caracteres da nossa escrita em teclados com layout anglo-saxonico?

Koncaman

Utilizador Saloio
Boas.
como ja tinha dito por aí, comprei um poratil no eBay. Como ja esperava, o teclado tem o layout dos USA (se for preciso posso por uma pic).
ora bem, apesar de não tencionar utilizar o gajo para escrever grandes textos e isso, e não me afectando grandemente este problema, não deixa de ser um pouco incomodo por vezes.
o que acontece é o seguinte, o teclado tem todos os caracteres que preciso menos o "ç", contudo ao utilizar caracteres como "´", "`", "~", "^", o que ele faz é colocar imediatamente o caractere, em vez de esperar que eu carregue numa outra tecla...
por exemplo para escrever um "ã" eu carrego normalmente no "~" e depois no "a"... contudo, no portatil, esta sequencia resulta-me em "~a"... e sucede de forma semelhante com os caracteres referidos.

portanto, como calculo que ja alguns de voces tenham usado teclados com layouts estrageiros, gostava de vos perguntar se isto é contornavel... eu creio que sim, mas ainda não me acertei com isto.

trocar de layout não me parece viavel, porque assim as teclas deixam de corresponder, e isso sim chateia-me. uma vez que este layout ate me da mais jeito para programar e para a maior parte das coisas que faço com ele.
 
Não sei se te irá ajudar mas nos Settings>Control Panel>Regional and Language Options podes escolher mais que uma língua para o teclado. Eu tenho 4 definidas e sempre que clico na opção o teclado altera as teclas para as combinações próprias de cada língua.
 
crossroads disse:
Não sei se te irá ajudar mas nos Settings>Control Panel>Regional and Language Options podes escolher mais que uma língua para o teclado. Eu tenho 4 definidas e sempre que clico na opção o teclado altera as teclas para as combinações próprias de cada língua.

sim, isso é verdade...
o que acontece com isso, é que as teclas mudam de significado.
e eu gosto do layout. pretendo que quando clico numa tecla o simbolo nela impresso seja aquele que me aparece no ecrã.
eu não quero mudar o layout, apenas quero poder por acentos, por ex...
 
Koncaman disse:
sim, isso é verdade...
o que acontece com isso, é que as teclas mudam de significado.
e eu gosto do layout. pretendo que quando clico numa tecla o simbolo nela impresso seja aquele que me aparece no ecrã.
eu não quero mudar o layout, apenas quero poder por acentos, por ex...
Bom, puxando pela memória dos meus tempos na estranja, acho que o teclado américas
dá para fazer isso, desde que no layout do teclado se escolha US-international.

O layout continua américas, mas tanto quanto me lembro dava para compor caracteres
estilo ´a dava á. O C com cedilha era virgula-C. Dois pontos-A dava A com trema. Barra-O
dava o O cortado por uma barra (escandinávia).

Agora isto já foi à bué tempo. }>

Mektub
 
Mektub disse:
Bom, puxando pela memória dos meus tempos na estranja, acho que o teclado américas
dá para fazer isso, desde que no layout do teclado se escolha US-international.

O layout continua américas, mas tanto quanto me lembro dava para compor caracteres
estilo ´a dava á. O C com cedilha era virgula-C. Dois pontos-A dava A com trema. Barra-O
dava o O cortado por uma barra (escandinávia).

Agora isto já foi à bué tempo. }>

Mektub

Hmmm, vou tentar ;)
obrigado.


EDIT: funcionou perfeitamente...
ja agora, a combinação "´" + "c" resulta em "ç" o que é simpatico.
pronto, probçlema resolvido.
thks Mektub ;)
 
Última edição:
Back
Topo