Artigo/Análise Como usar o seu telémovel Nokia GPS e Google Earth para posicionamento em Tempo-Real

tiagoadias

Folding Member
Para este tutorial é necessário:

  • Telemóvel Nokia com GPS e Bluetooth - Eu utilizei um Nokia 6110 Navigator.
  • Google Earth
  • A Aplicação ExtGPS - Serve para usar o telemóvel como receptor externo de GPS

1º Passo - Instalar a Aplicação ExtGPS no Telemovel, Para tal é necessário instalar a Nokia PC Suite no seu computador, configurar a PC Suite com o seu telemóvel abrir o ficheiro extgps.jar e seguir os passos de instalação.

2º Passo - Abrir o ExtGPS

screennokia1.jpg


3º Passo - Abrir as configurações Bluetooth do seu computador, seleccionar o seu telemovel e clicar Propriedades, no separador Serviços e marque a caixa que diz " Porta Série (SPP) 'Symarctic ExtGPS' "

screenpc1.png


4º Passo - No Google Earth ir a Ferramentas > GPS > Tempo Real
Seleccionar NMEA e clicar Iniciar

screenpc2.png



5º Passo - Voilá !
screennokia2.jpg

____________

DICA:

Usar o Google Earth Offline
 
Última edição:
Caro Morpheus:

Um simples SIM ou NÃO era mais elucidativo.

Sei que o GPS é gratuito.

Sei que o Nokia PC Suite é gratuito.

Informaram-me que há um tipo de GPS (A-GPS) que é pago, pois baseia a sua localização em antenas de telemóvel e implica tráfego de dados. Para mim não é claro se quando fala de GPS está a falar do GPS (não pago) ou do A-GPS (pago).

Uso o Google Earth, e dantes para usar-se o modo Real Time tinha que se pagar...

Fiz a pergunta que fiz, não foi para ofender ninguém. Reitero a pergunta. Se quiser responder directamente à minha pergunta, faça-o.

Obrigado.

P.S.: Não tenho (nem nunca usei) telemóvel com Bluetooth nem com GPS. Para si pode ser óbvio o que está a falar, para mim não o é.
 
Back
Topo