Guia Como usar um multímetro.

Mas queres medir os watts de quê? É que tens várias linhas logo várias potências. Sobre isso de converter 24 pinos em 2 não me parece que faça muito sentido, mas também não estou a entender muito bem a finalidade.
Queria medir os watts de uma fonte, se calhar foi uma ideia estúpida não percebo nada de electrónica:p
 
Queria medir os watts de uma fonte, se calhar foi uma ideia estúpida não percebo nada de electrónica:p

Pois, é algo muito complicado, porque precisas de medir ao mesmo tempo toda a potência que está a sair da fonte, e se repares são mesmo muitos fios que estão ligados e em cada um circula uma determinada corrente eléctrica. Não é algo impossível, mas não é tarefa fácil, dai o teste de fontes de alimentação ser dos mais complicados e caros.
 
Pois, é algo muito complicado, porque precisas de medir ao mesmo tempo toda a potência que está a sair da fonte, e se repares são mesmo muitos fios que estão ligados e em cada um circula uma determinada corrente eléctrica. Não é algo impossível, mas não é tarefa fácil, dai o teste de fontes de alimentação ser dos mais complicados e caros.
Pois é para esquecer isso...

Queres medir a potência pedida à rede ou a potência que a fonte fornece ao PC?
Que a fonte fornece, mas já vi que não é fácil:P

Obrigado aos dois
 
Viva.

Tenho uma dúvida relacionada com gasto energético que provavelmente quem frequenta este tópico deve saber responder.

O meu portátil tem um carregador de 19v e 6.32A.

Se o carregador estiver ligado à tomada e ao portátil desligado durante 24 horas, é a mesma coisa que estar ligado à tomada com o portátil ligado durante 24 horas?

Pode ser pergunta tola mas tenho dúvidas sobre este assunto.
 
Podes medir como com qualquer outro aparelho, com um multímetro, com um osciloscópio, com uma tomada daqueles com medidor,....

Mas com o portátil desligado gasta muito pouco, nem 1W deve pedir à rede.
 
Podes medir como com qualquer outro aparelho, com um multímetro, com um osciloscópio, com uma tomada daqueles com medidor,....

Mas com o portátil desligado gasta muito pouco, nem 1W deve pedir à rede.

Tenho um multímetro.

Com o carregador ligado à tomada basta colocar uma ponta dentro do conector ao computador e a outra no exterior do conector para medir isso? É na parte da tensão CC não é? Coloco na parte dos 20 e é só medir.

Como posso saber o real consumo quando está ligado o computador? É sempre 90w por hora ou varia?


kodiak
 
Como posso saber o real consumo quando está ligado o computador? É sempre 90w por hora ou varia?

kodiak

É claro que vai variar..e muito.
O consumo do portátil nunca deve chegar ao máximo que o carregador é capaz. O carregador deve estar preparado para carga acima daquilo que o portátil vai exigir ao máximo.

E o consumo do portátil varia imenso. Desde estar em 'idle' com ecrã desligado, em idle com ecrã ligado, a estar a puxar só mais pelo cpu, a estar a puxar por cpu+gpu,... Tudo depende do uso que o hardware e o ecrã está a ter.

A forma de medir os consumos já foi referida pelo Timber.
 
É claro que vai variar..e muito.
O consumo do portátil nunca deve chegar ao máximo que o carregador é capaz. O carregador deve estar preparado para carga acima daquilo que o portátil vai exigir ao máximo.

E o consumo do portátil varia imenso. Desde estar em 'idle' com ecrã desligado, em idle com ecrã ligado, a estar a puxar só mais pelo cpu, a estar a puxar por cpu+gpu,... Tudo depende do uso que o hardware e o ecrã está a ter.

A forma de medir os consumos já foi referida pelo Timber.

Obrigado pela resposta.

Desculpa mas fiz mal a pergunta.

Dá para tb medir o consumo do portátil com o múltimetro?

Já agora. A forma de medir apenas o valor do carregado ligado à corrente é como eu disse?

kodiak
 
Com o carregador ligado à tomada basta colocar uma ponta dentro do conector ao computador e a outra no exterior do conector para medir isso? É na parte da tensão CC não é? Coloco na parte dos 20 e é só medir.

Se fosse a ti não me punha a inventar e comprava logo um aparelho para medir consumos (wattímetro), nem que seja um qualquer rasco no eBay por 5€.

Fazendo o que dizes e colocando o multímetro a medir tensão contínua (voltímetro) deverás ler sempre o valor 19V, independentemente da corrente "pedida" pelo portátil. Não tendo a informação da corrente não sabes o consumo do portátil, pois potência é o produto da tensão pela corrente.

Se meteres o multímetro em modo amperímetro, curto-circuitas a saída da fonte de alimentação do portátil, correndo o risco de avariar o multímetro/fonte por sobrecorrente (dependendo da fonte ter ou não protecção contra curto-circuito da saída).
 
Última edição:
Boas, podem tirar uma duvida, comprei um multímetro nos chineses com pinça amperimetrica igual a este.
Para medir o consumo dos aparelhos, tirei a protecção de uma extensão eléctrica para ter os cabos à mostra e coloquei a pinça num deles.
Coloquei-o na posição A~200 e medindo o consumo do pc com monitor ligado a uma UPS (está a UPS ligada na extensão eléctrica) aparece um valor 00.7, isso traduzido para W dá quanto, como posso fazer a conversão?
Obrigado

Edit, já vi que fiz mal em comprar um só com resolução de 200/2000, devia ter comprado com 20/200/2000
 
Última edição:
Amperimetro multimetro

Boas,

Também me deu para avaliar o consumo dos meus equipamentos em casa lololololol a começar pelo PC, monitores….:D

Vai daí utilizei um multímetro que tinha antigo, sem qualquer indicação de funções lololol e só percebi que não media A em corrente alternada quando o fusível estourou ups…:D

Bom agora penso em comprar um multímetro com leitura de Amp em corrente alternada, pode ser de pinça ou não. É certo que a pinça dá mais jeito é mais prática, mas se for sem pinça serve à mesma, afinal não vou estar sempre a medir intensidades de corrente. A maior utilização que dou ao multímetro é verificar continuidades ou existência de tensão, de quando em vez.

Realmente pensei em comprar um desses medidores de consumo, mas pelo preço, prefiro investir num multímetro, pois terá outra utilidade e eu não necessito que façam as contas.

Sabem onde posso comprar algo assim mais ou menos a bom preço? Se for on line melhor, desde que não seja fiasco e que a marca seja já conhecida e fiável. Não necessita ser Fluke.:-D

Vi este no ebay será de confiança?

http://www.ebay.com/itm/New-Digital...t=LH_DefaultDomain_0&hash=item231a7fba18#shId
 
Pessoal.
Sabem onde poderei comprar um multimetro de pinças dos pequenos?

pce-instruments-pinza-amperim_trica-pce-dc3-256261_523646.jpg


Este da imagem tem cerca de 16cm, mas eu queria um ainda mais pequeno com cerca de 10 a 12 cm para meter no bolso da camisa ou das calças.

Já corri várias lojas fisicas e online, mas só encontro dos grandes. Toda e qualquer ajuda seria benvinda. Obrigado.
 
Back
Topo