Como utilizar prato satélite com tdt

Eddye_adc

Membro
Boas pessoal!

Já procurei imenso mas não consigo respostas para as minhas dúvidas.

Vim morar com a minha tia e queríamos usufruir da televisão através da parabólica da Zon que ela tem no telhado pois quando para cá vim o homem das mudanças fez o favor de espatifar a antena interior que a minha tia tinha ligada a tv...Ela teve à uns anos o serviço por satélite da zon mas desistiu e eles deixaram cá o prato instalado e o cabo coaxial. Como ele não servia para ligar directamente à tv ela comprou a tal antena interna. Agora com este acidente não temos televisão.
O que eu vos queria pedir era que me ajudassem a ligar a parabólica à televisão com todas as suas potencialidades.

A instalação está feita, por isso estará apontado para o tal satélite hispsat que é o fundamental segundo o que leio pela net.
A ponta do cabo acaba numa conexão de enroscar (nas box da zon). É possível trocá-la por uma saída comum de antena para ligar à televisão directamente?
Se sim à pergunta anterior podemos ligar o prato a um receprot TDT e depois o receptor TDT a uma televisão, certo? (como se fosse a antena interior/exterior)


Tenho mais questões mas logo que me respondam a estas eu coloco as outras ;)
 
O que basicamente eu queria fazer era...

pegar no cabo coaxial e tirar-lhe esta ponta
cabo-coaxial-rg-58-rolo-com-100-metros-50-ohms-85-malha_iZ13XvZiXpZ2XfZ80120716-13-2.jpgxIM.jpg


Pôr-lhe uma saída destas para ligar ao receptor TDT
pack-100-fichas-rf-macho~227172.jpg


3º E ficar com esta instalação no final através de um cabo scart:
Instalar-TDT-DTH.jpg


É assim tão "simples" ter a TDT por satélite? Ao ligar tudo basta procurar os canais pelo descodificador, certo?
 
Boas pessoal!

Já procurei imenso mas não consigo respostas para as minhas dúvidas.

Vim morar com a minha tia e queríamos usufruir da televisão através da parabólica da Zon que ela tem no telhado pois quando para cá vim o homem das mudanças fez o favor de espatifar a antena interior que a minha tia tinha ligada a tv...Ela teve à uns anos o serviço por satélite da zon mas desistiu e eles deixaram cá o prato instalado e o cabo coaxial. Como ele não servia para ligar directamente à tv ela comprou a tal antena interna. Agora com este acidente não temos televisão.
O que eu vos queria pedir era que me ajudassem a ligar a parabólica à televisão com todas as suas potencialidades.

A instalação está feita, por isso estará apontado para o tal satélite hispsat que é o fundamental segundo o que leio pela net.
A ponta do cabo acaba numa conexão de enroscar (nas box da zon). É possível trocá-la por uma saída comum de antena para ligar à televisão directamente?
Se sim à pergunta anterior podemos ligar o prato a um receprot TDT e depois o receptor TDT a uma televisão, certo? (como se fosse a antena interior/exterior)


Tenho mais questões mas logo que me respondam a estas eu coloco as outras ;)

esquece isso, a antena parabolica só serve para ver canais de satelite ligada a uma box propria para o efeito, livre ou de subscricção, não serve para tdt, logo liga-la directa a tv, não vais ver nada na mesma, simplesmente vais ter de investir numa antena exterior para o feito e numa box tdt se a tv ainda não tem capacidade para canais digitais....

tens de procurar é por antenas tdt exteriores e box tdt... a antena de satelite só te servia se activasses o serviço novamente da zon ou meo, ou arranjares um receptor de canais livres, mas os nossos só a pagar por assinatura...

basicamente o que pretendes é isto que está na imagem abaixo e não na que mostras ....

ligacoes_tdt.jpg
 
Última edição:
É possivel ver os 4 canais através de satélite! Acotnece que as "box" para essa configuração custam mais de 100€ e não se chama TDT mas sim DTH. Penso que assim fica claro que compensa muito mais comprar o descodificador TDT e uma antena interna nova!

No entanto há por aí tutoriais de como fazer antenas internas/externas home made para TDT! Se a recepção do sinal nessa zona for boa podes optar por colocar mãos à obra e tantar fazer uma antena dessas!
 
É possivel ver os 4 canais através de satélite! Acotnece que as "box" para essa configuração custam mais de 100€ e não se chama TDT mas sim DTH. Penso que assim fica claro que compensa muito mais comprar o descodificador TDT e uma antena interna nova!

No entanto há por aí tutoriais de como fazer antenas internas/externas home made para TDT! Se a recepção do sinal nessa zona for boa podes optar por colocar mãos à obra e tantar fazer uma antena dessas!

Moramos na zona de Xabregas, em Lisboa, e com a antena interna ela tinha má recepção do sinal e o que vejo na net é que as antenas internas vão ter ainda pior recepção com o sinal terrestre. Por isso queria saber se era possível utilizar o satélite sem grandes custos e/ou problemas.
Segundo a minha imagem é possível ter o tal aparelho entre o prato e a tv? Ou, compro uma antena interna mais forte?
Se sim, qual por exemplo?
 
Moramos na zona de Xabregas, em Lisboa, e com a antena interna ela tinha má recepção do sinal e o que vejo na net é que as antenas internas vão ter ainda pior recepção com o sinal terrestre. Por isso queria saber se era possível utilizar o satélite sem grandes custos e/ou problemas.
Segundo a minha imagem é possível ter o tal aparelho entre o prato e a tv? Ou, compro uma antena interna mais forte?
Se sim, qual por exemplo?

Porque é que não podes colocar uma antena exterior normal?
 
Moramos na zona de Xabregas, em Lisboa, e com a antena interna ela tinha má recepção do sinal e o que vejo na net é que as antenas internas vão ter ainda pior recepção com o sinal terrestre. Por isso queria saber se era possível utilizar o satélite sem grandes custos e/ou problemas.
Segundo a minha imagem é possível ter o tal aparelho entre o prato e a tv? Ou, compro uma antena interna mais forte?
Se sim, qual por exemplo?

esquece a antena parabolica, e se uma antena interna não era grande coisa pois é amplificada, só mesmo com antena externa...

basicamente isto:

antena externa tdt --> box tdt --->tv

antena-tdt.jpg
images
images
images


basicamente isto:

images
 
Porque é que não podes colocar uma antena exterior normal?

Porque estou de muletas durante mais três semanas e, apesar de não ser técnico de instalação de tv, sei que se pode aproveitar o prato para ter tv não paga e que haverá solução com um descodificador. Não sei é que passos dar e não estamos à vontade em pedir a alguém para o fazer... Se vai haver pessoal que vai ter que pôr satélite para ter tdt por não ser abrangido é natural que nós possamos assim ter também.

[não quero ser "embirrante" com vocês, só queria aproveitar o material que já tenho instalado e orientado ;) ]
 
Porque estou de muletas durante mais três semanas e, apesar de não ser técnico de instalação de tv, sei que se pode aproveitar o prato para ter tv não paga e que haverá solução com um descodificador. Não sei é que passos dar e não estamos à vontade em pedir a alguém para o fazer... Se vai haver pessoal que vai ter que pôr satélite para ter tdt por não ser abrangido é natural que nós possamos assim ter também.

[não quero ser "embirrante" com vocês, só queria aproveitar o material que já tenho instalado e orientado ;) ]

se queres apanhar por satélite tens de comprar um descodificador e do conversor para colocar na parabólica, além de teres que alinhar para o devido satélite como é óbvio..
 
até digo mais.... quem vai receber por satélite, alem de ter de comprar um kit a PT, este vem com cartão... sem esse cartão nada feito....

O hispasat está completamente as escuras, já nem os 4 estão livres..... não vale apena andares a gastar dinheiro nem perder tempo, ainda estive a 2 semanas atrás em cima do telhado do meu sogro e virar a panela para o hispasat a ver o que estava aberto.... e nada...
 
até digo mais.... quem vai receber por satélite, alem de ter de comprar um kit a PT, este vem com cartão... sem esse cartão nada feito....

O hispasat está completamente as escuras, já nem os 4 estão livres..... não vale apena andares a gastar dinheiro nem perder tempo, ainda estive a 2 semanas atrás em cima do telhado do meu sogro e virar a panela para o hispasat a ver o que estava aberto.... e nada...

Os 4 canais nacionais nunca estiveram abertos no hispasat. Nunca foram considerados fta. Temos que agradecer lobby da tv paga...

Andamos a pagar canais publicos para depois se pagarem novamente nesses ladrões. CS is the way
 
quando falei livres, acho que sabes ao que me refiro.... julgo não ser permitido falar desses assuntos aqui.... por isso não entro mais a fundo no tema...

Para CS, o user já tem de ver se lhe compensa ou não.... para mim por exemplo não compensa... :P tenho uma outra via "gratuita" por cabo...


Bem dito seja o Bulsat... :D
 
vejo algumas informações erradas...
existe sim um kit de tdt satélite em que podemos ligar um prato virado ao hispasate e com a box
se a zona for de baixa cobertura ou seja zona negra TDT a box custa 30 euros
se a zona for de boa cobertura ou seja zona verde a box custa 79 euros
 
vejo algumas informações erradas...
existe sim um kit de tdt satélite em que podemos ligar um prato virado ao hispasate e com a box
se a zona for de baixa cobertura ou seja zona negra TDT a box custa 30 euros
se a zona for de boa cobertura ou seja zona verde a box custa 79 euros

erradas nem por isso, depende do ponto de vista, quanto o KIT tdt satélite não é mais que um kit meo satélite(box de satélite e não box TDT são equipamento diferentes) com apenas os 5 canais TDT desbloqueados, que mediante prova de se residir em zonas onde a TDT terrestre o sinal não chega devidamente pode-se adquirir pelos valores que referes...

pelo que percebo aqui do topico o user que o abriu inicialmente queria usar uma box tdt para ligar a uma antena de satélite para apanhar os canais, como é natural são incompatíveis, tinha de usar uma antena exterior TDT para o efeito, o que lhe foi dito pelos outros users...

no entanto isto já foi á 5 anos, por isso ver data dos tópicos...
 
Volvidos que são 7 anos sobre a abertura do topico eis queme encontro numa situação parecida com a do primeiro user.
Por falecimento de progenitores a casa tinha cabo e foi a mesma rede levantada.
Ficaram contudo instaladas as antenas parabolica e outra VHS/UHF.
É intenção somente ter TDT na casa face ao seu pouco uso.
Porém a Anacom informou que o local somente é servido por DTH e que para o efeito tinha que comprar um KIT proprio que ronda os 80 euros e se subsidiado cerca de metade.
Informa ainda a Anacom que se residisse numa zona com TDT teria que adquirir um aparelho que obedecesse à seguinte norma:
DVB-T com descodificação de video MPEG-4/H.264.
Contudo não refere qual o sistema que o receptor de DTH tem que cumprir.
Questionado o mercado, na sua maioria, nunca ouviram falar em DTH ao contrário do DVB-T que todos sabem o que é.
Razão pela qual não sabem informar que aparelho se poderá adquirir na concorrência para a recepção de tal sinal.
Curiosamente tentei procurar alguns aparelhos e encontrei vários que fazem a recepção do sinal DVB-T e tem a descodificação MPEG-4/H.264.
Mas, para além deste sistema recebem ainda os seguintes sinais: DVB-T2; DVB-S e DVB-S2.
Ao que me parece tais aparelhos dão para ligar à parabólica (será, assim?);
Será que adquirindo um destes aparelhos ligando-o à parabolica conseguirei apanhar alguma coisa?
Um verdadeiro leigo em tudo isto.
Se alguém me conseguir dar uma ajuda na interpretação destes sistemas e caso seja possivel a sua instalação, como devo proceder.
É que segundo a informação da Anacom a antena de VHS/UHF de nada serve porque não há sinal.
Logo, resta a opção parabolica.
Será que um destes dá?

Grato pela ajuda

7 anos depois as mesmas duvidas... acontece
 
A única solução e comprar o kit da Meo, os canais que fazem parte da TDT continuam codificados no satélite só com a box e o cartão que a Meo fornece e que é possível ver os canais sem isso nada feito...
 
é verdade não existe recetor da concorrência para esse efeito somos simplesmente obrigados a comprar a meo.

Afirmativo, o receptor é da meo já vem pareado com um cartão da meo e só abre os canais da TDT, mas só tens direito a tal se mediante prova de morada , residires numa zona de sombra em que a TDT não consiga cobrir com o sinal.

não dá para usar receptores free to air, normalmente que se compram para os canais livres de outros satélites.
 
Back
Topo