Compacta até 250 - Escolhida Canon A720-IS

cconst

Power Member
Boas,

Sei que existem alguns tópicos sobre o mesmo, mas ainda assim, vejo poucos a abordarem as maquinas entre minha escolha está (quase) a cair.

Tenho em vista duas opções (neste momento):

1) CANON PowerShot A720 IS
2) SONY Cyber-shot DSC-S800

Agora, tenho algumas dúvidas:
- se eu quiser "inventar" nas fotos (exposição,...) qual leva vantagem?
- em termos de tamanho do sensor (quanto maior menor o ruido - certo?) a sony leva vantagem, embora tenha lido que o processador da CANON DIGI III seja dos melhores no mercado... seráo o processador da SONY (Bionz) tão pior que o da CANON?
- as lentes... CANON é CANON, relativamente às Carl Zeiss, já li comentários bons

Tenho reparado que a malta aqui do Techzone é muito adepto das Fuji... tirando as Bridge (menos transportáveis) existe alguma opção viável dentro destas gamas de preço?

Se existirem outras boas opções (ou melhores) até 250€, chutem! não tenham medo de me baralhar ainda mais!!!!


obrigado a todos!
Cumps,
CConst
 
Última edição:
Em termos de "inventar" a A720IS é de longe melhor que a S800. Uma é completamente manual, e quase tudo é ajustável, mesmo coisas que raramente são ajustáveis em compactas. A outra pelo site da Sony nem modos manuais tem.

O DIGIC III na SX100 já me surpreendeu muito pela positiva quanto a niveis de ruido. Na A720IS caminha para o mesmo.
A Fuji tem máquinas muito boas, como a F40fd e a S6500, mas não concordo com tudo o que se diz aqui no fórum sobre outros modelos, como por exemplo a F50fd, que não acho que esteja perto de ser tão boa como a F31fd nesse aspecto. Como podes ver pela minha signature, na altura em que tive que escolher (F31fd vs A710IS) optei pela Canon. E simplesmente há mais coisas para além do baixo ruido em ISOs altos.

Comparar lentes pela marca é um erro. Canon é Canon, Carl Zeiss é Carl Zeiss, Leica é Leica. Se custarem para cima de 5000€ é possivel que a Canon até seja a pior das três. No entanto, em compactas, a Carl Zeiss é habitualmente pior que a Canon e a Leica. A Leica tem o problema de estar montada nas Panasonic, que a nivel de sensor deixam muito a desejar.

Tens aqui duas fotos de cada máquina (não encontrei da S800 por isso pus da S700):

A720IS - Canto
a720iscornerkk0.jpg


A720IS - Régua
a720isruleror1.jpg


F50fd - Canto
f50fdcornerct9.jpg


F50fd - Régua
f50fdrulerwh4.jpg


S700 - Canto
s700corneryb1.jpg


S700 - Régua
s700ruleruf6.jpg


As imagens foram retiradas de www.imaging-resource.com.

Como podes ver a Sony S700 é a pior das duas. Aliás, penso que actualmente quase toda a grama de máquinas da Sony perde para as concorrentes.
Entre a Fuji e a Canon a escolha é mais dificil, mas a Canon sofre de menos aberrações cromáticas e menos corner softness, mesmo com uma lente zoom de 6x. Se vires as fotos originais, no canto direito (este é o canto esquerdo) os cantos suaves da F50fd são bem mais notórios.

Por fim, excluindo logo à partida a S800, entre a F50fd e a A720IS, penso que a A720IS leva vantagem no preço, na qualidade óptica, no zoom maior, usa pilhas em vez de bateria (duram mais), tem um estabilizador óptico bastante bom, e pelo que tenho lido é mais completa a nivel de funcionalidades. Talvez seja um pouco pior que a Fuji em ISOs elevados, mas repito, talvez. Como já disse, ultimamente tenho ficado mais surpreendido com os resultados da Canon que com os da Fuji.
Ainda não vi nenhuma review completa de nenhuma das duas, por isso há certas coisas que ainda é complicado comparar.

Veredicto - A720IS
 
bem, se eu já estava quase decidido, agora so me falta mesmo é compra a 720IS.

Os teus esclarecimentos foram 6*.

Até ao momento, e talvez complementado um pouco a tua breve "review" às 3 máquinas, acrescento apenas os pontos negativos da A720IS (do que li na net):
1) tempo de recarga do flash, que tem como efeito negativo a paragem da máquina (8 a 10 seg);
2) tem a ver com a correcção da exposição (pelo que li - e não entendo nada de fotografia) parece que tende a fazer sobre exposição (overexposure)

Mais uma vez, obrigado pela tua excelente crítica às referidas máquinas!

Cumps,
CConst.
 
Sim, especialmente o primeiro é o defeito mais notório da A720IS. Se realmente for 8 a 10s ainda é um pouco mais lenta que a A710IS. No entanto acho que também depende das pilhas que usas. Com as recarregáveis de 2500mAh consegues cargas em uns 5 segundos, talvez menos. E também depende da intensidade de flash que usares, isso só acontece quando usas o flash na potência máxima, que muitas vezes é excessivo.
A tendência para overexposure pode ser corrigida muito fácilmente, e depende do modo de medição que usas. É mais complicado se for tipo retratos com flash a uma distância relativamente curta. Às vezes acho que era bom ter ali mais um nivel de flash entre o primeiro e o segundo.

Outra coisa que a máquina faz e eu não gosto muito é uma ligeira suavidade nos jpegs finais, mas na A710IS consegues afinar o sharpness, não sei se na A720IS também consegues, mas penso que sim.
 
Boas... Eu agora que vou mandar a A720IS para o estaleiro tenho que arranjar uma alternativa... e não sei bem por onde me virar mas estou tentado na SX100IS da Canon... Sei que deve ser muito parecida com a A720IS mas deve ter diferenças e para melhor espero... Que tal anda a imagem desta Sx100?
 
Isso costuma notar-se em zonas de alto contraste. Em paisagens é comum notar-se, por exemplo, nos ramos das àrvores contra o céu azul. Em retratos nunca reparei.
No entanto não te esqueças também que notas mais porque estás a ver a imagem ampliada. Se reduzires a imagem a maioria das pessoas não nota.
 
Dentro destes valores... 300€uros a Sx100IS deve ser uma boa aposta não? Eu tive a Sony H3 à experiência 15dias e até que não achei muito má tendo em conta a má fama da Sony. Se a Canon ser superior sem dúvida que ficarei com ela... Está no ***** a 299Euros...
 
Força... Qualquer coisa podes sempre devolver. :) Por 300€ é essa ou a S6500fd, mas para quem quer os modos manuais sem o tamanho da S6500fd, essa parece-me mais indicada.
 
Sim! Impressionou-me muito pela positiva! A ver pelas diferenças da A720IS concluo que a A720IS devia estar com defeito de fabrico. A velocidade de focagem, o IS a funcionar é 5* e mesmo com o zoom no máximo... 10X ! Agora sim noto uma grande diferença! Só experimentei por agora modo automático e gostei bastante do resultado. Tenho ainda que aprender a dominar os manuais...
Encaixa-me perfeitamente na mão comparada com a A720Is pois era um pco mais pequena.
O botão de visualizar as imagens tiradas na A720IS era tipo um interreputor enquanto que esta é um botão de simples toque. Todos os butões estão bem distribuidos.



Têm uma efiaz roda de controlo que têm predefenida 4 tarefas (Iso, Flash, temporizador, macro) e depois para aumentar ou diminuir / trocar é só rodar! Muito prático. Falo nisto relativamente à A720IS que não tinha.
Pode-se controlar a luminosidade do ecra como outras funções que a A720IS não tinha.

Para promenores este site:
http://www.dpreview.com/news/0708/07082004canonsx100is.asp#specs
 
Estou a reavivar este tópico, pois ainda não efectuei a minha compra...

Andei a namora-la e descobri algumas reviews de pessoal que comprou a máquina e que apresenta algumas queixas:
- fotos esbatidas (no modo "kids and pets") quando as fotos teem como motivos objectos em movimento e ainda em fracas condições de iluminação (https://www.amazon.com/dp/B000V1VG2E/ref=nosim?tag=zwame-20);
- processador DIGIC III mal programado, onde a queixa se revela também no mesmo modo, (http://www.amazon.com/review/produc...r_hist_3?_encoding=UTF8&filterBy=addThreeStar)

Entretanto, alarguei a minha pesquisa e descobri a RICOH Carpio R6, a qual no site TrustedReview tem uma excelente pontuação: http://www.trustedreviews.com/digital-cameras/review/2007/04/09/Ricoh-Caplio-R6-Review/p1

Relativamente à Ricoh, também já li que o seu calcanhar de aquiles são as fotos com pouca luz (do que me aprecebo, tipico de máquinas compactas, devido ao tamanho típico dos seus sensores).

Posto isto, e adicionando aos requisitos iniciais, ou seja, uma máquina para tirar fotografias (e fazer algumas experiências) mas que também tire instantâneos de boa qualidade, uma vez que a máquina será para uso familiar; a Canon A720 IS continua a ser a opção mais válida, ou por outro lado, devo considerar a RICOH ou outra?

(quanto mais pesquiso, mais baralhado fico... as opções nunca mais acabam...)

Obg. e abraços!
CConst
 
Imagens esbatidas no modo kids and pets e com fraca iluminação? Provavelmente estão a tentar usar a máquina sem flash, e aí a velocidade de disparo é demasiado lenta para apanhar movimento. Mas isto é válido para todas as máquinas. A Fuji F40fd deve ser das melhorzinhas nesse aspecto mas não faz milagres.
Quanto ao outro problema, a minha máquina tem outro processador e nunca uso esses modos, são redundantes.
 
Graças ao Rui Marto e a milhentas reviews que li, finalmente comprei (ontem) a Canon Powershot A720 IS!!!!

Com apenas algumas fotos em casa com fracas condições de iluminação, já me consegui apreceber do ruido a ISOs elevados, mas o flash existe e é bem bom para uma compacta!

No entanto, em invenções (sem flash) reparei que me aparece constantemente (se a imagem for escura) um ponto vermelho na foto... (tem o mesmo efeito que um pixel estragado num TFT). Não tenho comigo nenhuma foto, mas essencialmente o que queria perguntar é se isto é motivo para a troca da máquina???

Abraços
 
Back
Topo