1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compacta com bom macro

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Martinz, 23 de Março de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 1099)

1. Boas,

Antes de mais quero apresentar a minha pessoa.
    O meu nome é Ricardo Martins resido em Lisboa e tenho 33 anos, tenho como hobbies o modelismo, a fotografia e o todo o terreno.
    Por diversas vezes que algumas buscas na "net" me direccionaram para o vosso fórum, e sempre me "safei" através de simples consultas, desta vez resolvi registar-me e colocar-vos uma pequena grande questão (pelo menos o será para mim).
    Para juntar dois dos meus hobbies, fotografia e modelismo, pretendo comprar uma máquina que me permita ter bons resultados com a utilização do macro. O objectivo é captar pequenos pormenores, por exemplo, em figuras de cinco centimetros, veiculos e outros objectos de dimensões reduzidas. Deduzo que para isso tenha de aproximar a lente o mais possível do objecto, correcto?Calculo que será uma máquina que permita tirar também fotos de insectos ao pormenor.
    A máquina a adquirir será uma compacta com valor até aos 150€, claro que também será para utilizar noutras frentes, em nenhuma das situações será para obter resultados profissionais.
    Eis uns exemplo do que pretendo!

http://www.schusterdiorama-35.cz/en/gallery/3/
    http://www.rlm.at/cont/gal995.htm

Muito obrigado pela ajuda, e desculpem este tópico um pouco extenso.
    Mais uma vez muito obrigado

Ricardo Martins

2. cardosoaac

cardosoaac Power Member

O pouco conhecimento que tenho resume-se às Canon...tenho uma A710 e também gosto muito de utilizar o macro, e neste aspecto a máquina é muito boa, vai ao 1 cm, para te dar uma ideia já cheguei a tirar fotografias com a lente praticamente "colada" ao objecto!
    Infelizmente, não sei colocar aqui imagens, senão mostrava-te uma das que fiz.
    Agora esta máquina está descontinuada, tem a A720 que, em termos de qualidade de imagem, é praticamente igual e faz uns macros excelentes...mas...ambas andam na casa dos 200€.
    A Canon tem outra série a A5xxx que também é boa e mais barata não sei como se comporta a nível de macros, dado que só vai a 5 cm.
    Se puderes subir para os 200€ se calhar valia a pena:
    - Canon A710 (está a 199€ na FNAC, no site aparece como indisponível mas ainda têm modelos nas lojas... nos outros sítios em que ainda há, está a preços loucos!!!)
    - Canon A720 está a 209€ numa data de sítios!

3. adolfo dias

adolfo dias Power Member

na fnac tens uma fx10 (tenho uma) por 130€ +/-

relativamente à macro, n esperes milagres neste tipo de máquinas. a capacidade de uma máquina fazer macro depende da ampliação que a objectiva faz e no caso deste tipo de máquinas calculo que seja a uma proporção prai de 1:3 ou seja 1/3 do tamanho real. n tem a ver com a máquina focar mais perto ou mais longe.

tirada "em cima do joelho" com a fx10 e com um cartão à frente do flash para atenuar a luz.
    modo macro

4. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Não sabia...pensei que se associava aproximar vs não desfocar! Enfim...

5. adolfo dias

adolfo dias Power Member

é isso que vende máquinas... a desinformação
    nas slr existem lentes proprias para macro que são 1:1 (ou lifesize) e depois existem lentes tipo 2:1 e 3:1 que já fazem um aumento do assunto.
    se vires fotos duma tamron 90mm e de uma 70-300 macro vais notar as diferenças

6. ordisi

ordisi Banido

Se calhar não é o melhor local mas se estiver interessado numa fuji F480, posso vender a minha que tem 2 semanas e 2 dias. (Comprada a 9 de Março)
    Está impecavel e creio que tira Macros com qualidade aceitavel.
    Pois como a S5700 baixou consideravelmente de preço, estou a pensar comprar uma e vender esta. Se estiver interessado, pode mandar PM e combina-se a venda.

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isto não é mesmo o local para vendas. :)

8. Muito obrigado a todos,

Pois, tenho mesmo de ver o que pretendo e já que vou gastar algum dinheiro que seja em algo que não me venha a arrepender á posteriori.
    Entretanto já me falaram em alguns modelos e vou analisar melhor, nomeadamente
    nikon d40
    Cyber-shot DSC-H9
    Canon PowerShot S5 IS
    Olympus SP-560 UltraZoom

Eu sei que são de gamas diferentes e os valores nada têm a haver com o que eu tinha mencionado, mas talvez seja preferível apostar numa coisa semelhante a esta do que "ir" para uma compacta. Qual a vossa opinião?

Muito obrigado mais uma vez

9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

sony e olympus são más
    pelo preço da S5 mais vale a d40

a d40 é uma slr. se pretendes ficar com a lente do kit mais vale comprares uma s5 ou uma igual à minha
    se depois comprares uma lente macro para a d40 conta com pelo menos mais 400€

se n pretendes resultados profissionais e pretendes portabilidade fica-te pela fx10 ou f40
    se queres qualidade e tens dinheiro para investir a médio prazo fica na d40

Partilhar esta Página