Compacta/Mirrorless até 350€

f.society

Banido
Boas!

Cai no erro de dizer que sim e ofereceram me uma Canon 1200D no natal. Infelizmente este tipo de máquinas não dá para mim em termos de tamanho. Já estou a tratar de vender e preciso agora da vossa ajuda:

Até 350€ o que é melhor compra?

1. Fuji X10 usada (150€)
2. Fuji X30 usada (300€)
3. Sony RX100 I nova (350€)

4. Sony A5000 com lente kit (350€)
5. Outra Mirrorless compacta..

Até agora reuni estas opções. Gosto das compactas mas sinto um bocado medo de passar de sensor apsc para 2/3 ou 1''.

A Sony a5000 parece me um bom investimento por ser pequena, e porque daqui a uns meses posso sempre vender a lente de kit e comprar uma prime da Sigma por menos de 200€ e fico com uma 35mm que é o que gosto mais.

BTW, tenho 170€ em Vale ***** por isso se der para comprar lá melhor.

O que acham? Cheguei a conclusão que consigo viver sem viewfinder especialmente se tiver um ecrã que articulado (que "suba" para usar a máquina ao nível do peito).

Há mais opções que eu não esteja a ver, especialmente em termos de Mirrorless?
 
Tens experiência na área para dizeres seguramente que vives sem viewfinder?

É que até os EVF são um calcanhar de aquiles para as mirrorless, imagino então nem isso ter.

Apesar de a A5000 ser mais pequena, com objectiva, a meu ver, fica tão portátil como a 1200D.
 
Sim já usei câmaras sem viewfinder e não me incomoda muito. Se o ecrã for articulado ajuda bastante.

Não acho que possa concordar com isso da portabilidade.. A a5000 é mínima.
 
Atenção, eu não estou a dizer que têm o mesmo tamanho, digo é que também não te vai caber no bolso das calças, a não ser que lhe tires a objectiva.

Eu só em condições muito específicas consigo utilizar o live view, mas se não tens problemas então não há dúvidas sobre qual escolher.
 
Sim mas nenhuma das que referi tirando a rx100 é bolsavel. Só quero algo mais pequeno e discreto tb.

Tenho medo é da falta de controlos da a5000. Uso sempre modo manual.
 
Não há mais Mirrorless até 350 euros porreiras?

Esta parece razoável para o preço, e acredito que com uma prime Sigma daqui a uns meses seja a mesma coisa que a 1200D com uma prime semelhante.
 
Se quiseres mesmo pequena (entre uma 1200D e uma mirroless. dependendo da lente, ficas na mesma), tens a S120 com um sensor CMOS de 1/1.7''. Arranjas por 300 € na ***** e há pouco tempo estava por 260 €.

Qual a tua máquina antes da 1200D?
 
Mete, isso é um sensor demasiado pequeno. Aliás, já exclui a fuji X10/20/30 por causa disso também.. Tenho medo de sentir diferenças muito grandes das DSLR.

Neste momento estou entre RX100 e A5000.

A RX100 da para tudo, mas perco em qualidade. A A5000 daqui a uns 3 meses consigo meter lhe uma Sigma 30mm f2.8 e fica melhor que a 1200D.

Decisions... Será que a diferença em qualidade é assim tão notória?

EDIT: Outra vantagem da a5000 é que posso comprar primes baratas antigas no ebay, um adaptador e puff... lentes top quality a preços da chuva. Se ao menos tivesse orçamento para a a5100...
 
Última edição:
Na ***** também tens a Panasonic GF6 com 2 lentes por 349€!
Mais tarde também podes adicionar a lente que querias, a Sigma 30mm.
O sensor já é um micro 4/3. ;)
 
Meje, antes tive uma 600D emprestada.

Essa Panasonic estive com ela na mão e não tem grip nenhum.

Já consegui recuperar o valor que tinha em Vale ***** portanto posso comprar em qualquer lado, online inclusive.

Ainda não descartei totalmente a RX100 mas estou a ver opções baratas nas Mirrorless, já vi a NEX 5N super barata. Compensa comprar esse corpo ainda? Comparado com a A5000? Da para comprar por cerca de 130€ e depois metia lhe já uma prime tipo sigma 19mm ou 30mm.

Em termos de Mirrorless de outras marcas o que acham da GM1? Também barata.
 
Última edição pelo moderador:
Mas a NEX 5N também tem focus peaking se não estou enganado. E a vantagem de ser touchscreen, ou seja para lentes com auto-focus dá para escolher ponto de focagem.
 
Bem, estou a entupir aqui o meu tópico e a falar quase sozinho, mas acredito que ajude explicar um pouco a minha utilização.

Não sou profissional, não faço qualquer tipo de trabalho comercial ou venda de fotografias. Adoro fotografar, e o único sítio onde coloco as minhas fotografias é no Instagram onde já conto com quase 20mil seguidores a verem as minhas fotos (must be doing something right I guess).

Já "utilizei" uma série diferente de câmaras: Canon 600D emprestada numa viagem a Roma, a 1200D usei este mês, já utilizei uma Fuji XT-10 durante 1 mês, já fotografei bastante com um iPhone 5 back in the day...

O meu estilo de fotografia não dá para definir exactamente, porque tiro fotografias a muita coisa, mas tendencialmente gosto de fotografar na rua, pessoas e momentos. Faço muitas vezes uso de BW com alto contraste onde acabam por ficar apenas sombras ou silhuetas a contrastar com focos de luz. Gosto de tirar fotografias a pessoas a passarem à frente de edifícios, gosto de vanishing points, de linhas geométricas, etc.

Ou seja, poderia dizer que faço "street photography" mas a realidade é que a fotografia de rua, para mim, tem demasiadas vertentes para me conseguir enquadrar exclusivamente nessa categoria.

Quanto às câmaras, já excluí completamente qualquer coisa maior que uma Fuji X30/X100 ou uma Sony a5000. E sinceramente, tenho algum receio de comprar algo já a roçar o grande como a a5000. Penso para mim próprio que quero andar SEMPRE com uma câmara, e é nesse aspecto que tendo a cair para a RX100/Fuji X30. Mas depois penso "sensor demasiado pequeno" e tendo para a a5000 ou outra Mirrorless.

A câmara que seria perfeita para mim: Ricoh GR I ou II mas ambas ultrapassam o meu orçamento / Fuji X70 anunciada que saí no final deste mês, mas que também ultrapassa o orçamento.

Para além disso, fotografo quase sempre em M. Como há movimento, tendo manter um shutter speed sempre mínimo de 1/200 e dependendo da máquina/lente vou mexendo mais no ISO e na abertura da lente. Ou seja, a máquina ideal tem que ter vários controlos físicos ou facilidade de fazer estas alterações rapidamente no menu. Se demorar muito, perco a foto. Neste caso tenho dúvidas em relação à rapidez com que consigo fazer isso numa A5000 ou numa RX100.

Não consigo utilizar EVF (pelo menos durante mt tempo) porque fico com dores de cabeça. O visor optico não me faz isso, mas na realidade tirando DSLR's tudo o resto tem EVF, ou não tem nada. O que faço é evitar ao máximo compor com um EVF, usando sempre o ecrã (se for articulado é uma mais valia, para usar p.e. waist level). Utilizo o EVF apenas quando há muita luz para ver o ecrã.

Não gosto de utilizar zoom, gosto de me movimentar e enquadrar as minhas fotografias através de uma aproximação física. Só desta forma é que sinto que a foto é natural. Por vezes "apanho" demasiado conteudo e dou um ligeiro crop.

Não utilizo qualquer tipo de software de edição no PC, não gosto. Fotografo em JPEG e de seguida passo tudo para o telefone onde edito utilizado VSCO Cam e depois partilho.

Basicamente é isto. Nem sei se alguém vai estar a ler isto tudo, mas caso o façam agradeço imenso pela ajuda. Sumariando modelos:

Fora do orçamento:

1. Ricoh GR I/II (perfeita)
2. Fuji X100S/T (a primeira é muito lenta a focar...)
3. Sony RX100 III (a lente sempre seria melhor que os dois modelos anteriores)
4. Fuji X70

(estes modelos servem de guidelines para o que eu valorizo..)

Dentro do orçamento:

1. Sony A5000 c/ lente kit (comprar uma Sigma 19mm/30mm no futuro, mas vai demorar uns meses)
2. Sony NEX 5N usada só corpo (compra-se logo a Sigma)
3. Sony RX100 (acho que só chega o orçamento para o primeiro modelo, ou seja não tem ecrã articulado)
4. Fuji X10 usada (sensor mais pequeno que todas as outras)
5. Fuji X30 usada (mais actual mas reside a questão do sensor).
 
Primeiro acho que devias definir se queres algo tipo uma RX100 que, não cabendo no bolso das calças, é mais compacta que uma mirrorless que tenha que ter uma lente acoplada, ou se com uma mirrorless não ias achar grande na mesma. Acho que tu próprio ainda não decidiste isso, e essa decisão só tu a podes tomar.

O teu problema com um sensor de um polegada é exatamente qual? Eu sei as desvantagens, mas queria que indicasses, o que, no teu caso particular, te inibe de uma opção dessas.

Quanto às fotos de rua, andares em modo full Manual a tirar fotos no fio da navalha (a momentos que acontecem em frações de segundo), parece-me um erro. Podes perfeitamente capar a máquina a um ISO que ela se aguente, e meteres em prioridade à velocidade, já que a queres manter acima de 1/200. A abertura será adaptada aos outros settings também pela máquina. Eu também faço quase tudo em M, mas pura e simplesmente não é pratico em algumas situações.

Não conheço todas as máquinas de que falas aí, nem estou com tempo para dar uma vista de olhos, mas se fosse a ti tentava uma RX100 MKIII... Se não lhe conseguisse chegar, tentava uma semi-nova.
 
@Lyp obrigado pela tua resposta.

Quanto ao tamanho é verdade e tens toda a razão. Uma RX100 tenho a certeza que vou andar 24h com ela. Cabe num bolso. Cabe em todo o lado, mesmo.

Uma A5000 ainda não sei. A câmara é pequena, mas com uma Sigma 30mm já fica maior. E não cabe em nenhum bolso.

Tenho medo de não me apetecer andar sempre com ela, e por esse mesmo motivo, perder fotos que se calhar iria tirar com a RX100.

Quanto ao sensor, o meu único receio é notar perda de qualidade por exemplo comparado com a 1200D que estou a vender. Mas cada vez mais acredito que para o meu uso, não vou notar diferença.

Infelizmente a RX100M3 para mim Está fora de questão porque já ultrapassa muito o orçamento, mesmo usada.

Neste momento em termos de preços de máquinas novas:

- RX100 1 350€
- RX100 2 400€ (se a ***** voltar a fazer promo)
- A5000 325€
 
Pois, na minha opinião (baseada no que dizes), deves ir para algo mais compacto. Se queres andar sempre com ela, uma RX100 ou algo do género é o ideal... Tem uma qualidade decente, e ocupa pouco espaço.

Eu tenho uma reflex para quando quero fazer algo melhor e em condições mais exigentes (menos luz, controlar melhor o DOF, etc), e tenho uma Nikon J1 que comprei usada (imaculada) com a 10-30mm VR por 150€... Tem 10MP e um sensor de 1 polegada tal como a RX 100, e digo-te que esperava menos da máquina... Comprei-a sem grandes expectativas, para levar em situações que a Reflex não fosse tão confortável, e assim tinha algo compacto e com controlos manuais. Estou bem contente com o custo/benefício, de tal forma que há 2 semanas acabei por comprar uma lente (a prime 18,5mm f1.8) para a gaja, numa promo que apanhei numa Amazon... Não foi pelo tamanho (tem apenas menos 4mm que a 10-30), mas pela nitidez e desfoque que produz... Como sabes, o DOF também é influenciado pelo tamanho do sensor.

Não te estou a sugerir que compres uma J1, porque não cabe no bolso. Estou apenas a dizer que por vezes descartamos opções porque não são a última tendência, e por vezes é errado. Ás vezes compramos maquinas porque têm isto e aquilo, e depois não usamos.

A A5000 parece-me bem nas mirrorless. Nas compactas avançadas, se não quiseres ir para usados, a RX100 1 parece-me que é a única que cabe no teu orçamento. Naturalmente que vais sempre perder para uma DSLR, mas será que no teu tipo de fotos vais notar grande coisa? Parece-me que para ti, é mais importante uma foto captada a qualquer momento com boa qualidade, em vez de uma foto tirada de longe a longe (porque não vais andar sempre com um trambolho atrás de ti) com qualidade xpto ultra HD.

Era fixe uma compacta com qualidade de uma Full Frame, e sub 400€... Mas não há :)
 
Back
Topo