Compacta/Mirrorless até 350€

Obrigado a todos pelas respostas.

Quanto à A5000 está a 298€ na Amazon, mas eu muito provavelmente optaria antes pela NEX 5N que se arranja o corpo como novo a 100€ é ainda tem o touch. E sobrava para comprar a Sigma 30mm.

Eu até que fiquei satisfeito com as imagens que mostrei aí em cima da RX100, se calhar não sou assim muito exigente. Pareceu me que facilmente conseguia fazer as fotografias que coloquei no primeiro post com ela.

A ***** já me disse que em principio a máquina volta a estar em promoção até ao fim de semana, mas agora falta me decidir se é isto mesmo que eu quero.

Também já encontrei a Fuji XM-1 so corpo barata, ou até com a lente de kit. Mas o problema é o tamanho gigante da lente de kit. Seria para lhe meter uma 27mm e mais tarde quem sabe a 35mm. Mas não dava para ficar com a lente de kit agora.

Tenho estado a investigar também o sistema Micro 4/3.

Basicamente Panasonic e Olympus mistura se tudo não é? Sem adaptadores nem nada..

Um corpo como a EPL-6 ou EPL-5 é uma boa aposta?

E a nível de lentes, se quisesse comprar uma prime entre os 20 e os 35mm até 200 e tal euros nova ou usada... O que recomendaram? A Panasonic 20mm f1.7?
 
Última edição pelo moderador:
Sim, é tudo sem adaptadores, tens é de ter em atenção as caracteristicas de ambos os corpos, panasonic normalmente sem estabilização no corpo - tenho uma g6 - (estabilização no corpo na gx7 e gx8), olympus com estabilização no corpo. Isso pode condicionar-te na compra de lentes estabilizadas para corpos panasonic.

A 20mm é uma boa lente, eu tenho-a, tens é de ter em atenção que é um pouco lenta a focar por isso não é aconselhavel para coisas em movimento, mas é uma boa all rounder pois lida bem também com situações com pouca luz.

Se quiseres algo mais wide e barato a 14mm f2.5 pelo preço é uma boa surpresa (também a tenho), muito leve e pequena, bastante mais rápida a focar, a qualidade de imagem é boa e normalmente bem mais barata.

Existem mais opções, mas essas são as que conheço mais de perto.
 
Obrigado pela tua resposta!

A nível de corpos, para usar por exemplo com a 20mm (prefiro algo que corresponda na realidade a uma distância entre os 35mm e os 50mm, e esta corresponde a 40mm certo?) o que recomendas? A EPL 5 ou 6 são boas opções?
 
Compra com focus peaking. Ando a descobrir lentes antigas MF e não quero outra coisa.
75-210 F3.4-4.5 por 12 libras, 50mm F1.4 por 45 euros.
Na A5000 só levo a 16-50 pancake quando preciso dum conjunto verdadeiramente pocketable para levar na mochila da bike e ter uma gama mais versátil.
 
Compra com focus peaking. Ando a descobrir lentes antigas MF e não quero outra coisa.
75-210 F3.4-4.5 por 12 libras, 50mm F1.4 por 45 euros.
Na A5000 só levo a 16-50 pancake quando preciso dum conjunto verdadeiramente pocketable para levar na mochila da bike e ter uma gama mais versátil.

Que máquina tens? Acho que a EPL 5 tem focus peaking.. Vou investigar.
 
Sony A5000....

Vi agora que era para uma EPL-5. Pá, se já usar estas lentes vintage FF em sensores crop APS é pecado, entao na minha opinião, em MFT é sacrilégio.
 
Última edição pelo moderador:
Pois mas em M 4/3 há muita lente boa e barata.

Neste momento posso ir buscar uma Olympus EPL-5 só corpo por 200€ como nova. E uma Panasonic 20mm f1.7 por 200€ também como nova.

Rebento o orçamento mas o que acham? Terá o conjunto melhor qualidade que a RX100? Não me interessa o zoom porque gosto de primes e não preciso de EVF na máquina.
 
@Fatalit1-4 melhor que a Sony A5000 sim, por causa das lentes mais baratas e luminosas disponíveis para M4/3, mas será melhor que a RX100 M2 com a lente fixa a começar nos f1.8?

Neste momento é mais esta a minha dúvida. Acho que já descartei a A5000. Estou entre M 4/3 e RX100. Achas a EPL-5 boa aposta? Por 180/200€ só corpo.

Depois em relação a primes já vi as seguintes:

- Panasonic 20mm F1.7
- Sigma 19mm F2.8
- Panasonic 25mm F(nao me lembro agora)
 
Pois mas em M 4/3 há muita lente boa e barata.

Neste momento posso ir buscar uma Olympus EPL-5 só corpo por 200€ como nova. E uma Panasonic 20mm f1.7 por 200€ também como nova.

Rebento o orçamento mas o que acham? Terá o conjunto melhor qualidade que a RX100? Não me interessa o zoom porque gosto de primes e não preciso de EVF na máquina.

A EPL-5 ou 6 são boas opções, tem um bom sensor, tem estabilização no corpo e no geral são boas máquinas. Se gostas de primes, o sistema tem boas primes para vários gostos e preços, para além das que mencionei tenho a olympus 45mm f1.8 que é uma lente excelente e também quase obrigatória. Também encontras primes da sigma para m43 não sei se ainda as fabricam, mas costumam encontrar-se baratas por aí.
Boa sorte!
 
Eu não teria qualquer dúvida em optar pela Olympus em detrimento da RX100.

Em relação às primes, as Sigma são bastante boas. Então a 60mm 2.8 é brutal.

Devo confessar que por norma prefiro as lentes Zuiko que as Pana Leica.

A Pana Leica 25 F1.7 está a excelente preço, mesmo nova!
 
Obrigado pela tua opinião @Fatalit1-4 estou a ficar mais inclinado para M 4/3 sem Dúvida.

É que por um lado, a A5000 Fuji Xm1 etc são boas máquinas, mas as lentes são caras (fuji para esquecer mesmo), e apesar de terem sensores apsc não acredito que haja uma diferença tão considerável assim.

Onde viste a pana 25 a bom preço já agora? É comparável à Olympus Zuiko 25mm?
 
São sistemas diferentes. Para o meu trabalho a Olympus tem o sistema ideal.
Isso dos sensores pequenos não me convence! ;)

Eu nunca usei a 25mm da Pana Leica. Mas andavam nos 250 euros novas.
Uso sim a 25mm Zuiko. E essa é excepcional. É minha lente favorita.
 
Sou capaz de conseguir essa Zuiko por 220€ como nova com factura da ***** com 2 meses de uso leve.

Mas pronto, lentes vou pensar daqui a umas horas. Agora só quero pesquisar um pouco mais e confirmar que em termos de corpo fico bem servido com a EPL 5 comparando com o que há no mercado. Por 180€ quase nova parece me bem.
 
Mas com esse tipo de lentes nunca vais ter grande variedade de focais (aliás, acho que são todas primes :p).
Para andares "compacto" vais ter que fazer alguns sacrifícios.
A RX100, é compacta e tem o equivalente a uma 24-70 ou 24-80mm se não estou em erro.
Sempre é mais versátil alguma coisa.

Tens que ver o que realmente é mais importante.

Cumps
 
Mas a questão é que eu preferia que a Sony não tivesse zoom. Se fosse uma 28/35mm fixa nos 1.8 eu já a tinha comprado. Prefiro mil vezes fotografar com primes. E acredita que eu vez de teres a versatilidade na palma da mão, tens que ser tu a tornar te muito mais versátil.
 
Sim, eu também gosto de pegar na minha 35mm 1.8 e ir com ela para a rua...
Mas não dá para tudo, por isso é que disse o que disse.

Nesse caso, a Olympus PEN E-PL5 com a Panasonic Lumix G 20mm f/1.7, parece ser uma boa opção.

Eu preferia algo como a sony alpha 6000 - tem viewfinder, tem melhor qualidade de imagem, melhores prestações em ISO elevado, lentes sigma e tamron, etc...
E é quase a mesma coisa em termos de tamanho.

Mas essa olympus não me parece mal.

Cumps
 
Pois mas o preço da A6000 não tem nada a ver.

Viewfinder dispenso. E também há lentes sigma para micro 4/3. Aliás exactamente as mesmas lentes... 19,30 e 60mm f2.8
 
Back
Topo