Compal HL80 review (VBI build by inmoove)

karlitos

Power Member
Compal HEL80
com:
C2D 7200
2GB Ram
120Gb Sata 5400rpm
Geforce 7600


estas sao as caracteristicas principais o portatil que foi comprada atraves da ***** a quem agradeço a simpatia e a rapidez de engrega do portatil antes da ida para férias.

bem, vamos ao que interessa:

aqui ficam uns screens do CPUZ

cpuzsq9.jpg


cpuzmemdz8.jpg


e umas fotos do aspecto geral:


a qualidade de construçao é no geral boa. nao tenho nenhum defeito a apontar, nao tem nada de ruidoso nem sao plasticos maus, claro que tambem nao é nenhum topo de gama em qualidade.

um dos defeitos que é apontado relaciona-se com o teclado, posso confirmar que realmente o teclado tem o defeito apontado, no entanto eu estou a escrever neste momento no portatil e posso dizer que se escreve bastante bem, o defeito que tem de as teclas serem muito sensiveis e afundarem demasiado eu pelo menos apenas sinto no canto inferior direito (sitio das teclas direccionais). de resto é o normal para um portatil. a utilizaçao da tecla FN para acesso as varias opçoes como baixar\aumentar som é feita de forma normal, talvez com a diferença de o FN se encontrar no canto inferior esquerdo onde eu costumo ver o control noutros portateis, mas com o habito é uma situaçao ultrapassavel.

o local onde repousam os pulsos enquanto se escreve nao parece que desgaste ou perca a cor facilmente, mas isso apenas o tempo dirá.

o touchpad parece-me de boa qualidade e tambem nao aparenta possibilidade de desgaste, a proximidade com os butoes do rato é a normal.

entre estes butoes encontra-se o leitor de impressoes digitais que ainda nao pude testar uma vez que estou a usar o windows vista e nao esta disponivel ainda nenhum programa, no entanto o site da compal ja dispoe de drivers disponiveis e o leitor ja é reconhecido.

Ja que estou a falar acrescento que o site da compal dispoe de bastante software para o portatil, assim como bios e com acesso facil, dispondo inclusive de drivers para todo o hardware ja para o windows vista (32 e 64bit).

falando agora do ecran, é bastante bom, nitido e tem bastante claridade mesmo em situaçoes de muita iluminaçao exterior.

o computador em si com todas estas caracteristas é bastante rapido mesmo, talvez ajudado pelos 2Gb de ram, os programas abrem rapido mesmo com muitos programas abertos.

tudo isto gera aquecimento como é normal. este sente-se um pouco quando se escreve ou se tem o teclado sobre as pernas sendo que o aquecimento maior é na zona inferior esquerda e central. a zona do touchpad aumenta de temperatuda mas nada de anormal.

a webcam integrada tem bastantes funçoes e boa qualidade.

o bluetooth reconheceu os meus telemoveis sem problemas.

o wifi testei num hotspot da PT. tem a capacidade de alcance normal e qualidade para um portatil, funcionou sem problemas. as capacidades de rede sao as normais para o tipo de placa de rede. nao testei a capacidade gigabit.

em relaçao ao peso nao me parece ser pesado para carregar no dia a dia para um portatil de 15,4", nao consegui pesar, mas assim que possivel vou pesar para ver, mas aponto em algo para os 2.5 a 3kg.

a refrigeração do portátil através da ventoinha não causa muito barulho... vai funcionando quando necessária.

o gravador grava também bem, não é ruidoso a ler, le sem problemas mesmo alguns DVD's que eu tinha um pouco mais riscados.

nao testei nenhum jogo. assim que possivel instalo o 3Dmark, mas nao estou a espera de nada de especial visto que é do conhecimento geral que a gráfica esta em underclock.

bem... como opinião geral considero o portátil uma boa aquisição tendo em conta a relação preço/qualidade.

o unico defeito que aponto é mesmo o do teclado, que sem me prejudicar, pois nao costmo utilizar as teclas direccionais é um pouco chato, principalmente como é o caso quando estou a escrever e quero mudar de linha para cima e para baixo, a seta direccional para baixo é mesmo sensivel é a que afunda mais.

Bem... é o priveiro review que faço a alguma coisa.

é apenas a minha opiniao que pode ser relativa e discutivel. caso queiram saber mais algo sobre o portatil perguntem que nao me importo de esclarecer.


EDIT:

instalei agora o XP profissional, ja me cansei de brincar no vista, inda ta muito verde. lol

ja instalei o fingerprint reader. custou um bocadinho a perceber o funcionamento (porque me aborreceu ler os manuais lol) mas ta muito porreio... entrar no portatil com a passagem do dedo da jeito. hehe

quanto ao som, instalei os ultimso drivers da realtek. esta a funcionar sem problemas tanto as colunas do portatil como com os phones, e o cz que se ouve é apenas em silencio pelo que nao considero um problema nem incomoda.
 
Última edição:
Ois!

Muito obrigado pela review...
axo k vai ajudar muita gente na sua escolha.

Queria só deixar o facto de n ter as fotos do aspecto geral, pelo menos eu n consigo ver.

Além de dizeres que o monitor é bastante bom e nitido, gostaria que dissesses
mais ou menos os angulos de visão para o monitor, tt horizontal, como vertical.

Obrigado
 
Ois!

Muito obrigado pela review...
axo k vai ajudar muita gente na sua escolha.

Queria só deixar o facto de n ter as fotos do aspecto geral, pelo menos eu n consigo ver.

Além de dizeres que o monitor é bastante bom e nitido, gostaria que dissesses
mais ou menos os angulos de visão para o monitor, tt horizontal, como vertical.

Obrigado

nao estou em casa, e nao trouxe o cabo para ligar a maquina... so depois é que me lembrei disso, mas logo ponho as fotos.

o angulo de visao é bastante bom mesmo tanto na horizontal cmo vertical nao te sei dizer em graus.

o ecran tem mesmo muita qualidade, dos melhores que vi ultimamente em portateis.
 
tks...

pk eu tou mm a pensar comprar esse mesmo portatil, e já tive k portateis,
tipo os hp, k axo k o ecran é mt frakinho, tem imensos reflexos, o preto n
é preto e se tiver duas pessoas a tt ver um filme, ainda piora a situação :)

n ker dizer k sejam todos, mas pelo menos nos hp k eu estive eram assim...
ja pelo contrario tive k 1 asus w5 e um acer k eram mt bons.
 
O único problema é os builds VBI serem um bocado feios, principalmente em relação aos não-VBI. :(

Quanto ao teclado, muita gente aplicou fita cola fina de dupla face na superfície por baixo do teclado, de modo a fixá-lo a essa superfície. Assim o teclado fica esticado, não permitindo que deslize sobre a superfície quando pressionas. Fica rígido, não afunda. Outros decidiram meter placas finas por baixo do teclado, colados à estrutura (por exemplo CDs partidos ao meio, tiras de fita métrica rígida e plana). Bricolage informática. :P

Também gostava que tentasses usar auscultadores no portátil para ver se ouves algum ruído e se esse ruído incomoda.
 
O único problema é os builds VBI serem um bocado feios, principalmente em relação aos não-VBI. :(

Quanto ao teclado, muita gente aplicou fita cola fina de dupla face na superfície por baixo do teclado, de modo a fixá-lo a essa superfície. Assim o teclado fica esticado, não permitindo que deslize sobre a superfície quando pressionas. Fica rígido, não afunda. Outros decidiram meter placas finas por baixo do teclado, colados à estrutura (por exemplo CDs partidos ao meio, tiras de fita métrica rígida e plana). Bricolage informática. :P

Também gostava que tentasses usar auscultadores no portátil para ver se ouves algum ruído e se esse ruído incomoda.

quanto a estetica é sempre relativa. realmente nao é de encher o olho... para mim é melhor assim, esta menos susceptivel aos amigos do alheio... alem de que eu sempre preferi a funcionalidade à estetica.

quanto ao teclado, como é so na zona direccional nao me incomoda.

o som as colunas dao um som muito porreiro. os phones tambem dao um som bom na saida de audio com os ultimos drivers oiço um ligeiro "czzz" muito baixinho mesmo, e apenas quando nao esta sem nada a tocar, como tal considero normal.

p.s: alterei o review.
 
... Assim o teclado fica esticado, não permitindo que deslize sobre a superfície quando pressionas. Fica rígido, não afunda. Outros decidiram meter placas finas por baixo do teclado, colados à estrutura (por exemplo CDs partidos ao meio, tiras de fita métrica rígida e plana). Bricolage informática. :P
:wow:
Mas o teclado desliza??? :blubomte:
 
Boas,

Eu também adquiri um compall HL 80 à pouco tempo mas tou com problemas..
Depois de instalar o windows XP professional ele não detecta nem a webcam nem o leitor de impressões digitais, já instalei as drivers várias vezes mas ele diz sempre que não detecta. vou tentar contactar a ***** ou a inmove para tentar resolver o prob. Se alguem souber de alguma coisa coisa a este respeito agradeço a ajuda;)

Cumps
 
Boas,

Eu também adquiri um compall HL 80 à pouco tempo mas tou com problemas..
Depois de instalar o windows XP professional ele não detecta nem a webcam nem o leitor de impressões digitais, já instalei as drivers várias vezes mas ele diz sempre que não detecta. vou tentar contactar a ***** ou a inmove para tentar resolver o prob. Se alguem souber de alguma coisa coisa a este respeito agradeço a ajuda;)

Cumps


onde foste buscar os drivers?

ja viste na pagina da compal?

vai ao gestor de dispositivos do windows e ve se nao esta la esses dispositivos por reconhecer.
 
decidi me a comprar 1 compal e hoje fui busca lo.

Apenas com algumas horas de utilização e posso dizer que estou bastante satisfeito com ele.
Gosto do teclado (excepto as teclas directionais, o esc e o local do left crtl), nao e lindo de morrer mas tambem nao e nada feio.
Quando pus o americas army com tudo no maximo nem se notou diferença. Portou se mesmo 5 *.
O unico defeito e mesmo o leitor de dvds que tem aspecto de ser muito fragil e quando se mete algum cd o portatil faz 1 bocado de barulho (devido ao funcionamento das ventoinhas).
Os ciclos de 30 segundos tambem conseguem ser 1 pouco irritantes.
Como ja disseram o portatil é bastante robusto.
Aquece um bocado na zona do touch pad mas nada de extraordinario.
A parte destes "defeitos" tou satisfeitissimo com a escolha.
Nunca experimentei um lightspeed mas acho que nao vale os 150 euros de diferença.
 
bem... hoje vim de viagem para casa... ainda nao tinha utilizado a bateria...

posso dizer que vim cerca de 1h45 a ver um filme.


depois parei numa estaçao de serviço da galp e estive 30minutos a usar o wifi...

quando acabei tinha 11% da bateria... por isso nao ta mau tendo em conta o tipo de uso...

aproveito para dizer que a bateria é de 6celulas, mas havia a possibilidade de escolher de 9celulas, mas como eu normalmente trabalho ligado a corrente nao escolhi.


quanto aos jogos como ja disse posso dizer que nao ta mau, parece-me bastante bom...

os ciclos que foram referidos em cima eu na minha opiniao nao noto muito.

quanto a drive de DVD's é verdade que faz barulho ao ler os DVD's/CD's, mas ha um programa fiche que da pa instalar para por a ler devagar e ja nao faz barulho.

noto é que o portatil faz tipo uns "bip... bip... bip" baixinhos as vezes sem tar colunas nem nada ligado... amana vou ligar pa ***** ver se isto é normal.
 
olá,

Assim como tu, eu também comprei um Compal HL 80 e nunca me apercebi desses barulhos a que te referes.

Outra coisa, os valores que apresentas-te do CPU-Z em alguns campos são diferentes dos meus, exactamente com as mesmas características.

tipo:

voltage 1.225 v
Core Speed 1995 MHz
Multiplier x12
Bus Speed 166
Rated FSB 665

Memória:
Frequency 332.5 MHz

Estes valores foram lidos quando o portátil estava a converter um filme de avi para dvd. Não sei se tem influência.
 
Outra coisa, os valores que apresentas-te do CPU-Z em alguns campos são diferentes dos meus, exactamente com as mesmas características.

tipo:

voltage 1.225 v
Core Speed 1995 MHz
Multiplier x12
Bus Speed 166
Rated FSB 665

Memória:
Frequency 332.5 MHz

Estes valores foram lidos quando o portátil estava a converter um filme de avi para dvd. Não sei se tem influência.

O karlitos não devia estar com o CPU em uso quando tirou a screenshot, por isso o CPU estava mais lento para poupar bateria.
 
Back
Topo