Compal HL80 review (VBI build by inmoove)

Já me disseram muito bem e muito mal do Compal HEL80.
De entre todas as características que pesquisei e verifiquei por mim mesmo (tenho um amigo que tem um e nem está muito satisfeito), posso destacar as seguintes:

PROS:
- Relação / Preço
- Boa construcção
- WebCam & Fingerprint Scanner

CONS:
- Performance podia ser melhor, tanto a nível de processamento como gráfico (fruto de um chipset gráfico underclockado, provavelmente para impedir o aquecimento).
- Não existem sedes da Compal em Portugal, pelo que ainda estou à espera que aqui apareça alguém para relatar uma experiência com a garantia e a assistência técnica da marca


Posso também acrescentar que adquiri um ASmobile S96J (VBI built on ASUS) com características muito semelhantes a este (apenas o chipset gráfico é um ATI X1600 512 HM) e este é faboluso. Tive oportunidade de comparar com o Compal e sem dúvida que o ASUS arrebata o Compal para o canto. De todos os testes que fizemos, apenas a jogar F.E.A.R é que o Go 7600 foi superior (em cerca de 3 frames) ao ATI X1600; de resto, o S96J venceu em tudo (memória, processamento, jogos, renderização...), isto com sistemas operativos iguais (WinXP SP2). Não troco este nem por nada... Além de que é da ASUS = garantia e assistência 5*.

Fiquem bem :lol:
 
Última edição:
Não troco este nem por nada... Além de que é da ASUS = garantia e assistência 5*.

Se pensas q a asistencia será prestada pela Asus estás mt enganado... ;)

"Built on Asus"...é construído no chassis Asus, mas a assistência é prestada pela loja onde compraste, exactamente o mesmo se passa com o barebone Compal...

Qt à 7600go underclocked n me parece q seja mt dificil meter os clocks de origem e chegar a um melhor compromisso performance/aquecimento... :-D
 
Aquando da compra do portátil, recebes um documento da ASmobile (a tal subdivisão da ASUS) com o certificado de garantia e as condições para assistência técnica. Dele consta a informação que podes pedir assistência na loja onde adquiriste o portátil, além da garantia da marca, ou seja, tal e qual como se comprasses um ASUS já feito.


Aconcelho a que leiam esta notícia: http://rmelectro.com/cgi/det?i=1582
 
Aquando da compra do portátil, recebes um documento da ASmobile (a tal subdivisão da ASUS) com o certificado de garantia e as condições para assistência técnica. Dele consta a informação que podes pedir assistência na loja onde adquiriste o portátil, além da garantia da marca, ou seja, tal e qual como se comprasses um ASUS já feito.


Aconcelho a que leiam esta notícia: http://rmelectro.com/cgi/det?i=1582

Sim! E depois! Onde é que diz nesta notícia que a assistência e garantia é dada pela ASUS?
 
Não troco este nem por nada... Além de que é da ASUS = garantia e assistência 5*.

Pareces um expert em assistência ASUS! Tens precisado muitas vezes?:-D

Os Compal têm melhor qualidade de construção que os ASUS, e pelo que tenho lido, maior fiabilidade tb. Um exemplo fácil é a resistência à torção das tampas, muito importante para protegerem com eficácia um dos elementos mais importantes de um portátil. Façam este teste simples antes de comprarem um. Alguns portáteis que apostam no design, têm estas partes muito frágeis...

Quanto à gráfica com underclock, dura mais tempo e aquece menos o portátil. O que é bom desde que não se seja um purista dos jogos! Em jogos baseados em Open GL, mesmo assim, consegue ser melhor que a X1600! LOL
 
Bem, uma vez que há quem se baseie em comentários e eu em factos (dado que já estive perante ambas as máquinas), acho conviniente referir que quem diz que o Compal é mais resistente que o ASUS, é bom que se desengane... De facto, o Compal tem um aspecto sólido e bem constituido, mas o ASUS não lhe fica nada atrás! O ASUS tem um aspecto de "torradeira moderna", mas tem uma boa construcção. Aconcelho também a que mexam no teclado do Compal e depois dizerem o que é frágil...

Fazer o teste da torção das tampas não me parece muito inteligente. Um dos aspectos que menos se considera na aquisição de um portátil é mesmo a resistencia do material, até porque muita gente parte do princípio que eles são todos semelhantes. Não digo que isso não deve interessar na escolha de um portátil, mas a menos que se vá com ele para a montanha ou para a praia, não me parece que seja prioritário. Qualquer pessoa com dois dedos de testa que adquire um portátil, penso eu que também se vai preocupar em arranjar uma mala decente, eventualmente um 2nd skin, para o proteger dos choques e arranhões... Mas isto sou eu que penso...}>

Em relação às gráficas, muitos testes dizem que as 7600 são melhores que a X1600. É provável que isso seja verdade, mas o que muitos não sabem é que as 7600 vêm underclockadas em relação à origem, fruto do aquecimento que facultam. As ATI (como sempre) não têm este problema. Nas tabelas, as comparações aparecem considerando valores de origem, o que, de certo modo, acaba por "falsificar" os resultados finais.
Se estivermos a falar de desktops, só tenho uma coisa a dizer... nVidia for the win!!
Mas em termos de portáteis, e falando em gamas médias (que é o caso), aconcelho ATI, por ser mais fiável.

Aproveito para acrescentar um dado que um amigo me forneceu e que retirou de um estudo feito no estabelecimento onde trabalha (entenda-se por loja de informática), que revelou que, em 117 portáteis que foram para reparação com gráficas danificadas em 6 meses, 102 são nVidia... Poderá ser coincidência, mas posto isto prefiri jogar pelo seguro...

Não quero de maneira nenhuma dizer que o Compal é pior que o S96J, apenas manifestar a minha opinião pessoal, baseada nas experiências que tive.


BB:lol:
 
Não quero de maneira nenhuma dizer que o Compal é pior que o S96J, apenas manifestar a minha opinião pessoal, baseada nas experiências que tive.

Não?!... :-D

Olha que ninguém diria isso a avaliar pelos teus posts neste tópico... ;)

Mas é como dizes, é a tua opinião, cada um sabe de si e da importância q deve dar às opiniões q lê...

O que eu vejo é a melhor relação preço/performance/qualidade do mercado :

Intel® Core™ 2 Duo T5500
- 1024MB DDR2 667MHz
- Disco rígido 100GB S-ATA
- Ecrã GlareType WXGA de 15.4Pol
- Placa gráfica NVIDIA® GeForce™ Go 7600 256MB
- Bluetooth
- Gravador DVD SuperMulti Double Layer
- WebCam

899 €

Intel® Core™ 2 Duo T7200
- 1024MB DDR2 667MHz
- Disco rígido 120GB S-ATA
- Ecrã GlareType WXGA de 15.4Pol
- Placa gráfica NVIDIA® GeForce™ Go 7600 256MB
- Bluetooth
- Gravador DVD SuperMulti Double Layer
- WebCam

1079 €
 
Em relação às gráficas, muitos testes dizem que as 7600 são melhores que a X1600. É provável que isso seja verdade, mas o que muitos não sabem é que as 7600 vêm underclockadas em relação à origem, fruto do aquecimento que facultam. As ATI (como sempre) não têm este problema. Nas tabelas, as comparações aparecem considerando valores de origem, o que, de certo modo, acaba por "falsificar" os resultados finais.
Se estivermos a falar de desktops, só tenho uma coisa a dizer... nVidia for the win!!
Mas em termos de portáteis, e falando em gamas médias (que é o caso), aconcelho ATI, por ser mais fiável.

Santa paciência... :zzz:

Pergunta-te a ti próprio isto:
A X1600 dos Macbook Pro é equivalente à X1600 Pro ou XT dos desktops ?

Resposta - a nenhuma, pois é uma versão mais lenta do que ambas.


Ora, se a X1600 Pro/XT já leva "porrada" da 7600 GS/GT nos desktops, imagina nos laptops.
Pois, a Geforce 7600 é mais rápida e consome menos energia, o core é mais pequeno.
Agora até há uma versão aínda mais pequena feita a 80nm, chamada Go 7700.
E se pensas que a X1700 Mobile da ATI é equivalente, lê isto:

ATI's X1600 graphics chips have always offered lackluster performance relative to the competition - X1600 XT cards were only slightly faster than GeForce 6600 GTs, and the 7600 GT is easily able to maintain a performance lead. The situation has not changed much when comparing the Radeon Mobility X1700 with the GeForce Go 7700. The X1700 could have other advantages over the 7700, for example it might require less power allowing for increased battery life, or it might provide better multimedia functions. If 3D performance is lower than the competition, however, most gamers aren't going to care about getting more battery life from their laptop

G2P's Radeon Mobility X1700 ends up being quite a bit slower than the A8JS' GeForce Go 7700

http://www.anandtech.com/mobile/showdoc.aspx?i=2899&p=2
 
Ora, se a X1600 Pro/XT já leva "porrada" da 7600 GS/GT nos desktops, imagina nos laptops.
Pois, a Geforce 7600 é mais rápida e consome menos energia, o core é mais pequeno.
ATI's X1600 graphics chips have always offered lackluster performance relative to the competition - X1600 XT cards were only slightly faster than GeForce 6600 GTs, and the 7600 GT is easily able to maintain a performance lead.

Acho que estás a confundir a 7600 com a 7600GT...

A 7600GT é a melhor mid-range para portáteis, enquanto a 7600 é equivalente à X1600.

Em relação às gráficas, muitos testes dizem que as 7600 são melhores que a X1600.
Se há muitos a dizer isso, então nem sei quantos haverá a dizer o contrário ou a dizer que são praticamente iguais.
o que muitos não sabem é que as 7600 vêm underclockadas em relação à origem, fruto do aquecimento que facultam.
Porque é que achas que o Z96J aquece mais que o HEL80?
E mesmo assim, pelo que dizem, a 7600 do HEL80, quando está com os mesmos clocks que a X1600 do Z96J, aquece menos que esta.
 
Disse claramente que para desktops a nVidia vencia de todas as maneiras.
Já estão a ser feitas comparações que não têm pés nem cabeça... Comparar um 7600GT a uma X1600 é, no mínimo, desleal, uma vez que o "concorrente directo" da 7600GT é a X1650pro... Mas quando a isso fico-me por aqui.

Em relação aos portáteis, sinceramente ainda não tive a oportunidade de fazer um teste para ver qual aquece mais, mas prometo que assim que possa o farei. Posso estar enganado...
 
Não há "7600" em desktops.
Ou são 7600 GT, ou 7600 GS.

Sendo assim, a versão mobile naturalmente tem clocks mais baixos, mas a X1600 Mobile também.

É engraçado mandar postas de pescada sem conhecimento sequer do que se ta a falar. Pior ainda é confundir a linha desktop com linha portatil e tirar conclusoes. :-D

Eu explico o problema:
O Compal HEL80 tem uma 7600 mobile underclocada em relaçao á 7600 mobile reference!
O Asus Z96j tem uma X1600 mobile com os mesmo clocks da X1600 mobile reference!

Se a 7600 mobile reference e a X1600 mobile reference estavam perfeitamente igualadas, com o underclock da 7600 mobile do Compal Hel80 este equilibrio perde-se com vantagem para a X1600 mobile do Z96J.

Ora, se a X1600 Pro/XT já leva "porrada" da 7600 GS/GT nos desktops, imagina nos laptops.
Pois, a Geforce 7600 é mais rápida e consome menos energia, o core é mais pequeno.
Ridiculo novamente..... :-D

Eu devido á minha compra conheço ambos os portateis em questao de cima a abaixo e li dezenas de reviews sobre ambos e nao é ninguem que xega aqui com uns "bitataits á patrao" a confundir 7600 mobile, com 7600gt mobile e depois versoes desktop das mesmas tb pra confusao e saca umas conclusoes brilhantes....


Antes de mais ambos os portateis sao excelentes e eu tive em duvida entre ambos.
Em relaçao a performance ambos sao perfeitamente equivalentes, mas o Z96j é claramente superior na parte grafica. Claro que poderiamos estar aqui a falar em overclockar a 7600 mas a X1600 tb overclocka e é um procedimento que nao recomendo nem vou fazer no meu portatil.(embora tenha o PC fixo todo overclockado)
Isto sao portaties compactos no limite do cooling e por causa de meia duzia de frames podem mandar o portatil para as couves.

De resto sao portateis muito bons e recomendo qq um deles. Eu fui pela via do Z96j por varios motivos entre os quais:
- Foi-me dado garantia que o monitor do Z96j era realmente bom e nao pude tar a arriscar num eventual mau monitor do Hel80. Isto foi o que me informou o vendedor e era a unica informaçao que tinha. Nao tou a dizer que o monitor do Hel80 seja mau, mas na altura nao pude ver o monitor dos 2 ao vivo. E ate axo que nao é mau o monitor do Hel80.
- Penso que em pequenos promenores o Z96J tem vantagem. Teclado, saida de fones, e ventoinha.
- Na parte grafica tb tem vantagem o Z96j.

Mas sao muito equilibrados e qualquer um dos 2 é boa muito boa compra.
Ja agora deixo aqui uma review do meu :)
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=121618

bseixas: Penso que caso nao se teja apertado de dinheiro essa nao seja a melhor configuraçao.
Axo que os 2gb de ram ja a pensar no Vista fazem falta ai. Pelo menos isto.
De resto quer o Z96J quer o Hel80 tao perfeitos. Simplesmente fui pelo Z96J e nao tou nada arrependido. E tb acredito que quem foi pelo Hel80 tb nao ta nada arrependido.
Nao acredito que se te pusesse ai a config do Z96J me pudesses dizer que ja nao prestava em detrimento dessa. Sao equivalentes, ponto final e todos os que compraram quer o Z96J quer o Hel80 so lhes tenho a dizer que compraram a melhor qualidade/preço actual do mercado ;)
 
Última edição:
bseixas: Penso que caso nao se teja apertado de dinheiro essa nao seja a melhor configuraçao.
Axo que os 2gb de ram ja a pensar no Vista fazem falta ai. Pelo menos isto.
De resto quer o Z96J quer o Hel80 tao perfeitos. Simplesmente fui pelo Z96J e nao tou nada arrependido. E tb acredito que quem foi pelo Hel80 tb nao ta nada arrependido.

Pois eu sei, mas os € n abundam mesmo...

Desde sempre q sairam os T7200 q ando de olho neles e nos 2Gb (nomeadamente Clasus q usa o barebone Compal), só q isto nem sempre corre como nós queremos, e se quiser portátil este ano (já adiei a compra em 2006 e sinceramente já tou farto do PIII a 868Mhz com 256Mb RAM), acho q vou ter de abdicar dos 2Gb...

Seja como fôr definitivamente barebones é o q está a dar... ;)
 
Pois eu sei, mas os € n abundam mesmo...

Desde sempre q sairam os T7200 q ando de olho neles e nos 2Gb (nomeadamente Clasus q usa o barebone Compal), só q isto nem sempre corre como nós queremos, e se quiser portátil este ano (já adiei a compra em 2006 e sinceramente já tou farto do PIII a 868Mhz com 256Mb RAM), acho q vou ter de abdicar dos 2Gb...

Seja como fôr definitivamente barebones é o q está a dar... ;)

Olha que agora é uma boa altura para comprar. A proxima plataforma da Intel vai ter uns CPU´s novos nada de especial e umas maravilhas de memoria flash integrada na board para acelerar o sleep e talvez wireless norma "n".
So isto.

Quad core ainda vai demorar muito e essa seria a unico entrave para nao comprar ja.
 
Boas pessoal eu tenho acompanhado os topicos do forum relativos ao Compal Hel80 e com a ajuda de todos vos com as vossas opinioes decidi-me a comprar FINALMENTE um portatil novo. Comprei um Barebone Hel 80 na ***** (Fui muito bem atendido e rapido) T7200 disco 120 gb 2gb memoria Sem SOperativo Pode nao ser o melhor portatil do mundo mas para mim foi a melhor relaçao qualidade preço do mercado e permitiu-me poupar uns cobres,sinceramente parrece-me uma boa maquina a parte a questao conhecida do teclado que nao é nada de mais (requer habituaçao) o resto sao promenores de somenos importancia. Nao é muito bonito ,mas a aparencia nao trabalha (alias isto Voa) . Aviso que nao tenho comissao nas vendas mas se porventura restarem por ai uns indecisos de ultima hora nao hesitem ... Fiquem bem e obrigado a todos.
 
Eu comprei um Clasus Dynamic, e não estou nada arrependido. O melhor portátil no mercado no momento em relação preço/qualidade/desempenho.

É lindo, robusto super resistente. Qualidade de construção muito boa.

Disseram para ia que não era preciso ter em conta a flexibilidade do ecrã, que são todos iguais, mas desenganem-se pois no inicio podem ser todos iguais mas passado 2 anos já se nota essa diferença.

Quanto ao teclado, não digam que é um defeito como eu dizia no inicio, é sim um vantagem e grande, pois assim não é necessário empregar tanta força e mesmo que uma pessoa se entusiasme mais como é mais flexível não vai estragar tão depressa como outros. A cor do teclado, a parte preta, está como veio com 2 meses de uso e não como outros que se desgastam logo, tipo Asus A8JS.

A assistência da Clasus é excelente pelo que li, já não sei onde foi, eles comprometem-se a arranjar o portátil em 72 horas. Vão busca-lo a casa do cliente e passado 72 horas tem que estar em casa do cliente pronto.

A única coisa que me deixa desiludido é o facto de a bateria de 6 células apenas durar 150 minutos.
 
sim, isso mesmo.
Pelo menos eu estava a falar disso.
Tenho vários colegas da Universidade que têm Asus e quase todos sofrem do mesmo. Embora isso também tenha muito a ver com a forma como mexes no ecrã. Não convém andar para a frente e para trás com o ecrã com uma só mão e nas partes laterais.
Tenta sempre usar as duas mãos se agarrares nos lados ou uma apenas na parte de cima.
Mas acho que isto é um pouco de senso comum, lógica.
 
Back
Topo