Dúvida Compaq Presario CQ61 Inverter

korgndm

Power Member
Boas.

Estou neste momento a desmontar um portátil CQ61-126SZ, para substituir o inverter que está avariado.
Procurei na net tutoriais para realizar esta operação, e pesquisei aqui em alguns tópicos referentes a este problema.
Estava tudo a correr lindamente, seguindo sempre as instruções que fui encontrando e qual o meu espanto quando chego à parte de trocar o inverter propriamente dito e... não o encontro! Segundo as páginas que estive a ler, o inverter encontra-se ou por baixo do LCD ou por trás do mesmo. Curiosamente, neste portátil no qual estou a trabalhar, não está rigorosamente nada!

Junto aqui uma foto do portátil em que estou a trabalhar.




Uploaded with ImageShack.us
 
E já viste se o inverter não está em cima ( raro isso acontecer já que é uma coisa pequena, vias-o logo acima ) xD Isso tem que ter inverter, pelo menos que eu saiba ( só se inventaram outra coisa para esse efeito agora.. ).
 
Ja andei às voltas pelo portátil todo, desmontando tudo, até que me foi chamada a atenção para um pormenor importantíssimo: o portátil não tem inverter, devido ao facto do ecrã ser de LEDs e não LCD, dai não ser necessário o inverter. Achei estranho, mas tem lógica que assim seja, já que um ecrã a LEDs não requer tanta energia como um ecrã LCD.

Podiam era ter me dito isso antes de encomendar a peça errada, ter desmontado o portátil todo e aberto este tópico. Poupava muito tempo.

Moral da história: com os sintomas que o portátil apresenta tudo apontava para um inverter defeituoso, agora quase que aposto que o problema é o cabo que liga o ecrã à board.
 
Última edição:
A imagem do ecrã fica com riscos, falha intermitentemente e ultimamente só fica com a luz de fundo. Na altura pesquisei na net, inclusive aqui no fórum e tudo indicava que era o inverter avariado, mas parece que não pesquisei o suficiente.
 
Sim, e funciona perfeitamente. Na altura suspeitei também dos cabos que passavam do chassis para o ecrã. pelas dobradiças da tampa, que estavam gastas ou mesmo partidas, mas depois começei a procurar em foruns e afins e vi que podia ser o tal inversor.
 
Como já disse, suspeito que seja o cabo que liga a board ao ecrã. Se não for isso, pode ser o ecrã em si, e se mesmo assim não for isso, então não sei que será...
 
Back
Topo