Compaq Presario Quick Restore

DekkeR

Power Member
Tenho um Compaq Presario 7482 com problemas e que precisa de ser formatado.
É um AMD K6 com 128Mb de RAM a partilhar 8Mb com a gráfica, Maxtor de 15Gb 5400rpm (adicionado depois). O PC é de uma amiga minha e ela diz que tem 2 CDs de Quick Restore. Andei a pesquisar um bocado mas não fiquei completamente esclarecido.

- Esses CDs instalam o sistema operativo, drivers e software de origem ou preciso sempre de um CD do Win98 (sistema operativo que veio com o pc) , instalá-lo e depois correr o Quick Restore ?
É que para achar drivers para Win 98 deve ser bastante complicado.

- Uma das coisas que li é que se o disco não for o de origem, o Quick Restore pode não funcionar. É verdade?

É que vou formatá-lo amanhã e queria ir prevenido para não apanhar (muitas) surpresas.
Não estou habituado a mexer em PCs mais antigos ( ainda por cima um Compaq :puke: ) e estava com esperanças que alguém me pudesse ajudar.

Cumps :)
 
conselho de quem já passou um mau bocado por causa desses "restores".
leve um cd c windows e os drivers do hardware que deves sacar do site deleFazes uma instalação fresquinha de win e depois metes os drivers.
assim não perdes tempo.

fica bem
 
podes ter ou não pbs...
com esse 2 cd's penso que não terás, um de certeza que é o do windows e o outro dos drivers e soft adicional ou são os 2 um clonde do disco.
poderás ter pbs se o clone aceder a uma partição que os tipos da Compaq por vezes deixam nos pc's.

já agora: boa sorte!!! depois conta como correu!
 
hellaxe disse:
conselho de quem já passou um mau bocado por causa desses "restores".
leve um cd c windows e os drivers do hardware que deves sacar do site deleFazes uma instalação fresquinha de win e depois metes os drivers.
assim não perdes tempo.

fica bem

O site da Compaq não tem drivers para a placa gráfica que era o que mais me interessava.
Para o Win98 têm audio, modem e firmware do dvd.
Para o Win2000, que era o que eu estava a pensar por depois de lhe meter uma sdram de 256Mb, só tem para modem e placa de rede.
Tenho de consultar sites de terceiros e espero que resulte.

ruymoreira disse:
poderás ter pbs se o clone aceder a uma partição que os tipos da Compaq por vezes deixam nos pc's.

É disso que eu tenho medo , mas espero que não haja problemas com isso. Estou mesmo a ver que vou perder um dia à volta daquilo, quase de certeza. Bem.. amanhã logo se vê, só espero conseguir pôr aquilo a funcionar. Depois digo qualquer coisa.

Cumps :)
 
Bem ... Aqueles CDs de Quick Restore são uma maravilha.
Instalaram o Windows 98SE , com Microsoft Works e mais umas tralhas. Instalou os drivers todos como deve ser sem problemas. Particionou o disco de 15Gb em 2 particoes, uma de 10Gb e outra de 2Gb com o software de recuperação. A instalação ainda demora um bocado mas correu tudo bem.
Tirei a dimm de 64Mb PC100 e meti uma VM 256Mb PC133 para estar à vontade, e meti-lhe uma placa de rede 10/100 Realtek 8139 para se ligar à net em vez de usar o cabo USB.
Para passar as coisas dela para o meu PC é que foi uma trabalheira desgraçada. Tive de recorrer ao Sticky do kazuza sobre a partilha de ficheiros entre 98 e XP e lá me consegui safar. (thanks kazuza)
Instalei mais uns quantos programas tipo Messenger, Winamp e Media Player e ficou pronto. Ora .. comecei por volta das 14h30 e acabei por volta das 18h. Trocar monitor, teclado e rato entre os pcs, efectuar o Quick Restore que ainda demorou bastante tempo, reiniciar o Windows 98 depois de instalar qualquer coisa e com algumas paragens pelo meio.
Há tanto tempo que não mexia numa 'peça de museu' como aquela que ainda deu luta :)
Enfim .. até foi uma tarde bem passada e serviu para aumentar a minha pouca experiência.

Cumps
 
Se esses CDs de restore forem desse modelo, não terás probs, porque eles passam para o disco (via ghost), parte substancial da instalação do sistema, se não, o sistema inteiro...

Atenção, que a primeira coisa que esses CDs fazem é "limpar-te", no verdadeiro sentido da palavra, o disco! ;)
 
A ideia era mesmo essa, apagar tudo e voltar a meter como estava de raíz. Neste caso, foi mesmo um ghost do sistema inteiro: Windows 98SE , drivers e programas.
A minha dúvida inicialmente era se ele formatava o disco ou não.
Mas um problema é que ele formata o disco com partições pré-definidas, ou seja, formatou logo um C: de 10Gb e eu queria dividir isso ao meio para pôr documentos ou outros ficheiros mais importantes para não se perderem numa nova formatação, mas isso não ia servir de nada pois acontece isso mesmo que disseste, o disco vai todo à vida.
A única solução seria arranjar um segundo disco ou um pc melhor :P
 
Ou fazeres o load do disco manualmente com o Ghost, mas geralmente as imagens de fábrica vêm protegidas por password (quando não vêm protegidas por S/N da BIOS, etc)... mas nada que não se possa dar a volta... ;)
 
Isso já é demasiado complicado para mim. A solução perfeita para mim era mesmo uma instalação fresca do Windows 98 mas sem os drivers é dificil. Nem o site da Compaq tem os drivers mais importantes para uma instalação de raíz, tipo placa gráfica. Só espero é que aquilo se aguente até ela arranjar um pc novo para não ter de passar por isto tudo outra vez :P
 
Não, mas com ela ao lado a ver ... digamos que a minha concentração não estava a 100% no computador :rolleyes:

Assim não há condições! :002:
 
Back
Topo