Comparação Laptop/Desktop

Furt4d0

Membro
Boas pessoal,

Esta é uma dúvida penso que pouco habitual e peço desde já desculpa se não se insere neste tópico, mas pareceu-me o mais adequado

Tenho um desktop com as seguintes specs: AMD FX 8320, 8Gb RAM, GTX950 e HDD 500Gb, um computador já "velhinho" mas que ainda aguenta bem muita coisa que lhe atiro para cima. Há sensivelmente 1 ano comprei um HP Omen com as seguintes specs: i7 7700hq, 16Gb RAM, GTX1050Ti e HDD 1Tb + SSD 128Gb

Comprei o portátil porque precisava de algo transportável e já com o intuito de se aguentar uns aninhos, sem esperar que viesse a correr jogos em grande qualidade gráfica mas que desse para me entreter quando fosse preciso

No entanto, notei principalmente ao correr Apex Legends que o desktop se safava melhor com os gráficos mais puxados. Depois reparei o mesmo com Cities Skylines. Ao principio não estranhei mas com o passar do tempo notei cada vez mais isso e neste momento em que apenas passo umas horas a jogar ESO, noto que o desktop corre melhor e com uma framerate mais consistente

O único jogo que notei melhor performance no laptop foi em WoW, mas esse sabemos como lida com CPU's da AMD...

A pergunta é simples: dadas as specs do portátil serem mais recentes e "fortes", não seria de esperar muito melhor performance no portátil em vez do desktop?

Obrigado a quem puder dar umas luzes :)

PS: A única diferença de definições que existe é a resolução do ecrã. No portátil corre a 1920x1080, no desktop corre a 1366x768
 
Boas pessoal,

Esta é uma dúvida penso que pouco habitual e peço desde já desculpa se não se insere neste tópico, mas pareceu-me o mais adequado

Tenho um desktop com as seguintes specs: AMD FX 8320, 8Gb RAM, GTX950 e HDD 500Gb, um computador já "velhinho" mas que ainda aguenta bem muita coisa que lhe atiro para cima. Há sensivelmente 1 ano comprei um HP Omen com as seguintes specs: i7 7700hq, 16Gb RAM, GTX1050Ti e HDD 1Tb + SSD 128Gb

Comprei o portátil porque precisava de algo transportável e já com o intuito de se aguentar uns aninhos, sem esperar que viesse a correr jogos em grande qualidade gráfica mas que desse para me entreter quando fosse preciso

No entanto, notei principalmente ao correr Apex Legends que o desktop se safava melhor com os gráficos mais puxados. Depois reparei o mesmo com Cities Skylines. Ao principio não estranhei mas com o passar do tempo notei cada vez mais isso e neste momento em que apenas passo umas horas a jogar ESO, noto que o desktop corre melhor e com uma framerate mais consistente

O único jogo que notei melhor performance no laptop foi em WoW, mas esse sabemos como lida com CPU's da AMD...

A pergunta é simples: dadas as specs do portátil serem mais recentes e "fortes", não seria de esperar muito melhor performance no portátil em vez do desktop?

Obrigado a quem puder dar umas luzes :)

PS: A única diferença de definições que existe é a resolução do ecrã. No portátil corre a 1920x1080, no desktop corre a 1366x768

Jogas com o carregador ligado ou sem?
 
Segundo as especificações que disseste, o portátil é mais poderoso que o desktop, mas não existe muita diferença.

Relembro que os componentes dos portáteis por norma são mais "fracos" que os desktop.

Como já disseram, vê se tens o seguinte:
  • Carregador ligado à corrente
  • Potência do Carregador (não deve ser problema)
  • Vê se estás a usar a gráfica Intel ou da Nvidia (deve ser o factor principal da diferença de performance).
 
Segundo as especificações que disseste, o portátil é mais poderoso que o desktop, mas não existe muita diferença.

Relembro que os componentes dos portáteis por norma são mais "fracos" que os desktop.

Como já disseram, vê se tens o seguinte:
  • Carregador ligado à corrente
  • Potência do Carregador (não deve ser problema)
  • Vê se estás a usar a gráfica Intel ou da Nvidia (deve ser o factor principal da diferença de performance).

Este quote serve para responder a todos

A resposta é "sim" a todas as opções. Carregador ligado, GTX1050Ti escolhida manualmente para cada programa e a potência do carregador assumo que seja a correcta, uma vez que é um portátil de gaming (sinceramente, nunca pensei que pudesse influenciar a performance, mas faz sentido)

Na gráfica realmente não esperava grande salto, mas no CPU pensei que compensasse muito mais. O equivalente seria um i3 ou i5 de entrada de gama

Nem com as definições propostas pelo Geforce Experience noto diferença. Bem, há que aguentar, é a treta de querer portabilidade. Obrigado a todos
 
Na geração Pascal existe pouco diferença entre a versão mobile e desktop, para aí 10%-15%.

A GTX 1050 ti é uma boa placa gráfica de entrada, mas é 25% a 30% mais fraca que a GTX 1060.

O I7-7700HQ é equivalente a um i5 desktop mais coisa menos coisa.
 
Na geração Pascal existe pouco diferença entre a versão mobile e desktop, para aí 10%-15%.

A GTX 1050 ti é uma boa placa gráfica de entrada, mas é 25% a 30% mais fraca que a GTX 1060.

O I7-7700HQ é equivalente a um i5 desktop mais coisa menos coisa.

A diferença de preço era considerável, na altura, entre um portátil com uma 1050Ti e outro com uma 1060, já foi há 1 ano e tal

Mas os i5 quando comparados com os FX da AMD sempre tiveram melhor performance (dependendo do modelo, claro) daí ter esperado um salto maior no CPU
 
So a diferença de resolução é suficiente para a teres metade dos FPS no portátil. O ecrã 1366 tem só metade dos píxeis do 1980. Joga no portátil a 1366 e então compara.
Dependendo do portátil o aquecimento pode também reduzir bastante a performance, principalmente em jogos em que a gráfica aquece bem :).
Gtx950 não anda longe da gtx1050 mobile.
 
A explicação está na resolução usada, que no portátil é basicamente o dobro.

além disso, o mais provável é estares com o CPU em thermal throttling, que faz baixar muito a capacidade do mesmo, porque esse cpu deveria ser mais capaz que o AMD que tens no desktop a todos os níveis.

Faz o seguinte, instala o HWINFO64 no portatil e corre uns jogos ou o 3dmark algum tempo. Depois vê qual a temperatura a que o CPU chega. O 7700HQ é quentinho, o mais provável é estar a chegar acima dos 85-90ºC.

Se for o caso, fazes undervolting e a coisa melhora bastante.

Fazes assim:

Sacas a última versão de um programa chamado throttlestop do link abaixo e metes assim:

http://forum.notebookreview.com/threads/the-throttlestop-guide.531329/

-CPU CORE:
Unlock adjustable Voltage
Adaptive
Primeiro "slider" - tudo para a esquerda até Default aparecer
Segundo Slider - Undervolt (tenta -100mV)

- CPU Chache
Exactamente o mesmo que o CPU CORE

Escolhe a opção "Save Options to INI when ThrottleStop exits"

Botão TPL:
Speed Shift Tecnology enable
Enable Speed Shift when TS Starts

A partir daqui é uma questão de experimentares com mais ou menos undervolt. Se baixares demasiado (-150mV ou mais) o provável é ficar instável. Caso com -100mV tenhas crashs ocasionais desce para -80mV, por exemplo. Tudo o que for -50mV ou mais deve ajudar bastante nas temperaturas.
Escolhe a opção de "máxima performance" nas opções de energia caso o tempo de bateria não seja relevante, e mesmo que seja o speed shift deve funcionar na mesma.

Faz isto e depois diz quais as temperaturas que o portátil te dá a jogar ou a correr o 3dmark. Eu uso o HWinfo64 para ver. O antes e depois. Eu uso isto sempre ligado, até em utilização normal. Faz com que as ventoinhas do meu disparem menos.

Cada vez que ligas o pc tens que iniciar o TS. Eu criei um atalho no ambiente de trabalho. Há uma maneira qualquer de ser automático mas nunca tentei. Está um tuturial algures no link do TS.
 
Back
Topo