Comparação Meo vs Vodafone

strikereg

Power Member
Procurei, não me pareceu existir qualquer tópico sobre a comparação destes 2 operadores, por isso aqui vai.

Mudei há cerca de 2 semanas do Meo IPTV para a Vodafone, essencialmente por 3 razões, por ordem de importância:
-Preço promocional
-Qualidade Meo não me satisfazia
-Traffic Shaping exagerado no Meo

A mudança obrigou a ficar 5 dias sem TV+Net, devido a problemas na coordenação entre a PT e a Vodafone para a disponibilização de uma linha telefónica.

Estou muito satisfeito com a mudança:

Net
-Sincronização a 20M em vez dos 16M do Meo
-Sem Traffic-shaping

Box
-A box da Vodafone (seja pelo HW, seja pelo SW, não sei) é mais rápida, principalmente na mudança de canal, que é instantânea. No meo demorava entre 1 e 2 segundos.
-Permite gravar e ver gravações na 2ª box.
-Sinto falta apenas da função de procura de programas, ausente no software da Vodafone.


TV
-A qualidade de imagem é bem superior, já não há quadradinhos por todo o lado.
-A oferta de canais é semelhante.

Fico especialmente satisfeito por poder ter alguma qualidade nos canais de TV, coisa que não acontecia com o Meo. Ainda se nota a compressão, claro, mas nada que se compare com o Meo.

Aproveitei para fazer um teste à largura de banda utilizada por cada canal, no Meo e na Vodafone, com estes resultados (em Mb/s)

------Canal--------|--Meo--|--Vodafone
-SIC Notícias (SD)--|--1,73--|----2,88
-FOX (SD)---------|--1,82---|----4,10
-AXN HD-----------|--4,89---|----6,63
-Eurosport HD------|--4,83---|----6,70

Percebe-se facilmente o por quê da pixelização do Meo...
 
Pois, relativamente à procura de programas na box, já mandei um mail a sugerir isso entre outras coisas.
Também nunca notei a imagem aos quadradinhos, mas tb nunca tive Meo, so na casa de alguns amigos.. Mas não sei se é por causa da minha TV ser CRT, ou se isso só se nota nos LCD...
Já agora como fizeste o teste da largura de banda de cada um dos canais?
 
nunca notei a imagem aos quadradinhos, mas tb nunca tive Meo, so na casa de alguns amigos.. Mas não sei se é por causa da minha TV ser CRT, ou se isso só se nota nos LCD...
Pois, num CRT, como normalmente é mais pequeno, a imagem da Vodafone deve mesmo ser perfeita, por vezes até a do Meo.
Num Plasma de 42", notam-se algumas imperfeições, mas nada que se compare com o que acontecia com o Meo.

Já agora como fizeste o teste da largura de banda de cada um dos canais?
Para chegar aos valores fiz testes de velocidade em vários sites (speedmeter.fccn.pt, speedtest.net), 4-5 testes em cada canal e outros tantos com a TV desligada. A diferença entre a velocidade com a TV desligada e a velocidade com o canal X ligado, é a largura de banda desse canal.
 
Pois, num CRT, como normalmente é mais pequeno, a imagem da Vodafone deve mesmo ser perfeita, por vezes até a do Meo.
Num Plasma de 42", notam-se algumas imperfeições, mas nada que se compare com o que acontecia com o Meo.


Para chegar aos valores fiz testes de velocidade em vários sites (speedmeter.fccn.pt, speedtest.net), 4-5 testes em cada canal e outros tantos com a TV desligada. A diferença entre a velocidade com a TV desligada e a velocidade com o canal X ligado, é a largura de banda desse canal.

Sim, no CRT a imagem fica perfetia. Como estou a pensar em trocar para um LCD, tenho receio que a qualidade de imagem piore. Mas se dizes que é superior ao do Meo.. Já vi a Meo num LCD de uns 40'', e realmente via muitos quadradinhos.
Ah, ok. É que nas configurações da box, há uma opcção que diz Bps, e a mim dá sempre 3,1 Mbps
 
-Sinto falta apenas da função de procura de programas, ausente no software da Vodafone.
Tirando isto, já estive mais longe de deixar o meo...
A parte dos bitrates intressou me imenso, farto de tar a ser enganado o tempo inteiro...
 
Também estou muito contente com a Vodafone TV. Antes tinha ZON e o que me fez mudar foi a inconcebível ZONBOX. Depois de quase 2 anos com aquela geringonça (fui dos pioneiros), cansei-me finalmente dos nunca resolvidos "bugs" e da conversa do "brevemente disponível". Passar da zonbox para a box da vodafone (apesar de esta não ser perfeita) é passar da noite para o dia.
Utilizando o "medvel" durante 60 s, e fazendo a média, n meu caso (sincronizo a :1,178 / 18,652[kbps/kbps]) tenho os seguintes valores de largura de banda:
1. STB's desligadas: 15.77 Mbps
2. 1 SD (SIC) : 12.91 Mbps
3. 1 HD (Eurosport HD) : 09.10 Mbps
4. 1 SD + 1 SD : 09.97 Mbps
5. 1 SD + 1 HD : 06.19 Mbps
Isto dá, para os referidos canais: SD: ~2.9 Mbps; HD: ~6.7 Mbps, o que confirma o que disse "strikereg".
 
Já agora, ng dos q têm Vodafone, tem PS3 e FIFA10?!?! Se sim, conseguem emparelhar jogos na net facilmente?
Pergunto isto pq tenho esse problema devido ao thomson e como é o mesmo na vodafone...
 
Já agora, ng dos q têm Vodafone, tem PS3 e FIFA10?!?! Se sim, conseguem emparelhar jogos na net facilmente?
Pergunto isto pq tenho esse problema devido ao thomson e como é o mesmo na vodafone...

Exactamente o mesmo problema. É o único problema que tenho com a Vodafone. Já pesquisei tudo e mais alguma coisa, mas este router é das maior m***** que já fizeram. Mesmo abrindo portas não dá. E a opção DMZ foi retirada do firmware pela vodafone. Já liguei para lá, deixei a sugestão, mas até hoje nada. Essa opção acabava com todos os problemas :(
 
Exactamente o mesmo problema. É o único problema que tenho com a Vodafone. Já pesquisei tudo e mais alguma coisa, mas este router é das maior m***** que já fizeram. Mesmo abrindo portas não dá. E a opção DMZ foi retirada do firmware pela vodafone. Já liguei para lá, deixei a sugestão, mas até hoje nada. Essa opção acabava com todos os problemas :(

Já experimentaram a Station? Vai na volta esse problema é só nos Thomson
 
Já experimentaram a Station? Vai na volta esse problema é só nos Thomson

O problema é que precisamos do Thomson para ter TV :(

o problema e nos thompson aqueles brancos que sao utilizados pela meo e vodafone, mas quero apenas dizer que quem abrir as portas que vem mencionadas no manual do fifa10 que melhora as ligações, mas nao resolve.

Sim também notei uma melhoria, mas continua muito mau para jogar. Normalmente a mim o 1º jogo entra sempre, a partir daí é uma desgraça.
 
Pois, relativamente à procura de programas na box, já mandei um mail a sugerir isso entre outras coisas.
Também nunca notei a imagem aos quadradinhos, mas tb nunca tive Meo, so na casa de alguns amigos.. Mas não sei se é por causa da minha TV ser CRT, ou se isso só se nota nos LCD...
Já agora como fizeste o teste da largura de banda de cada um dos canais?

Pois, num CRT, como normalmente é mais pequeno, a imagem da Vodafone deve mesmo ser perfeita, por vezes até a do Meo.
Num Plasma de 42", notam-se algumas imperfeições, mas nada que se compare com o que acontecia com o Meo.

Não é por a TV ser mais pequena... Poem lado a lado um LCD e CRT do mesmo tamanho, e vais ver que no LCD se notam os quadradinhos..
A diferença está nas resoluções... LCD trabalha a 1280x720 ou 1920x1080, enquanto que um crt tem mais ou menos a resolução de um DVD: 576x480 (se for PAL).

Cumps
 
Sim, mas o tamanho é ainda mais importante, quanto mais amplias a imagem mais notas os defeitos. E os LCDs e Plasmas são, normalmente, bem maiores que os CRTs.
 
Sim, mas o tamanho é ainda mais importante, quanto mais amplias a imagem mais notas os defeitos. E os LCDs e Plasmas são, normalmente, bem maiores que os CRTs.

Claro que o tamanho é importante, mas continuo a achar que a resolução é o principal problema..

Não tenho casos concretos, mas se calhar se puseres um projector ligado a um PC com uma resolução de 800x600 a ver um filme 720p, não tens tantos defeitos como num plasma do mesmo tamanho a trabalhar a 1920x1080.
De qualquer forma, se meteres dois LCDs, um HD Ready e outro FullHD, dá para ver que a imagem tem mais artefactos no Full HD.

Cumps
 
Back
Topo