Fibra Óptica [Comparação] Serviços de Fibra Óptica

mauro1855

I'm cool cuz I Fold
Boa Tarde.
Para todos aqueles que ainda não sabem, a PT Comunicações lançou hoje oficialmente a sua oferta de MEO Fibra Óptica (pelo menos o site já está disponível, e pode ser consultado publicamente em http://fibra.meo.pt)

Assim, temos neste momento 3 players de Fibra Óptica em Portugal, e são eles a PT Comunicações, sobre a marca MEO, com um site interessante e provavelmente com a maior cobertura nacional de fibra óptica comercial; a SonaeCom, sobre a marca Clix, a fazer concorrência e a apresentar ofertas, como sempre, aliciantes; e a TvTel, a mais pequenina mas resistente (ou não, até porque foi comprada recentemente).
Assim, este tópico tem como objectivo introduzir a discussão sobre qual deles apresenta a melhor oferta/oferta mais aliciante, mas peço-vos que façam isso sem qualquer tipo de fanboyismos abusados, pois isso não é de todo tolerado nesta secção do fórum. Não esquecer que aqui são só aspectos das ofertas, algumas coisas técnicas, se querem discutir a qualidade da TV MEO vs. Clix, já existe um tópico para isso na secção de IPTV.
Tenho também de pedir desculpa aos utilizadores TvTel pois a minha pequena comparação de ofertas não vai incluir qualquer serviço da TvTel, mas estão à vontade para o fazer. Aliás, é mesmo esse o objectivo da Thread...

Comecemos então.

A SonaeCom foi a primeira a lançar uma oferta, abrindo o seu site em Setembro/Outubro de passado ano de 2008, e lançou-se com diversos packs, mas só irei abordar os Packs 3Play. Assim, consideremos que a Clix tem 3 Ofertas 3Play em Fibra:

Pack XXL - 64.90€
Velocidade de Net: 100Mbps Download e 10 Mbps de Upload
Telefone: Chamadas Ilimitadas 24h/dia para numeros fixos nacionais e de mais 16 países
Televisão: 110 Canais incluídos

Pack XL - 49.90€
Velocidade de Net: 50 Mbps de Download e 5 Mbps de Upload
Telefone: Chamadas ilimitadas à noite para números fixos nacionais
Televisão: 80 Canais incluídos

Pack L - 39,90€
Velocidade de Net: 30 Mbps Download e 3 Mbps Upload
Telefone: sem chamadas ilimitadas
Televisão: 20 canais


Todos estes pacotes, têm Instalação + Activação (no valor de 100€) totalmente grátis.
Em relação ao serviço de Internet, todos os pacotes têm Tráfego Ilimitado, acesso a Banda Larga Móvel grátis (até 100MB) e 25 GB em e-mail (até 30 caixas de e-mail).
Em relação ao serviço de Televisão, é possível encontrar, em todos os pacotes:
VideoClube com milhares de títulos (2 filmes grátis por mês, nos primeiros 4 meses)
Box DVR: 5€/mês
Box Normal: 3.50€/mês
Diversos outros serviços interactivos

----------------------------------------------------

A oferta da PT Comunicações, lançada hoje, consiste em apenas 2 pacotes iniciais:

Pacote MEO Fibra 20 Megas - 49.90€ (passa a 55.90€ ao fim de 12 meses)
Velocidade de Net: 20 Mbps de Download e 2 Mbps de Upload
Telefone: Chamadas ilimitadas à noite para números fixos nacionais
Televisão: 70 canais

Pacote MEO Fibra 100 Megas - 64.90€ (passa a 70.90€ ao fim de 12 meses)
Velocidade de Net: 100 Mbps Download e 10 Mbps Upload
Telefone: Chamadas Ilimitadas 24h/dia para números fixos nacionais
Televisão: 100 canais


Todos os pacotes têm a Instalação da infraestrutura (80€) e a Primeira Mensalidade Grátis, sendo no entanto necessário pagar a taxa de activação de 25€.
Em Termos de Internet, todos os pacotes têm tráfego ilimitado, acesso a Banda Larga Móvel grátis (até 100MB) e 5 caixas de e-mail, cada uma com 5 GB de capacidade.
No que concerne à Televisão, todos os pacotes incluem:
VideoClube com Milhares de títulos
Box DVR: 7.50€/mês
Box Normal: 5€/mês
RF Overlay, que permite ver TV em outras zonas da casa sem necessidade de Box.
Muitos outros serviços interactivos.



Uma análise a estes pacotes indicam que ambos os operadores estão relativamente equilibrados. Uma SonaeCom com preços, a longo prazo, mais acessíveis, e uma PT com ofertas equilibradas e com tecnologias interessantes e inovadoras (refiro-me ao RF Overlay), fazem de ambos ISPs a estudar.
Os aspectos desapontantes dos serviços não estão tanto na sua oferta, mas sim na quantidade da informação disponível. A Clix apresenta um site com graves faltas de informação, informação essa que só pode ser encontrada na zona da TV do Clix em ADSL. Por outro lado, o Site do MEO Fibra está bastante mais completo e com um design mais apetecível, se bem que não explica em que consite a tecnologia RF Overlay...

Agradecimentos:
- strikereg, por me ter lembrado da existência do desconto de 6€ dos tarifários MEO.;)

Cumps
 
Última edição:
Boas...

Como utilizador do serviço TVTel Fibra (só internet) deixo aqui os tarifários bem como o meu "review" do serviço até ao momento.

TARIFÁRIOS:

A TVTel apresenta no site 2 tarifários para a Internet:

JETSONIC 30M/3M

Com 50 GB de limites de tráfego (downloads), 10 e-mails, 200 MB para e-mail e página pessoal

€29,99

JETSONIC 60M/5M

Com 120 GB de limites de tráfego (downloads), 10 e-mails, 200 MB para e-mail e página pessoal

€51,25

Mas na prática todos os seus utilizadores têm 50 Megas de download (em certos dias mais) e 10 Megas de upload. No que diz respeito aos limites, apesar de eles os apresentarem, os contadores estão desde sempre a 0! Ou seja, SEM LIMITES!

Não existe (ainda) qualquer tipo de TS ou PUA a funcionar e a velocidade é bastante estável quer em P2P quer noutro qualquer protocolo. Consigo sacar a 6 Mb/s em torrent, ftp, http, etc... No upload a mesma coisa, cerca de 1 Mb/s sempre estável!

TESTE
451231185.png


Resumindo... neste momento tenho net de fibra óptica com 50 Down / 10 Up, sem limites, sem PUA's ou TS por 27€/ mês... Pago 29,99€ + 2€ aluguer do modem - desconto de 5€ mensais = 26,99€!
 
nao sabia que a tvtel tinha fibra no porto...
sou de gaia e na minha zona ha o servico normal tvtel, nao sabia era k ja tinham fibra vou averiguar isso
e possivel aderir so a fibra? ou esse valor tem k adicionar canais?

como descobrir se a minha area suporta?
cumps
 
Última edição:
Vou ter fibra clix em Junho e vão oferecer-me u,ma redução de 50% nas primeiras 4 mensalidades e 2ª box sem dvr grátis (sem aluguer mensal)
 
nao sabia que a tvtel tinha fibra no porto...
sou de gaia e na minha zona ha o servico normal tvtel, nao sabia era k ja tinham fibra vou averiguar isso
e possivel aderir so a fibra? ou esse valor tem k adicionar canais?

como descobrir se a minha area suporta?
cumps

Boas... eu tenho TVTel fibra em Carnaxide... não em Gaia... só existe TVTel Fibra em Carnaxide, Lda-a-Velha e Algés!

Cumps...
 
Por acaso não, a Zon usa fibra e cabo! Melhor dizendo usa raspas de fibra, mas não deixa de usar... ;)

Eu sei que é um pouco polémico não incluir os serviços da Zon que, afinal de contas, oferecem os 100 Mbps.
Mas reparem que pelo menos 50% dos utilizadores com os serviços Wideband não atingem a velocidade total contratada em Download, e nunca vi nenhum utilizador que atingisse o upload máximo do tarifário... O problema aqui, é que o Cabo permite, de facto, garantir velocidades altas aos utilizadores, mas enquanto a Zon insistir em não melhorar a sua rede e não dar aos utilizadores as velocidades que estes deveriam ter, então o serviço nunca vai poder estar, em termos de "poder", lado a lado com um serviço de Fibra Óptica, no qual, em principio, as velocidade serão totalmente garantidas.

Cumps
 
A Clix tem realmente, para mim, a melhor oferta qualidade/preço. Por apenas 50€ mensais (o que estou a pagar agora por 12mb) pode-se ter 50mb de download. Acho muito bom!

Espero ansiosamente pelo serviço na minha zona ;)
 
Tecnicamente é a mesma coisa, por isso cabe-te a ti comparar os pacotes e preços disponíveis.


Exacto. E quem comparar olhando para o bolso acho que opta pela clix, pois ficamos para sempre a pagar, por ex no caso do pacote XL 50M/5M 49.90€.
No pacote mais barato da PT de 20M/2M pagamos os mesmos 49.90€, mas passa a 55.90€ ao fim de 12 meses!
Estou mesmo tentado a mudar de ISP e a experimentar este pacote da Clix daqui a uns 2/3 meses.
 
Exacto. E quem comparar olhando para o bolso acho que opta pela clix, pois ficamos para sempre a pagar, por ex no caso do pacote XL 50M/5M 49.90€.
No pacote mais barato da PT de 20M/2M pagamos os mesmos 49.90€, mas passa a 55.90€ ao fim de 12 meses!
Estou mesmo tentado a mudar de ISP e a experimentar este pacote da Clix daqui a uns 2/3 meses.

ao fim dos 12 meses ja ha outras opcoes ou renegoceias:D
 
Back
Topo