1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fibra Óptica [Comparação] Serviços de Fibra Óptica

Discussão em 'ISPs' iniciada por mauro1855, 15 de Maio de 2009. (Respostas: 102; Visualizações: 26334)

1. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Boa Tarde.
    Para todos aqueles que ainda não sabem, a PT Comunicações lançou hoje oficialmente a sua oferta de MEO Fibra Óptica (pelo menos o site já está disponível, e pode ser consultado publicamente em http://fibra.meo.pt)

Assim, temos neste momento 3 players de Fibra Óptica em Portugal, e são eles a PT Comunicações, sobre a marca MEO, com um site interessante e provavelmente com a maior cobertura nacional de fibra óptica comercial; a SonaeCom, sobre a marca Clix, a fazer concorrência e a apresentar ofertas, como sempre, aliciantes; e a TvTel, a mais pequenina mas resistente (ou não, até porque foi comprada recentemente).
    Assim, este tópico tem como objectivo introduzir a discussão sobre qual deles apresenta a melhor oferta/oferta mais aliciante, mas peço-vos que façam isso sem qualquer tipo de fanboyismos abusados, pois isso não é de todo tolerado nesta secção do fórum. Não esquecer que aqui são só aspectos das ofertas, algumas coisas técnicas, se querem discutir a qualidade da TV MEO vs. Clix, já existe um tópico para isso na secção de IPTV.
    Tenho também de pedir desculpa aos utilizadores TvTel pois a minha pequena comparação de ofertas não vai incluir qualquer serviço da TvTel, mas estão à vontade para o fazer. Aliás, é mesmo esse o objectivo da Thread...

Comecemos então.

A SonaeCom foi a primeira a lançar uma oferta, abrindo o seu site em Setembro/Outubro de passado ano de 2008, e lançou-se com diversos packs, mas só irei abordar os Packs 3Play. Assim, consideremos que a Clix tem 3 Ofertas 3Play em Fibra:

Pack XXL - 64.90€
    Velocidade de Net: 100Mbps Download e 10 Mbps de Upload
    Telefone: Chamadas Ilimitadas 24h/dia para numeros fixos nacionais e de mais 16 países
    Televisão: 110 Canais incluídos

Pack XL - 49.90€
    Velocidade de Net: 50 Mbps de Download e 5 Mbps de Upload
    Telefone: Chamadas ilimitadas à noite para números fixos nacionais
    Televisão: 80 Canais incluídos

Pack L - 39,90€
    Velocidade de Net: 30 Mbps Download e 3 Mbps Upload
    Telefone: sem chamadas ilimitadas
    Televisão: 20 canais

Todos estes pacotes, têm Instalação + Activação (no valor de 100€) totalmente grátis.
    Em relação ao serviço de Internet, todos os pacotes têm Tráfego Ilimitado, acesso a Banda Larga Móvel grátis (até 100MB) e 25 GB em e-mail (até 30 caixas de e-mail).
    Em relação ao serviço de Televisão, é possível encontrar, em todos os pacotes:
    VideoClube com milhares de títulos (2 filmes grátis por mês, nos primeiros 4 meses)
    Box DVR: 5€/mês
    Box Normal: 3.50€/mês
    Diversos outros serviços interactivos

----------------------------------------------------

A oferta da PT Comunicações, lançada hoje, consiste em apenas 2 pacotes iniciais:

Pacote MEO Fibra 20 Megas - 49.90€ (passa a 55.90€ ao fim de 12 meses)
    Velocidade de Net: 20 Mbps de Download e 2 Mbps de Upload
    Telefone: Chamadas ilimitadas à noite para números fixos nacionais
    Televisão: 70 canais

Pacote MEO Fibra 100 Megas - 64.90€ (passa a 70.90€ ao fim de 12 meses)
    Velocidade de Net: 100 Mbps Download e 10 Mbps Upload
    Telefone: Chamadas Ilimitadas 24h/dia para números fixos nacionais
    Televisão: 100 canais

Todos os pacotes têm a Instalação da infraestrutura (80€) e a Primeira Mensalidade Grátis, sendo no entanto necessário pagar a taxa de activação de 25€.
    Em Termos de Internet, todos os pacotes têm tráfego ilimitado, acesso a Banda Larga Móvel grátis (até 100MB) e 5 caixas de e-mail, cada uma com 5 GB de capacidade.
    No que concerne à Televisão, todos os pacotes incluem:
    VideoClube com Milhares de títulos
    Box DVR: 7.50€/mês
    Box Normal: 5€/mês
    RF Overlay, que permite ver TV em outras zonas da casa sem necessidade de Box.
    Muitos outros serviços interactivos.

Uma análise a estes pacotes indicam que ambos os operadores estão relativamente equilibrados. Uma SonaeCom com preços, a longo prazo, mais acessíveis, e uma PT com ofertas equilibradas e com tecnologias interessantes e inovadoras (refiro-me ao RF Overlay), fazem de ambos ISPs a estudar.
    Os aspectos desapontantes dos serviços não estão tanto na sua oferta, mas sim na quantidade da informação disponível. A Clix apresenta um site com graves faltas de informação, informação essa que só pode ser encontrada na zona da TV do Clix em ADSL. Por outro lado, o Site do MEO Fibra está bastante mais completo e com um design mais apetecível, se bem que não explica em que consite a tecnologia RF Overlay...

Agradecimentos:
    - strikereg, por me ter lembrado da existência do desconto de 6€ dos tarifários MEO.;)

Cumps

Última edição: 15 de Maio de 2009
  2. rmpa

rmpa Power Member

Não falta aí a oferta da Zon?

3. jpmor82

jpmor82 Power Member

A zon não é fibra, usa o cabo normal.

4. night_sign

night_sign Power Member

Parece-me que isto é comparação de Fibra Óptica até casa e isso a Zon ñ tem.

5. Devil69

Devil69 Power Member

O Rf overlay está em piloto no clix, portanto dentro de algum tempo também deverá ficar disponivel comercialmente.

6. scapula

scapula Power Member

Boas...

Como utilizador do serviço TVTel Fibra (só internet) deixo aqui os tarifários bem como o meu "review" do serviço até ao momento.

TARIFÁRIOS:

A TVTel apresenta no site 2 tarifários para a Internet:

JETSONIC 30M/3M

Com 50 GB de limites de tráfego (downloads), 10 e-mails, 200 MB para e-mail e página pessoal

€29,99

JETSONIC 60M/5M

Com 120 GB de limites de tráfego (downloads), 10 e-mails, 200 MB para e-mail e página pessoal

€51,25

Mas na prática todos os seus utilizadores têm 50 Megas de download (em certos dias mais) e 10 Megas de upload. No que diz respeito aos limites, apesar de eles os apresentarem, os contadores estão desde sempre a 0! Ou seja, SEM LIMITES!

Não existe (ainda) qualquer tipo de TS ou PUA a funcionar e a velocidade é bastante estável quer em P2P quer noutro qualquer protocolo. Consigo sacar a 6 Mb/s em torrent, ftp, http, etc... No upload a mesma coisa, cerca de 1 Mb/s sempre estável!

TESTE

Resumindo... neste momento tenho net de fibra óptica com 50 Down / 10 Up, sem limites, sem PUA's ou TS por 27€/ mês... Pago 29,99€ + 2€ aluguer do modem - desconto de 5€ mensais = 26,99€!

7. rubenm

rubenm Suspenso

nao sabia que a tvtel tinha fibra no porto...
    sou de gaia e na minha zona ha o servico normal tvtel, nao sabia era k ja tinham fibra vou averiguar isso
    e possivel aderir so a fibra? ou esse valor tem k adicionar canais?

como descobrir se a minha area suporta?
    cumps

Última edição: 15 de Maio de 2009
  8. Ledo

Ledo [email protected] Member

Vou ter fibra clix em Junho e vão oferecer-me u,ma redução de 50% nas primeiras 4 mensalidades e 2ª box sem dvr grátis (sem aluguer mensal)

9. andrepcg

andrepcg Power Member

isto é muita caro... depois ainda ter televisao com uma data de canais ainda mais caro fica...

10. scapula

scapula Power Member

Boas... eu tenho TVTel fibra em Carnaxide... não em Gaia... só existe TVTel Fibra em Carnaxide, Lda-a-Velha e Algés!

Cumps...

11. KillerWolf

KillerWolf Power Member

Por acaso não, a Zon usa fibra e cabo! Melhor dizendo usa raspas de fibra, mas não deixa de usar... ;)

12. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Eu sei que é um pouco polémico não incluir os serviços da Zon que, afinal de contas, oferecem os 100 Mbps.
    Mas reparem que pelo menos 50% dos utilizadores com os serviços Wideband não atingem a velocidade total contratada em Download, e nunca vi nenhum utilizador que atingisse o upload máximo do tarifário... O problema aqui, é que o Cabo permite, de facto, garantir velocidades altas aos utilizadores, mas enquanto a Zon insistir em não melhorar a sua rede e não dar aos utilizadores as velocidades que estes deveriam ter, então o serviço nunca vai poder estar, em termos de "poder", lado a lado com um serviço de Fibra Óptica, no qual, em principio, as velocidade serão totalmente garantidas.

Cumps

13. MrRCS

MrRCS Power Member

na adsl tambem se usa fibra + cobre ...

14. Plenton

Plenton Power Member

A Clix tem realmente, para mim, a melhor oferta qualidade/preço. Por apenas 50€ mensais (o que estou a pagar agora por 12mb) pode-se ter 50mb de download. Acho muito bom!

Espero ansiosamente pelo serviço na minha zona ;)

15. nvilhena

nvilhena Power Member

A ZON obviamente nao pode estar a ser comparada, porque é um topico a falar sobre fibra e nao raspas de fibra ^^

16. _TheMaster_

_TheMaster_ Power Member

Aqui nos olivais já andam a por fibra optica da PT será esta a melhor opção ou a clix ?

17. strikereg

strikereg Power Member

Tecnicamente é a mesma coisa, por isso cabe-te a ti comparar os pacotes e preços disponíveis.

18. konexion

konexion Power Member

Exacto. E quem comparar olhando para o bolso acho que opta pela clix, pois ficamos para sempre a pagar, por ex no caso do pacote XL 50M/5M 49.90€.
    No pacote mais barato da PT de 20M/2M pagamos os mesmos 49.90€, mas passa a 55.90€ ao fim de 12 meses!
    Estou mesmo tentado a mudar de ISP e a experimentar este pacote da Clix daqui a uns 2/3 meses.

19. Raines

Raines Power Member

ao fim dos 12 meses ja ha outras opcoes ou renegoceias:D

Partilhar esta Página