1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Comparativo] Bases de Refrigeração / Coolers

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Forfirith, 22 de Outubro de 2013. (Respostas: 428; Visualizações: 66217)

1. Forfirith

Forfirith Power Member

Boas,

Sendo Portugal um país bem quentinho, não podemos confiar apenas na refrigeração interna dos nossos laptops para os manter frescos, operacionais e livres de danos causados pelo calor.
    Assim sendo, apresento-vos um pequeno comparativo de vários modelos de coolers existentes no mercado português, caso pretendam adquirir um.

Ao ler a tabela devem ter em especial atenção a circulação do ar (Airflow, maior é melhor) assim como as dimensões do cooler (vs as do vosso portátil).

Na última coluna têm uma relação entre o preço do cooler e o seu airflow, menor é melhor.

Notas:
    Portáteis de 14'' e menos - 320>340 x 220>240 mm
    Portáteis de 15,4'' - 16'' - 370>390 x 240>260 mm
    Portáteis de 17'' ou mais - 400+ x 270+ mm

Existem ainda muitos coolers com tamanho de 35cm que dizem dar para 15,6'', mas eram de facto para os antigos portáteis sem widescreen, o que os tornava mais 'pequenos'. Por isso, dar, darão, mas ficarão com cerca de 1-2 cm de fora nos lados.

Qualquer dúvida, correcção, sugestão é bem-vinda.

[REVIEWS]

Última edição: 29 de Outubro de 2013
  2. Gostei. Tópico muito útil para quem esta interessado em adquirir esse tipo de acessório.
    Bom trabalho.

3. Forfirith

Forfirith Power Member

Reviews:

4. Shadowguardian

Shadowguardian Power Member

Bastante útil. Estou a pensar comprar uma par jogar e isto ajuda muito a decidir. ;)

5. Forfirith

Forfirith Power Member

Review DeepCool MultiCore x6:

[​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Dimensões 380 x 295 x 24 mm
    Dimensões do Ventilador ⌀140 x 15 mm (2PCS) ⌀100 x 15 mm (2PCS)
    Peso Líquido 900 g
    Tensão Nominal 5 VDC
    Tensão de Operação 4.5 ~ 5 VDC
    Tensão de Partida 4 VDC
    Corrente Nominal 0.2±10%~0.45±10%A
    Potencia de Entrada 1W~2.25W
    Velocidade 1000±10%RPM 1300±10%RPM
    Fluxo de ar Máximo 121.4 CFM
    Nível de ruído 24 dB(A)
    Tipo de Rolamento Hydro Bearing

tbc

6. Nuno Lima

Nuno Lima Power Member

Esse Multi Core X6, poderá ser utilizado em cima das pernas? como por exemplo quando estamos com o portátil na cama.

7. Forfirith

Forfirith Power Member

Poder pode, não é desconfortável, tem uma base lisa apenas com as entradas de ar das fans.

Mas não é aconselhável usar nenhuma base que não as mesas em cima da cama. Ao colocares em cima das penas, cama, etc, estará a succionar os pêlos, cabelos, linhas, etc, o que irá a seu tempo congestionar as ventoinhas.

Claro que se tiveres cuidado e limpares de quando em quando o cooler não deves ter muitos problemas.

8. sunilscp

sunilscp Power Member

Boas, comprei hoje um Asus K450JF e gostava de saber um bom cooler para o mesmo, visto o portátil ser de 14".
    Se alguém me puder dar uma ajudinha e onde comprar, agradecia.
    Cumps

9. Forfirith

Forfirith Power Member

Portanto o K450JF mede: 348 x 241 x 25 mm

As melhores bases para este modelo serão as seguintes (Por ordem de performance/preço):
    - Deepcool N1 | 350 x 260 x 26 mm | 16,85€/19,35€ (Azul|Preto|Cinza|...)
    - Nox Kaze | 350 x 270 x 34 mm | 12,50€ (Tem leds) (Preto)
    - Nox Taku | 350 x 270 x 34 mm | 13,95€ (Tem leds) (Preto)

Última edição: 16 de Novembro de 2013
  10. sunilscp

sunilscp Power Member

Muito obrigado pela resposta rápida e principalmente pela ajuda!
    Vou optar pelo primeiro nesse caso.
    Cumps

11. jrodeia

jrodeia Power Member

Também tenho a mesma duvida. Uma base para o Asus K450JF. Gostava de comprar a DeepCool Multicore X6. Será uma boa base para este pc? Não me importo que a base seja mais larga que o portátil. Esta base faz muito barulho? É fácil de limpar? Obrigado.

12. Forfirith

Forfirith Power Member

Se não te importas que seja mais larga é a melhor base da lista.
    Não acho que faça muito ruído, já tive piores. Como podes ver na lista ela produz 24dBAs de ruído, o que não é o mais silencioso, no entanto ela tem 4 fans, dai o aumento ligeiro comparativamente aos outros coolers listados.

Ainda não a tive de limpar mas parece simples. Até mesmo sem desmontar só com o aspirador ;)

13. jrodeia

jrodeia Power Member

Eu tenho uma base que mais parece um tractor, só que é mais estreita que o portátil, logo o portátil não assenta bem na base, por isso é que não me importo que seja mais larga, assim também dá para os de 15.6"

14. Chikorita69

Chikorita69 I quit My Job for Folding

Recomendas mais essa deepcool x6 que a coolermaster x3? Estava a pensar comprar a cooler master, pois é a que mais encontro recomendações, mas pela tua review a deepcool parece-me melhor, além de ser mais barata.
    O meu portatil é um l50-a-18t, e a parte de baixo é igual a esta: http://i40.tinypic.com/im2l21.jpg

15. Forfirith

Forfirith Power Member

Sim. A meu ver, a coolermaster x3 não apresenta nenhuma característica que valha os 15€ de diferença. Tem menor airflow, menor RPM e apenas uma fan. O deepcool tem 4 fans, tendo 2 modos (2 fans ligadas, ou 4) que permitem regular o airflow máximo de acordo com a carga termal do portátil num dado momento.
    As medidas do teu lap são compatíveis com esta base (377.5mm x 244.0mm). Com esta base, e visto as saídas de ar da base desse lap serem maioritariamente no quadrante superior (suponho, por outros modelos similares da toshiba, não consigo ver a tua foto), é possível fazer um boa refrigeração apenas com 2 fans em funcionamento.

Se precisares de mais do que 1 entrada USB extra, tens o deepcool windpal, com características +- semelhantes e com 4 entradas USB.
    Se quiseres Leds para parecer mais cool, tens os Nox Taku e Kaze, bem mais baratos mas um pouco curtos na largura (35cm vs 38cm), e mais fracos no arrefecimento. Tens também o notepal XL, melhor que o X3 e mais barato... de facto não consigo perceber a supervalorização desse modelo... -.-

16. Chikorita69

Chikorita69 I quit My Job for Folding

Eu tenho uma nox boreas 15 cá para casa, comprei quando saiu, 40 euros e aquilo nunca prestou para nada. Não quero luzes nem me interessa o hub, é mesmo a performance em si, vou buscar então a x6, parece-me um bom preço a uma boa performance.
    Isto de passar de um fixo para um portatil, e de mac para windows é complicado.
    Obrigado pela ajuda, alguma coisa que possa ajudar manda-me pm também.

17. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

Bem, acho que fui o primeiro daqui deste tópico a fazer uma pequena recomendação da deepcool multi core x6. Comparando com uma NGS Slim Stand (a que tinha anteriormente), esta é definitavemente muito melhor. MAIS fans a MAIOR velocidade o que faz surgir um airflow MAIOR. Além disso possui 4 modos (em vez dos 2 que o Forfirith tinha referido) sendo estes, por ordem do interruptor, desligada; APENAS 2 fans superiores (as maiores) ligadas; APENAS 2 fans inferiores (as menores) ligadas; TODAS ligadas. Ainda tem uma porta USB extra para compensar a porta que ocupa no PC (e pessoalmente gosto mais de ligar as pens, ratos, acessórios aqui que no portátil em si, a porta parece-me mais estável). Já agora, acho-a bastante silenciosa para a quantidade de fans que possui a base, então tendo em conta que se só ligar 2 das fans, ainda mais silenciosa é.

Só tenho bem a falar desta base, o que é mais importante, arreferer o PC, ela consegue bem. Antes tinha, com a outra base LIGADA, em média uns 65º/70º apenas com uma navegação razoável na net, skype e pouco mais. Com esta DESLIGADA, ou seja, só o PC pousado em cima dela, consigo ter umas temperaturas de 55º/60º se tanto, com ela completamente ligada desce logo para os 40 e tal. A utilização que mais lhe dou é somente as 2 fans superiores ligadas que chega para empurrar o ar para o cooler interno do PC arrefecendo-o bem. Apenas quando vou fazer uma jogatana com jogos mais pesados (like Crysis 3) é que ligo as 4 fans. O único inconveniente (no inverno) é que quando se ligam as fans inferiores, é que as mãos arrefecem juntamente com o PC, algo que não é muito agradável. No verão até sabe bem :P

Só isto que tenho a dizer. Espero ter ajudado.

Cumpzs

18. Forfirith

Forfirith Power Member

Oh tens razão. -facedesk-
    Tem de facto + 1 modo, o das fans inferiores ONLY. (Para além do desligado ofc)
    Tenho esta base e realmente nunca dei muita atenção pois o botão de selecção deslizante tem, infelizmente, pouca sensibilidade.

19. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

Quanto a isso concordo contigo, o botão é, de facto, pouco sensível. Eu que gosto de ligar apenas as 2 de cima tenho que sempre usar pelo menos 2 dedos para deslizar apenas 1 posição.
    Tirando esse pormenor, 5* :)

Cumpsz

20. Boa noite, estava à procura de um cooler para o meu portátil e deparei-me com este tópico e como não percebo muito disto acho melhor pedir ajuda, para o meu portátil, Clevo 170SM que cooler é melhor? Ou vale a pena esperar uns tempos porque vão sair alguns novos?

Obrigado