Comparativo Compact Camera Group Test

a surpresa na qualidade de imagem foi a sony.... para mim a melhor do teste no entanto começa em 38mm e por isso está fora da corrida.... 290 euros


a panasonic tz7, está muito boa também (a lente é fenomenal), tirando o facto de a iso 400 os pretos terem roxo misturado.... 350 euros

a samsung wb500 pelo preço é a escolha acertada... 220 euros

a samsung devia dar-nos raw ou então um firmwaer update para melhorar a compressão jpeg... (menos artefactos e dava um baile as outras já que a exposição e o balanço de brancos são os melhores do teste, e as cores também são boas)
 
Sim, querem ver que a Sony agora passa a ser marca de eleição porque finalmente fez uma máquina boa?! Só são dogmas quando não há explicação e o que não falta são más reviews de quase todas as Sony H anteriores a esta.
 
Com ou sem dogmas, com ou sem pontos sensíveis, não vi ninguém a dizer que a Sony passava a ser uma marca de eleição. E o facto de quase todas as Sony H serem más não significará grande coisa se a partir de agora passarem a ser, não digo de eleição (!) mas no mínimo elegíveis vá...

A menos que concordes que o contrário se aplique às Canon. Tem um historial competente, de eleição, mas faz um modelo fraco que deve ser recomendado porque os anteriores tiveram boas análises.
 
O passar a marca de eleição foi uma forma de expressão em resposta aos "dogmas". Não é por fazerem agora uma H boa, que deixa de ser um facto que no geral as restantes eram más. E sim, a partir de agora até podem começar a sair excelentes Sony H, da mesma forma que pode ter sido uma "one hit wonder" que não se repete tão cedo.
Da mesma forma que a Canon meteu o pé na argola e daqui para a frente pode vir só lixo. Ou pode ter sido um precalço e os próximos modelos já virem melhores.
 
Sim, mas são casos "soltos". Não vês a Sony receber boas reviews, umas atrás das outras, como vês a Panasonic ou a Canon, por exemplo.
 
Por acaso esse comparativo a que o Pentrite se refere foi o último imediatamente antes deste, se não estou em erro. Já não me lembro que câmara era (talvez uma W300), andou sempre a liderar as categorias ex aequo com outras duas mas depois, por detalhes (tal como esta), não saiu vencedora.

Não diria que dois casos consecutivos se possam considerar "soltos" assim de chapa. Pode querer dizer alguma coisa. Se têm ambições no mercado das reflex acho que podem perfeitamente começar a ter um pouco mais de brio no que fazem das compactas. Quanto mais não seja para que as reflex não saiam estigmatizadas pela fama das compactas... O que mais não falta por aí é pessoal a dizer que a Sony em fotografia não dá uma para a caixa e nem todos sabem do que falam. Uns simplesmente impulsionados pelo que lêem aqui, por exemplo, outros pelas tais prestações das compactas. Enfim.

Mas também é verdade que a série W sempre foi tida como a mais competente (ou menos incompetente, como queiram) das compactas da Sony. Além de que as lentes que equipam as W terão sempre mais hipóteses de satisfazer do que as que equipam as H, por razões óbvias.

No entanto, não sei porque é que a fazer más câmaras umas atrás das outras agora se haviam de ter "enganado" e fazer uma satisfatória. Se é para alinhar pela desvalorização, mais depressa dizia que os outros é que equilibraram isto pelo nível inferior.
 
Era o primeiro caso?! :rolleyes: A Sony já teve um par de modelos muito bons e não foi por isso que tudo o que veio a seguir foi bom.

Repara que eu não discordo, até acho muito bem que comecem a largar a "mama" do marketing e que tenham brio no que fazem. Quanto mais não seja, por essa mesma razão, para as SLRs não serem afundadas pelo que o nome trás do mercado das compactas, que infelizmente não é só fama.
Agora acho que continuam a ser casos soltos, porque a W120 (era esta) já tem algum tempo de mercado e sempre foi das melhores opções da Sony. Já a H20, além de ser um tipo de máquina diferente, é recente e até agora foi a primeira H que se pode considerar boa.
E para teres outro termo de comparação, na onda do que eu estava a dizer da hipótese de ter sido um golpe de sorte, tens a XH1 que recentemente teve uma review mediana no DPR.

PS: Atenta nesta lista e vê nos últimos anos quantas Sony tens no Highly Recomended, que não sejam SLRs.
 
Última edição:
Era essa Sony, sim senhor, a W120. Estava enganado. Quanto à lista, não são muitas de facto, são mesmo muito poucas mas ninguém negou esse historial. Embora lá estejam três modelos H, isto em quantos? Talvez nuns sete. Não é famoso mas pensei que fosse claramente negativo. E ainda falta a análise a esta H20.

O que disse quando terminei é que não me parece menos verdade. Se vamos desvalorizar, então é mais preciso se dissermos que foi a concorrência que baixou a fasquia porque, com ou sem concorrentes, olhe-se para os resultados daquela Canon e apareça alguém capaz de dizer que aquele modelo faz jus aos anteriores.

Aliás, se reparares nessa mesma lista, há uma ou outra Sony, do mesmo ano e que partilham características. Daí que tenha dito que isto pode querer dizer alguma coisa. Pode querer dizer que há boas perspectivas para os lançamentos que herdem características da H20. Por isso é que não estou nada convicto que tenha sido um caso isolado. A sê-lo será uma geração isolada, uma câmara acredito menos.

De qualquer forma não posso dizer que não seja uma surpresa para mim. À partida a HX1 era a câmara relativamente esperada e a H20 aquela pela qual não se dava grande coisa. E atenção, que não servem para fugir à hipótese de regra que apontei acima porque são câmaras que não devem partilhar nada de significativo entre si.
 
Em relação à W120 é bom ter em conta que ela não ganhou o teste, quem ganhou o teste foi a LZ8!

"The W120 came out near the top of all our image quality tests and produced consistently well exposed shots with good color, focus and sharpness. Equally importantly it is fast and responsive, even in low light. Throw in the slightly wider angle 4x zoom and image stabilization and stylish metal body and you've got the perfect pocket camera. Yes it's the most expensive camera here, but we think it's well worth paying that little bit more."

O que eles dizem é que é uma boa câmara, a mais bolsável e daí o "Best pocket point and shoot camera" mas também a mais cara...o que se tem dito por aqui não é de letra...o que se tem é que por menos dinheiro tem-se material igual ou melhor!

"
Two cameras in the group offer considerably more photographic control than the others, and either (the Panasonic LZ8 or Canon A590 IS) would make ideal first digital cameras for anyone wanting to do a bit more than merely point and shoot (...). Of the two our vote has to go to the Panasonic LZ8, which you can pick up for as little as $100-130, making it the bargain of the group by far."

Este raciocinio parece-me claro...ou então muda-se o título do tópico dos "150€" para a "mais bolsável" ou "a mais estilosa".


Agora em relação ao comparativo, e para não alimentar mais paixões desnecessárias, só há três coisas que mais me chamaram a atenção:
- A Samsung, do pouco que tinha lido parecia-me uma má aposta mas agora vejo que não, até deve ser a que tem a melhor relação qualidade/preço do grupo, o que para ser a primeira deste segmento do grupo é surpreendente;
- A Panasonic continua a tirar os dividendos da classe que "inventou" e tem que se dar o mérito a quem o tem (embora, pessoalmente, não sejam marca que me cative!). Tem feito um esforço grande em termos de inovação e variado a aferta e isso é muito bom em termos de mercado para o consumidor.
- A Canon falhou mas não é a novidade, aliás uma das primeiras coisas que me desagradou na máquina foi a construção e a distribuição dos botões, quem tiver as mãos grandes e pegar naquilo tem que comprar um apontador de pda, ou seja, como p&s não é, em nenhum sentido, das melhores opções do grupo...no entanto, continua a ser a opção do grupo para quem quiser este tipo de máquina, com modos manuais!

Como é óbvio não se podem desvalorizar os resultados mas também não se devem empolar demasiado...

"During the past couple of months or so we have used all the cameras in this text extensively and it has become clear that in terms of image quality the difference between the best and the worst in class is rather small."
 
Última edição:
Todas as máquinas do teste acabam por ser interessantes, mas só a Canon tem modos PASM completos. Ando a tentar convencer-me que os modos da Panasonic são suficientes para quando não tiver a DSLR comigo, mas sinceramente não sei. Além de que é um bocado mais cara que a Canon e uma bateria extra na Panasonic custa um balúrdio.
 
Não há bela sem senão...a Canon tem a desvantagem de ser a primeira de uma nova série, uma mistura entre as Powershot e as Ixus, como primeira existem sempre coisas que falham!
 
E depois a Canon tem aquele flash que está sempre levantado (pode ser um pormenor, mas não deixa de ser irritante), não tem zoom em modo de vídeo e o som é mono, o modo burst é lento sem opção para mais fps com menor resolução (como tem a Panasonic). Estou mesmo indeciso, é muito mais fácil escolher uma câmara para outras pessoas. :p
 
Back
Topo