Comparativo Compact Camera Group Test

Todas as máquinas do teste acabam por ser interessantes, mas só a Canon tem modos PASM completos. Ando a tentar convencer-me que os modos da Panasonic são suficientes para quando não tiver a DSLR comigo, mas sinceramente não sei.

Na minha opinião, os modos A e M nas compactas estão sobrevalorizados, porque pura e simplesmente não consegues grande isolamento com sensores pequenos. Uma gama típica de f/2.8 a f/8 numa compacta é, mais ou menos equivalenta, a gama f/8 a f/22 numa DSLR. Por isso não tem grande utilidade "criativa". De facto, só depois de ter uma DSLR e uma lente f/2.8 é que comecei a sentir que finalmente conseguia algum isolamento de foco. Mesmo com uma DSLR e uma lente de kit (f/3.5 a f/4.5) nunca consegui grande coisa nesse aspecto.

Por isso, a falta de modos PASM completos numa compacta não é um defeito assim tão grande como originalmente se poderia pensar.

E depois a Canon tem aquele flash que está sempre levantado (pode ser um pormenor, mas não deixa de ser irritante), não tem zoom em modo de vídeo e o som é mono, o modo burst é lento sem opção para mais fps com menor resolução (como tem a Panasonic). Estou mesmo indeciso, é muito mais fácil escolher uma câmara para outras pessoas. :p

Fazes uma folha de excel e vais metendo as caracteristicas de cada máquina e, muito importante, atribuíndo prioridades. Defeitos todas têm. Nenhuma é perfeita. O que interessa é descobrir com quais defeitos consegues viver e com quais não.
 
Pois é Strobe, ainda no outro dia noutro tópico estávamos a falar disso mesmo, da necessidade ou não de modo manuais em compactas.

Controlar a abertura acaba por não ter grande vantagem porque o sensor é minúsculo. Estas máquinas têm uma boa tele, pelo que até pode ser que dê para fazer uns mini-bokehs, mas mesmo assim o background provavelmente tem de estar distante. Mas não gosto de estar dependente da escolha da máquina por exemplo para situações de pouca luminosidade. Será que vai optar pela abertura máxima? Ou opta por subir o ISO? Sinceramente não sei até que ponto o modo inteligente da máquina é... inteligente.

Controlar o tempo de exposição dá sempre jeito, principalmente quando queremos evitar fotos tremidas. Segundo li a Panasonic permite limitar o máximo que a máquina pode escolher, impedindo que opte por velocidades mais lentas por exemplo que 1/50. Já não é mau, mas se quiser fazer uma exposição longa não tenho forma de definir o tempo exacto. O modo de starry sky permite exposições longas, mas tanto quanto sei apenas por tempos pré-definidos.

Os modos PASM até podem na práctica não servir para muito, mas sentir que estou ao sabor da decisão da máquina deixa-me de pé atrás.

Decisões, decisões...
 
Por isso, a falta de modos PASM completos numa compacta não é um defeito assim tão grande como originalmente se poderia pensar.

Defeito não será mas estarem presentes é, sem dúvida, uma mais valia...sem modos manuais fica-se muito condicionado à "vontade" da máquina e à capacidade da máquina adivinhar o que se quer fazer! Agora que não pretende usar ou nunca usou, certamente, não sentirá falta...
 
a samsung wb500 permite definir a abertura e a velocidad do obturador... além do iso claro... por isso podes tirar melhores fotos noturnas e a um preço mais barato... alem disso tem 24mm de wide angle sempre cabem mais pessoas na foto....

algumas fotos da samsung tem melhor qualidade do que as da panasonic (iso400 nas garrafas os pretos da tz7 sao roxos....) e na foto de noite também é melhor, bem como na foto de flash. No entanto a tz7 capta mais detalhe

o modo 720p da panasonic parece fazer so 10mbps de bitrate alguem sabe se é suficiente? os vídeos que vi na nate pareceram-me bons
 
PASM nas compactas

O que me parece é que os próprios fabricantes assumem que actualmente quem quer ser "criativo" ou "exigente" (os ditos "entusiastas") compra uma DSLR ou uma compacta avançada tipo LX3 ou G10. Reconheço que pelo menos para mim, que estou habituado à qualidade de imagem de uma DSLR, estas compactas avançadas são as únicas alternativas "aceitáveis" às DSLR. E não sou o único que pensa assim.

Infelizmente, as restantes gamas de compactas (incluindo estas super-zoom) estão cada vez mais orientadas "apenas" para o utilizador "casual", que não está disposto a perder muito tempo a mexer em opções e muito menos a meter-se numa dSLR (também conheço muita gente que encaixa perfeitamente nesta categoria). Só assim posso compreender que até a própria Canon, que ganhou grande fama entre os entusiastas com a sua série A com PASM, tenha começado agora a abandonar esse característica. Imagino que o marketing tenha já investigado esse assunto. (A minha Canon A70 tem PASM e zoom 3x, mas custou o mesmo que custa agora um kit D40 ou uma G10).

Sem dúvida que para quem "pensa" a fotografia no modo M, usar os modos "inteligentes" é quase uma violência. E então aquelas máquinas que nem dá para fixar o ISO... Mas lá está, se calhar é um pouco assumir as limitações das compactas. Quando escolhi a minha compacta, ter PASM era um requisito "fundamental" para mim. Mas pouco depois de a comprar senti-me aldrabado, pois o efeito de controlar a abertura era irrisório.

Por acaso agora lembrei-me um situação em que o modo M dava jeito na compacta: para controlar a forma da "estrela" à volta das luzes nas longas exposições. Até pode ser que haja modos inteligentes para conseguir esse resultado, mas o modo M é simplesmente universal.
 
Por acaso agora lembrei-me um situação em que o modo M dava jeito na compacta: para controlar a forma da "estrela" à volta das luzes nas longas exposições. Até pode ser que haja modos inteligentes para conseguir esse resultado, mas o modo M é simplesmente universal.

Por exemplo, aí está uma utilidade...em modos automáticos pré-definidos também há, por ex. ja oportunidade de experimentar alguns modos da Panasonic LZ8, entre os quais um que criava o desfoque de fundo no modos de retrato e é assim o resultado final fica aquém das expectativas...com o mesmo motivo e na mesma máquina com o modo "A" fica muito mais conseguido!
 
a samsung wb500 permite definir a abertura e a velocidad do obturador... além do iso claro... por isso podes tirar melhores fotos noturnas e a um preço mais barato... alem disso tem 24mm de wide angle sempre cabem mais pessoas na foto....

algumas fotos da samsung tem melhor qualidade do que as da panasonic (iso400 nas garrafas os pretos da tz7 sao roxos....) e na foto de noite também é melhor, bem como na foto de flash. No entanto a tz7 capta mais detalhe

o modo 720p da panasonic parece fazer so 10mbps de bitrate alguem sabe se é suficiente? os vídeos que vi na nate pareceram-me bons

Bem, tu gostas mesmo muito dessa samsung!

Respondendo só à parte do vídeo, não sei onde leste isso, mas o bitrate é de 17Mbps. Se perguntares se é suficiente, sim, é amplamente suficiente.

Na gravação em AVCHD lite não é possível reduzir a resolução, no entanto é possível escolher bitrates mais baixos, que mesmo assim, fica muito bom.
 
a samsung wb500 permite definir a abertura e a velocidad do obturador... além do iso claro... por isso podes tirar melhores fotos noturnas e a um preço mais barato... alem disso tem 24mm de wide angle sempre cabem mais pessoas na foto....

Já agora...onde viste isso? É que tenho a ideia de que a máquina é completamente automática?!
 
Já agora...onde viste isso? É que tenho a ideia de que a máquina é completamente automática?!

Parece que dá para definir a abertura mas só tens duas opções, abertura máxima ou mínima, sem posições intermédias.

la Samsung WB500 se conforma con un modo totalmente manual en el que podemos controlar la velocidad pero sólo hay dos valores de diafragma disponibles.

http://www.quesabesde.com/noticias/...ng-WB500-comparativa-muestras-analisis,1_5173
 
Última edição:
Parece que dá para definir a abertura mas só tens duas opções, abertura máxima ou mínima, sem posições intermédias. Também fiquei com a ideia que não tens controlo total.

Se for o caso (e espero ter interpretado bem as dezenas de reviews que li) o mesmo acontece na kodak z1015iz... portanto é um pseudo controle sobre as definições... . Não percebo que raio pretendem com isto, pelo menos no caso da Kodak, podiam ter uma excelente máquina se não a tivessem 'capado' se bem que aqui não haja 'bolas' para cortar :)
Nesta gama é simplesmente uma questão de prioridades à falta de melhor, para quem não se preocupa com os modos manuais simplesmente escolhe a melhor p&s, quem os pretende neste caso prescinde de qualquer coisa mas pode controlar a máquina, afinal é o derradeiro objectivo da 'criação'.
 
enganei-me a canon dá 24mbps a panasonic 17mbps e a samsung supostamente dava 14mbps mas com o gspot vi que os clips em 720p HQ só davam 10mbps de bitrate...

será suficiente? do que vi achei muito bom e vi num site que 10mbps era o mínimo para ter boa qualidade a 720p até porque a panasonic gh1 tem 17mbps para 1080p e a qualidade é boa por isso metade da resolução e um pouco mais de bitrate (alem das cores mais saturadas mas isso dá para tirar os vermelhos) são benéficos...


a máquina tem modo manual onde dá para definir a abertura o que é quase inútil mas tem dá para definir a velocidade do obturador em passos pequenos e tem aquele comando que é muito útil para aumentar a exposição ou a velocidade de obturador....


estou a pensar comprar a wb550 mas só em julho...

a qualidade da samsung é boa para o que oferece máximo de 240mm deve ser suficiente... e 24mm é súper útil há boas fotos no tópico que fala das compactas a 300 euros nas´3 últimas páginas tenho fotos e reviews dela...

acham que 12mp é suficiente para imprimir em tamanho próximo de A3 com boa qualidade?

a samsung tem um flash bom e é mais customizável do que a panasonic e tem melhor qualidade de imagem do que a canon... e tem um histograma que eles não mencionaram nem o modo de moldura que apita quando enquadramos a nossa cara no sítio que enquadrámos previamente. tem um modo smart auto também...

dá para pôr efeitos no vídeo que a pana não dá... preto e branco por exemplo e pausa no vídeo o que é excelente para não andar a editar vídeos so para os cortar (aos vídeos da panasonic tz7 tem sido difíceis de editar)

a pana tal como a samsung tem AEB dá para tirar 3 fotos com diferentes exposições...

e dá para carregar por usb o que é muito útil assim só levo o cabo quando for de férias e levo um portátil e pronto (tenho um samsung omnia (já estou arrependido, para não dizerem que sou fan-boy)e assim carrego os dois por usb e só levo um carregador)
 
acham que 12mp é suficiente para imprimir em tamanho próximo de A3 com boa qualidade?

A tua limitação não vão ser os MP, vai ser a máquina, que é uma compacta. Quer pela qualidade do sensor, quer pela compressão que o JPEG sofre, mesmo tendo resolução suficiente, vão sempre haver limitações na qualidade de imagem.
 
Back
Topo