Comparativo entre 3200CL16 e 3600CL19

askan7

Power Member
Boas, criei este tópico para tirar as dúvidas na escolha entre 3200c16 e 3600cl19. Vejo muito utilizador no fórum a dizer que 3200 cl16 tem menos latência e é superior... :headsh:
Espero tirar essas dúvidas com este teste.

Setup:
8700k 4.8Ghz all core.
2x8gb Gskill TridentZ 3000c14
MSI z370m gaming pro AC
gtx 1070ti

Windows power plan elevado desempenho, a gpu foi bloqueada aos clocks máximos com power limit desbloqueado, c-states desligados, sem tarefas em segundo plano.

Os timings primários, secundários terciários e RTLs foram controlados de modo a obter resultados justos e semelhantes aos obtidos por estes kits stock.










A maioria dos jogos AAA escalam bem com memória como o shadow of the tomb raider. Já cheguei a testar The division 2 e FarCry5, infelizmente já não os tenho instalados...
Não se esqueçam que os kits 3600c19 vêm com hynix cjr e têm muito mais potêncial de overclock que os 3200c16 (hynix afr).

Para quem estiver interessado, posso adicionar outros testes, aceito sugestões.
 
Última edição:
à medida q escalas frequencias tb baixas latencia, a questao é mais qual a opçao win-win em termos de tensão conservadora pra uso 24/7 e latencias a escolher.
 
Nesse sistema deve ir dar quase ao msm e tenho duvidas que 3600 CL19 funcione bem o XMP profile por causa do VCCIO/System agent voltage e a board tb tem influencia nesse suporte de frequencia mais altas.
E tens de contar que a maioria dos User nao sabe sequer fazer os tweaks em questão , mts nem activar o XMP sabem quanto mais quais voltagens configurar em manual. E XMP com frequencia altas são perigosas para o controlador memoria do CPU com VCCIO/system agente em auto aquilo manda-se para 1.4V pra cima dps Intel recusa a garantia.

Eu a compraria o kit 3600 CL19 a pensar no futuro mas metia-o a 3200mhz CL16 configurado isto se tivesse um intel LGA1151. Agora se tens um kit 3000 CL14, podes mete-lo a 3200mhz CL15 com sorte nao vejo o motivo da thread...

Resumo: Vale a pena frequencia alta mas tens de saber o que estás a fazer e tens de ter restante hardware que acompanhe a escolha da memoria (Board/CPU).Apesar que apartir de 3200/3400mhz os ganhos sao mt pequenos.

Cps
 
Última edição:
Back
Topo