Comparativo entre SounBlaster Audigy e Audio Intgrado em board ASUS P5GDC Deluxe

Boas a todos!
Remodelei recentemente a minha máquina, adquirindo um P4530 e uma board ASUS P5GDC Deluxe.
Uma das dúvidas que me têm assaltado é a substituição, ou não, da minha placa de som.
Tenho uma SB Audigy Gamer, salvo erro, e por mais testes que faça, não me consigo decidir ou não se a mantenho ou fico a usar o som integrado desta board. É o standard High Definition Audio da Intel com o chip Cmedia 9880.
Nunca fui muit a bola com Cmedias e Realteks mas sem duvida o som onboard melhorou bastante.
Mas será este som integrado suficientemente bom para me substituir a Audigy?
É que por mais pesquisas que faça não consigo encontrar nenhum comparativo ou review que me permita dissipar as minhas dúvidas!

Será que algum de vocês me pode ajudar?


Abraço

Ricardo Marinheira
 
Não te posso ajudar nível técnico, pois não estou muito por dentro do mundo do som. No entanto, não serás tu a pessoa mais indicada para responder à tua própria questão?

Quero dizer, afinal de contas quem vai ouvir isso és tu, e como tens as duas soluções disponíveis, porque não fazeres tu o comparativo?
 
Boas!
Fazendo o teste do ouvido é muito subjectivo.... Aquilo que eu queria mesmo era um teste fidedigno a nível de capacidades do hardware para poder fazer uma escolha mais acertada.
à primeira vista, ou melhor, ao primeiro ouvido, tanto uma solução como outra me parecem de grande qualidade. A Audigy é uma velha companheira, e nada mais tem a provar, quanto ao audio onboard, confesso ter boa qualidade, mas a fama dos audio onboard não costuma ser a melhor, apenas gostava de saber se este é um ponto de viragem ou se apenas mascararam um pouco a fraca qualidade de sempre.


Abraço
 
rmarinheira disse:
Boas!
Fazendo o teste do ouvido é muito subjectivo.... Aquilo que eu queria mesmo era um teste fidedigno a nível de capacidades do hardware para poder fazer uma escolha mais acertada.
à primeira vista, ou melhor, ao primeiro ouvido, tanto uma solução como outra me parecem de grande qualidade. A Audigy é uma velha companheira, e nada mais tem a provar, quanto ao audio onboard, confesso ter boa qualidade, mas a fama dos audio onboard não costuma ser a melhor, apenas gostava de saber se este é um ponto de viragem ou se apenas mascararam um pouco a fraca qualidade de sempre.


Abraço

a qualidade da audigy é melhor...
1º ponto - som onboard gasta recursos do PC nomeadamente CPU
2º ponto - não tem os modos de tratamento de som nem a kualidade de som das audigy
3º ponto - se as placas onboard fossem boas ao nivel das audigy qual o ponto da creative as vender? (tdas as mobos hj em dia têm som onboard)

Specs da audigy incluem processamento a 96kHz sobre samples de 24 bits
a tua placa de som do pc só faz 48 KHz e tem um som muito menos fidedigno...

se tens a placa instála-a se n a tivesses ainda podias optar por n comprar... mas se a tens...

eu usei a minha onboard durante uns tempos agora recentemente mudei para uma audigy 2 ZS (é o mm processador da tua audigy gamer)...
e digo-te k notei diferença tanta na qualidade de som, como na ressonancia e também poder de saida das colunas, voltar à placa onboard... nunca

os specs ---> http://www.soundblaster.com/products/Audigy2ZS_platinum_pro/compare.asp

em relação a comparações directas...

http://content.guru3d.com/article/sound/120/

pá é +/- a mm coisa, mas garanto-te k as audigy são mto, mas mto superiores a qq coisa onboard
 
A Audigy tem um som muito bom mesmo, apesar dos seus chips emukx (audigy2/1/Live) serem muito mal aproveitados pelos drivers de ***** da creative... Se de facto o som onboard ocupa mais recursos do cpu do k a audigy, então ainda é mais um motivo para usares a Audigy... Ainda há dúvidas? :D
 
SteelBoy19 disse:
A Audigy tem um som muito bom mesmo, apesar dos seus chips emukx (audigy2/1/Live) serem muito mal aproveitados pelos drivers de ***** da creative... Se de facto o som onboard ocupa mais recursos do cpu do k a audigy, então ainda é mais um motivo para usares a Audigy... Ainda há dúvidas? :D

As soundblaster tornaram-se as placas de som para gaming presisamente por libertarem o cpu, a minha onboard levava 6% do cpu em winamp esta leva 1% em jogos a discrepancia ainda é maior

Ainda hoje nenhuma placa consegue igualar o baixo uso do cpu das soundblaster, e isso vê-se nas framerates com, e sem audigy... n devias mesmo ter duvidas nesse assunto
 
Boas!
Segui o vosso conselho e regressei à Audigy!
De facto o som nota-se ser muito mais poderoso (baixo muito mais potentes e agudos soberbos).
Em relação à ocupação de CPU, confirma-se!
Acham que ganha algo em evoluir da Audigy para a Audigy 2? (Partindo do principio que não é para uma Platinum...)

Obrigado pela vossa ajuda!


Ricardo Marinheira
 
rmarinheira disse:
Boas!
Segui o vosso conselho e regressei à Audigy!
De facto o som nota-se ser muito mais poderoso (baixo muito mais potentes e agudos soberbos).
Em relação à ocupação de CPU, confirma-se!
Acham que ganha algo em evoluir da Audigy para a Audigy 2? (Partindo do principio que não é para uma Platinum...)

Obrigado pela vossa ajuda!


Ricardo Marinheira
não vale a pena o upgrade, estas placas usam todas o mesmo chip, diferença da audigy para a 2 são muito mais opções mas a audigy 2 é mais uma audigy 1.1.
audigy 4... ainda não sei mas não tem nada de revoluçionario, se calhar até o processador de som é o mesmo...

felizmente não reinventam as placas de som de 6 em 6 meses :) muito melhor k a qualidade das audigy não fica :)
 
I_Eat_All disse:
não vale a pena o upgrade, estas placas usam todas o mesmo chip, diferença da audigy para a 2 são muito mais opções mas a audigy 2 é mais uma audigy 1.1.
audigy 4... ainda não sei mas não tem nada de revoluçionario, se calhar até o processador de som é o mesmo...

felizmente não reinventam as placas de som de 6 em 6 meses :) muito melhor k a qualidade das audigy não fica :)

Acho o contrário o mercado de placas de som desenvolve-se a passo de caracol muito devido a falta de concorrencia...é um miséria ficar dependente de produtos e respectivos drivers da Creative

Final Thoughts/What to Buy

At $249, the Audigy 4 Pro represents a sizeable audio investment, and unless you really need your I/O topside, you should probably just stick with one of the Audigy 2 ZS models that lack the breakout box but can be found for around $85. The Audigy 4 does offer up slightly better dynamic range, but the difference is by and large an academic one. The new bundled apps are welcome, but aren't exactly earth-shattering either.

All told, the Audigy 4 Pro is another worthwhile, albeit pricey offering from Creative. If you're a serious audio junky who craves EAX, ASIO, THX, DVD-Audio, DTS, and Dolby Digital, then the Audigy 4 Pro will give you the fix you need. Then again, so will the Audigy 2 ZS, and it can be found for about $50 less with the identical external breakout box.

If our recommendation seems tepid, that's because it is. There's nothing wrong with the Audigy 4 Pro, except that we can't find enough vital new things to recommend it over some of Creative's less expensive offerings. But if you want the most feature-packed, clean-performing sound card going, the Audigy 4 will send you home happy.
XtreemeTech

falta de concorrencia resulta nisto...
 
Back
Topo