1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comparativo Realizado a Portáteis

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por pauloms, 3 de Abril de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 2109)

1. pauloms

pauloms Power Member

Olá Pessoal,

Estou num processo de compra de novo portátil, na parte final, espero. Já tive muitos portáteis e considero-me como um entendido na matéria, pelo menos até à dois anos e meio aquando a compra do meu último portátil que bateu o recorde de duração. Um Dell Latitude C840, que também custou 3000 euros!!!! Mas foram bem gastos.

Aparte esta introdução sem qualquer interesse, após uma actualização das novidades por vários sites e fóruns fui à Fnac e ***** ver as “feras” ao vivo e tirar as minhas próprias conclusões, as quais deixo aqui para que outros possam tirar as suas elações e que lhes possam ser úteis na escolha a fazer. Também peço aos que percebem do assunto por experiência de posse ou por dependência que comentem, discordando ou concordando, mas também acrescentando.

É preciso realçar que para mim o importante num portátil é a sua qualidade, mas qualidade naquilo que se vê e que se toca, e só depois que tenha o máximo de performance possível. Assim deixo os seguintes apontamentos daquilo que li, vi, analisei e experimentei:

Asus F3JC –
    Prós:
    - Portátil com excelente relação especificações/preço;
    - várias partes em alumínio e muito robusto;
    - teclado razoável;
    Contras:
    - bordas do portátil absolutamente sem lógica. Tornam o portátil enorme e ainda por cima são cortantes;
    - tamanho. Quase tão grande quanto um portátil com monitor de 17”.

LG P1 (
    Prós:
    - Embora todo em plástico, bem concebido e robusto;
    - muito bom teclado;
    Contras:
    - teclas brancas que se sujam com muita facilidade;
    - aquece um pouco mais do que a média, mas não demasiado.

HP 2385EA
    Prós:
    - bonito;
    - muito bem concebido, com boa qualidade de construção e pormenor e bonito;
    - 2.4 kg, mas com monitor de 14,1” (mas muito bom) e bonito;
    - muito bom teclado e bonito.
    Contras:
    - demasiado bonito (pode ser um defeito)?
    - aquece um pouco mais do que a média.

Sony FE41E
    Prós:
    - design muito atraente e ao mesmo tempo sóbrio;
    - muito boa qualidade de construção;
    - muito bom monitor;
    Contras:
    - teclado esquisito e talvez não muito agradável, ao mesmo tempo que oscila;
    - iluminação não homogénea na parte de baixo do monitor;
    - patilha de encaixe de fecho do monitor não muito durável;

Toshiba A100-376
    Prós:
    - Excelente capacidade de arrefecimento. Não aquece quase nada.

HP 6299EA
    O mesmo do 6385 mas sem o sobreaquecimento e com monitor de 15,4”.

HP 9285EA
    Mesmo tendo um monitor de 17” não me pareceu intransportável, de resto idêntico ao HP 6299EA.

Enfim, não vi o LG S1 e o Asus G1, espécimens que me interessavam particularmente. Curiosamente estavam lá dois modelos da Samsung um pouco antigos, mas um deles, o M50 com monitor de 17”, tinha o melhor monitor de todos os portáteis em exposição, comparando mesmo com o dos sony, e o portátil era quase todo em magnésio, muito interessante, mas já um pouco ultrapassado em termos de CPU e GPU.

2. Tira-me uma duvida, relativamente ao HP 9285ea nao achas que o facto de ter um processador de 1.83 e uma cache de 2MB sao pontos fracos??eu tava inclinado pra comprar o LG S1, pois tem 1 proc. 2.00 e uma cache de 4MB, so tem 1 Gb de Ram, ms isso dps tratava-se de colocar + 1Gb!é que eu acho que a placa grafica do HP é boa demais pra dps ser tao fraquinho em processador e em cache!

3. pauloms

pauloms Power Member

Olá. sinceramente, acho que esses pontos não são os mais importantes por uma razão.
    Dentro de dois anos, quando quiseres comprar outro portátil, a diferença entre ter um portátil com um CPU de 1,8 ou de 2,0 GHz em termo de processamento de aplicações do momento vai ser muito pequena e o valor quase o mesmo, em quanto para o mesmo chassi, essas duas configurações significam uma diferença de quase 150 euros, com tudo mais igual.
    Claro que nas aplicações actuais há alguma diferença, mas é quase insignificante para o comum dos mortais.
    Para jogos o mais importante é a GPU, mas também sucede quase o mesmo do que acima foi referido para os CPU.

Abraço

4. luder

luder Power Member

Um portátil de 3000€ só te durou 2 anos e meio?!

5. balute

balute Power Member

Pois, também achei estranho :S
    Deve ter sido abusado :002:

Dentro dos 15.4''/14'', o ThinkPad T60 é o mais sólido e durável. Mesmo que caia ao chão 1 vez por mês, dificilmente se parte :P

6. pauloms

pauloms Power Member

Atenção, durou dois e meio no sentido que a empresa se disponibilizou money para eu comprar outro. Esse dell c840 está absolutemente novo, mas novo mesmo. Excelente qualidade embora eu tenha muito cuidado com o material.
    O LG S1 não é um portátil durável?

Abraço

7. jgb

jgb

bom dia!
    é verdade que com a evolução tecnologica, qualquer pc ou portátil ficam obsoletos com o passar dos anos, mas vamos lá ver, os termos de comparação, comprando equipamento com menosres especificações os limites chegam mais rapidamente e estar a dizer que um core 2 duo a 2.o é quase a mesma coisa que um a 1,83 é tapar os olhos com uma peneira, só mesmo quem não faz uso apropriado dos mesmos pode dizer isso, a propria intel refere 10 a 15% de diferença entre eles (é desprezível? bem então mais vale comprar os de baixa gama que assim pelo menos sabemos que estamos no fundo da tabela e não há duvidas quanto a isso). em aplicações 3d a gráfica influi muito, mas mete lá uma boa gráfica em qualquer máquina e depois associa essa mesmo com um processador fatela e vês o resultado.

8. bluesyrio

bluesyrio Power Member

Bem, já é a terceira vez que escrevo isto neste sub-fórum... o P1 não tem teclado branco, mas sim cinzento, ao contrário do S1, esse sim que tem o interior em branco.

9. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Sem dúvida.
    Acrescento uma coisa, muito boa qualidade de construção.

Partilhar esta Página