Comparativo TomTom/Route 66

xicoescuro

Power Member
Olá Amigos:
Este fim-de-semana tive a oportunidade de, em viagem, fazer a comparação do TomTom Mobile 5.2 versão symbian, com a correspondente do Route 66 Mobile 7.
Conclusões:
Indiscutivelmente (para mim, claro) o TomTom sai vencedor nos seguintes pontos:
- facilidade de utilização do software
- muito mais intuitivo e de fácil apreensão;
- melhor cobertura em meios urbanos, principalmente grandes centros urbanos (Lisboa e Porto); - maior rapidez na actualização e ao recalcular rotas, depois de "desobedecermos" às ordens dadas por ele;
- Comandos sonoros são mais agradáveis ao ouvido (mais uma vez, na minha opinião, claro).
Porém o Route 66, apesar de ter um software algo difícil de aprender e de utilizar, tem melhor cobertura a nível do interior do país, mas é mais lento a actualizar o mapa e a recalcular itinerários.
Tem ainda a vantagem de ter certas possibilidades que o TomTom não contempla (pelo menos ainda não dei conta que o fizesse) nomeadamente o facto de o podermos configurar para nos alertar no caso de excedermos uma velocidade por nós fixada...
Chamo a atenção para um pequeno pormenor que não deixo de considerar digno de registo:
Há alguns anos, foi inaugurada uma ponte sobre o Rio Douro, obra até bastante falada e polémica que foi na altura, e que liga os Concelhos de Baião e Resende (consequentemente os Distritos do Porto e de Viseu).
Ora, esta via de comunicação, além de ser de vital importância para os residentes na região, é de elevado interesse para a circulação rodoviária em geral, tanto mais que os acessos até são bastante bons, tendo em conta que estamos perante o Portugal profundo que as nossas autoridades têm feito questão de esquecer... (mas isso são outros quinhentos).
Fico por isso surpreendido por o TomTom (com mapa Ibéria Plus v632) nem sequer conhecer a ponte e os acessos da margem Norte (dando a sensação que estamos a atravessar o rio em viatura anfíbia - e que bem que ele nada...), enquanto que o Route 66, apesar de conhecer tudo o que está a Norte (distrito do Porto), incluindo meros caminhos pedestres de ligação entre lugares muito pouco populacionais, conhece também a ponte, mas, (surpresa...!!!) chega à margem sul (Concelho de Resende e Distrito de Viseu) e diz que a rua não se encontra digitalizada...!!!
No mínimo esquisito que os responsáveis pela divulgação do software não tenham dado conta que há ali uma ponte (uma senhora ponte, diga-se) que liga a margem Norte do Rio Douro a lugar nenhum, pois não tem saída... Ou serão os responsáveis pelas autoridades locais, que deveriam fazer (ou eventualmente ter feito) algo para que tais situações não sucedessem?
Apesar de tudo, para quem não conhecer (felizmente não é o meu caso) e fizer uma viagem a confiar nos sistemas de navegação, acaba por ser levado a fazer umas boas dezenas de quilómetros a mais e a gastar seguramente quase mais uma hora de viagem... quem conhecer a zona pode confrimar que isto não é de todo mentira... Enfim... Mas não foi para me queixar que iniciei este tópico, mas sim para poder ajudar quem estiver indeciso entre opções, e para que quem quiser, possa acrescentar aqui a sua experiência a fim de ser dada mais alguma ajuda a quem dela precisar.
Esclareço que os softwares acima descritos foram utilizados com nokia 6630, Holux GPSlim 236 Bluetooth, e com a ajuda preciosa de um carkit Parrot k3100 (que apesar de não ter qualquer influência na navegação, é sempre uma mais-valia na reprodução audio das instruções vocais).

Aquele Abraço!
 
Última edição:
Desculpa mas o texto está um pouco confuso. Uns parágrafos são bem vindos. :)

Juro que já tentei reditar o post, mas os parágrafos voltam a sair..... Aquele Abraço!

Finalmente consegui - estupidez minha - tinha os scripts bloqueados (apesar que nunca me tinha feito isso por esse motivo)

Aquele Abraço (outra vez)!
 
Última edição:
Back
Topo