Compare distros side by side

O que eu acho destes comparison sites é sempre o mesmo: subjectividade. E comparar distros de uma forma objectiva é, se não impossível, muito difícil.
Gentoo
Installer speed
The graphical installer is quick. The manual installation from stage 3 take a bit more than a standard installation of most popular distros. Advanced installation (stages 1 or 2) is very slow and therefore recommended only for the most patient users.
Não fazem a mínima ideia do que estão a dizer. Além da informação estar desactualizada (hoje em dia já não há suporte para stage 1 e 2), está completamente errada.
 
O que para eles pode ser menos bom, para mim pode ser uma mais valia. A verdadeira prova de fogo é a instalação. Claro que convem sempre ler um pouco, para ter uma ideia sobre o que vamos enfrentar, mas penso que este tipo de testes nao deve ser levado " a serio".

Um exemplo do que falo:

Expert mode install:
Ubuntu - (8) Expert/Beginner and kernel 2.4/2.6 choices.
Gentoo - (6) Possible manual installation in stages 1, 2 or 3. None of them is newbie-friendly though.

O facto de nao ser newb-friend, nao quer dizer que seja pior. No entanto, uma pessoa que nao tenha uma ideia de como funcionam "as coisas" vê isto, e pensa que o Ubuntu até no "Expert Mode Install" é melhor que o Gentoo. A minha ideia, é que isto nao acontece, já que uma pessoa que entra por um modo expert, já quer ter bastantes mais opções à sua disposição, e nisso, Gentoo é rei :)
 
Gentoo
Installer speed
The graphical installer is quick. The manual installation from stage 3 take a bit more than a standard installation of most popular distros. Advanced installation (stages 1 or 2) is very slow and therefore recommended only for the most patient users.
Não fazem a mínima ideia do que estão a dizer. Além da informação estar desactualizada (hoje em dia já não há suporte para stage 1 e 2), está completamente errada.

Acho melhor contextualizares melhor. Se tu repares eles dizem em cima:

Distro for advanced, aware and patient users and also for those who like to mess up a lot
icon_smile.gif
Gentoo is a distribution which doesn’t rely on binary packages (although there are some available as well) but rather concentrates on building the operating system optimized for the target hardware. Installing and configuring Gentoo can take days or weeks. The users say it’s worth it because of the control and speed improvements.
E sim a instalação é rápida. Configurar é que leva muito tempo.

Basta ver o que eles dizem em http://polishlinux.org/linux/gentoo/ ou se quiserem ler uma comparação: http://polishlinux.org/choose/comparison/?distro1=Debian&distro2=Gentoo
 
Última edição:
A ideia de a instalação stage1 ou stage2 ser lenta e stage3 ser rápida está completamente errada, nas bases em que fornecem a informação. Eles fizeram a instalação para que sistema final? Só CLI? X + DE ? Pelo que dá para ver pelas random screenshots (*), a segunda.
Se o que tu queres é uma instalação de um desktop funcional, então garanto-te que só o emerge do GNOME te demora tanto tempo quanto as passagens stage 1 -> stage 2 e stage 2 -> stage 3.

E não estou a perceber o que referes quando dizes que configurar leva muito tempo. Aliás, não estou a ver sequer o que precisas de configurar depois de teres um sistema instalado após stage 3. Não estamos a falar de Slackware ;)


* Por acaso, as random screenshots foram outro dos pontos que não gostei no site: o aspecto de um DE/WM não depende da distribuição. GNOME é GNOME quer seja Gentoo, Ubuntu, CaixaMágica ou Fedora (já sei que há temas que foram introduzidos por distros singulares, mas não são mais que isso, temas, e portanto podem ser utilizados em qualquer outra distro.
 
E não estou a perceber o que referes quando dizes que configurar leva muito tempo. Aliás, não estou a ver sequer o que precisas de configurar depois de teres um sistema instalado após stage 3. Não estamos a falar de Slackware ;)
Xorg, placas de rede (a mim deu problemas), drivers da gráfica, instalar um DE etc... Quanto eu me referi à instalação é óbvio que estou a só a stage 3. Eles deixam isso bem claro quando dizem: "Installing and configuring Gentoo can take days or weeks." Quanto às random screenshots, concordo, o ambiente é sempre igual seja qual for a distro, desde que não venham já por default personalizado.
 
Back
Topo