1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compare distros side by side

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por abuso, 19 de Janeiro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 1048)

  1. abuso

    abuso Power Member

    polishlinux.org
     
  2. PrOdG

    PrOdG Power Member

    O que eu acho destes comparison sites é sempre o mesmo: subjectividade. E comparar distros de uma forma objectiva é, se não impossível, muito difícil.
    Não fazem a mínima ideia do que estão a dizer. Além da informação estar desactualizada (hoje em dia já não há suporte para stage 1 e 2), está completamente errada.
     
  3. esquiso

    esquiso Power Member

    O que para eles pode ser menos bom, para mim pode ser uma mais valia. A verdadeira prova de fogo é a instalação. Claro que convem sempre ler um pouco, para ter uma ideia sobre o que vamos enfrentar, mas penso que este tipo de testes nao deve ser levado " a serio".

    Um exemplo do que falo:

    Expert mode install:
    Ubuntu - (8) Expert/Beginner and kernel 2.4/2.6 choices.
    Gentoo - (6) Possible manual installation in stages 1, 2 or 3. None of them is newbie-friendly though.

    O facto de nao ser newb-friend, nao quer dizer que seja pior. No entanto, uma pessoa que nao tenha uma ideia de como funcionam "as coisas" vê isto, e pensa que o Ubuntu até no "Expert Mode Install" é melhor que o Gentoo. A minha ideia, é que isto nao acontece, já que uma pessoa que entra por um modo expert, já quer ter bastantes mais opções à sua disposição, e nisso, Gentoo é rei :)
     
  4. Datwo

    Datwo I'm cool cuz I Fold

    3 letras: LOL

    daqui a pouco digo algo mais profundo.
     
  5. CR_

    CR_ Power Member

    Acho melhor contextualizares melhor. Se tu repares eles dizem em cima:

    E sim a instalação é rápida. Configurar é que leva muito tempo.

    Basta ver o que eles dizem em http://polishlinux.org/linux/gentoo/ ou se quiserem ler uma comparação: http://polishlinux.org/choose/comparison/?distro1=Debian&distro2=Gentoo
     
    Última edição: 20 de Janeiro de 2007
  6. PrOdG

    PrOdG Power Member

    A ideia de a instalação stage1 ou stage2 ser lenta e stage3 ser rápida está completamente errada, nas bases em que fornecem a informação. Eles fizeram a instalação para que sistema final? Só CLI? X + DE ? Pelo que dá para ver pelas random screenshots (*), a segunda.
    Se o que tu queres é uma instalação de um desktop funcional, então garanto-te que só o emerge do GNOME te demora tanto tempo quanto as passagens stage 1 -> stage 2 e stage 2 -> stage 3.

    E não estou a perceber o que referes quando dizes que configurar leva muito tempo. Aliás, não estou a ver sequer o que precisas de configurar depois de teres um sistema instalado após stage 3. Não estamos a falar de Slackware ;)


    * Por acaso, as random screenshots foram outro dos pontos que não gostei no site: o aspecto de um DE/WM não depende da distribuição. GNOME é GNOME quer seja Gentoo, Ubuntu, CaixaMágica ou Fedora (já sei que há temas que foram introduzidos por distros singulares, mas não são mais que isso, temas, e portanto podem ser utilizados em qualquer outra distro.
     
  7. CR_

    CR_ Power Member

    Xorg, placas de rede (a mim deu problemas), drivers da gráfica, instalar um DE etc... Quanto eu me referi à instalação é óbvio que estou a só a stage 3. Eles deixam isso bem claro quando dizem: "Installing and configuring Gentoo can take days or weeks." Quanto às random screenshots, concordo, o ambiente é sempre igual seja qual for a distro, desde que não venham já por default personalizado.
     

Partilhar esta Página