1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compatibilidade de ficheiros entre ambientes windows (PC)e tiger (Mac)

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Tiago Pinto, 17 de Agosto de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 1654)

1. Boas pessoal!

Antes de mais, devo informar que sou novato nestas coisas, por isso apelo à vossa compreensão de experts que sei que têm...

Terminei a minha licenciatura na área da saúde e pretendo mudar de máquina, e estou muito interessado em mudar para um Mac.

O grande problema que me têm apontado (e digam-me se de facto é um problema) é a compatibilidade entre os ficheiros criados no ambiente micosoft office e no iLife. A minha utilização é uma utilização +- básica, fundamentalmente de internet, downloads, formatação de texto, folhas de cálculo e muitas, mas mesmo muitas apresentações em slideshow, nas quais devo confessar que o power point me limita muito. Para além disso, utilizo toneladas de ficheiros em formato pdf, assim como preciso de converter muitos outros para pdf.

O que eu pedia desesperadamente era que me informassem acerca deste problema das incompatibilidades e como ultrapassá-las! Eu vou precisar de partilhar imensa coisa e não me apetecia esbarrar nestes obstáculos sem saber muito bem o que fazer nessas alturas!

Os files criados em office podem der lidos no iLife e vice-versa? Uma vez experimentei e axo k deu... Os pdf files podem ser lidos livremente no mac sem conversão de nenhuma especie? São necessários conversores de ficheiros ou isso nem seker existe? E se existe onde encontrá-los?

Preciso deseperadamente de ajuda pois tenho que comprar o comp com urgência e não sei o que fazer, e queria mesmo um mac...

Obrigado ao pexoal!
    HELP!

2. Outra coisa, desculpem lá ke já me eskecia...

É mesmo possivel trabalhar num mac com 2 sistemas operativos, por exemplo, OS Tiger e Windowa XP? Isso de certa forma poderia resolver os meus problemas de incompatibilidades ou nem por isso...?

Sinto-me como um gajo que quer comprar um mercedes e depois nao vai conseguir conduzi-lo...lol! Ajudem-me!

3. Fcirne

Fcirne Power Member

Neste momento é possível instalar tento o mac os x como o windows xp nos Mac com processador intel.

Mas no que apontaste de incompatibilidades existe poucas.
    Visto existir o office para mac que é 100% compatível com o do windows.
    Só nos documentos do Powerpoint é que poderá existir algumas incompatibilidades.
    Mas no Mac têns o Keynotes que é melhor do que o Power Point.
    Pdf não é problema nenhum o mac lé de origem e converte-te praticamente tudo para pdf tb se o precisares.

Quanto ás aplicações do ilife não te sei dizer por não conheçer os equivalentes no windows.

cmp's

Última edição: 17 de Agosto de 2006
  4. RaaR

RaaR Power Member

Em primeiro lugar esclareço a última questão. Os Macs actuais podem ter Windows XP instalado e basta apenas escolher no arranque qual o sistema operativo desejado. Para isso é necessário instalar um programa da Apple chamado Boot Camp.

As aplicações da Apple que procuras para trabalhar são provavelmente as presentes no iWork que custa cerca de 80€ e inclui processador de texto e programa para fazer apresentações. Se trabalhas com frequência no Powerpoint e sentes que ele te limita gostarás de utilizar o Keynote (presente no iWork) que é, em minha opinião, muito melhor que o Powerpoint. Podes ver um vídeo de utilização no link que referi.

Quanto a compatibilidade de ficheiros, pdf e praticamente tudo o resto é suportado nativamente sem qualquer problema. Coisas como doc ou ppt são abertas pelas aplicações do iWork que também salvam nestes formatos se o utilizador desejar. Para utilização normal, não haverá problemas de qualquer tipo. Existem ainda alternativas gratuitas como o NeoOffice baseado no Open Office que tenta fazer mais ou menos o mesmo que o Office da Microsoft (também este disponível em Mac OS X mas mais caro).

Para alguma coisa muito mais específica ou incomum, há sempre a opção de utilizar o Boot Camp que referi no início da resposta ou até, para utilizadores mais exigentes, correr os dois sistemas operativos ao mesmo tempo por virtualização usando Parallels ou VMWare (este ainda a desenvolver a versão para Mac).

Espero ter ajudado.

5. A sério, muito obrigado...

Outra coisa, é fácil encontrar na web programas ou pequenas ferramentas (estou a lembrar-me por exemplo d 1 programinha pa windows que é um tradutor de textos de e para várias línguas k se encontra na net...) para aplicação no mac? Ou seja, pa kem tem um mac, a net é um bom supermercado ou implica gastos adicionais $$$ nakele software k dá sempre uma ajudinha aki ou ali...? Não sei se me fiz entender: na net, pó windows arranja-se "tudo", pa mac não é bem assim, certo? Osto é um problema grande ou dá-se a volta?

Bigadao! Já agora, a fnac será o melhor sítio pa comprar o mac? Pensei num de 1,83 da Intel Core Duo, com 512 memória e axo k 100 d disco, com monitor de 17' a +- 1300 euros? De ter em conta ou nem por isso?

6. RaaR

RaaR Power Member

Em http://www.apple.com.pt encontras o iMac de 17 polegadas por 1294 €. Vem com disco de 160 gigas mas aconselho-te a fazer o upgrade para 1 GB de RAM. Pode não ser totalmente necessário mas compensa.

Quanto a programas, há praticamente tudo o que é necessário gratuitamente, seja em open ou closed source. Coisas mais particulares poderão ser pagas mas são normalmente muito baratas, permitem o pagamento online e, para quem queira estar à margem da lei, também se encontram "de borla" como as de Windows.

Espreita este site de software open source para Mac.

7. RaaR, Deus te abençoe...se fores ateu como eu, caga nisso, k t abençoe à mesma!

8. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Alguém meta este tópico como sticky please... :) está fabuloso!

RaaR... parabéns!

Só vou adicionar uma coisinha... quando puderes experimenta as versões opensource que são gratuitas, e têm uma vantagem muito grande que é existirem sempre para quase todas as plataformas (windows e linux e macosx) ou seja nunca terás problemas de compatibilidade. Assim... experimenta já o OpenOffice no teu windows e vê se te serve... poderás ter uma surpresa simpática que te poupará muitos €€€€ no futuro...

9. Savage

Savage Power Member

Já agora aproveito este tópico, e deixo mais uns links para mac:

http://www.versiontracker.com/macosx/ ->Updates/Freewares/Sharewares/Demos

http://www.tucows.com/Macintosh/ ->Updates/Freewares/Sharewares/Demos

[​IMG] ->Requer registo, e, à semelhança da Techzone, certas zonas do fórum estão restrictas a utilizadores novatos e/ou com poucos posts, mas é provavelmente o melhor fórum "Mac only" da net... E possivelmente o único que alguma vez vão precisar!;)

Edit: Esqueci-me que as regras do último site são um bocado rígidas em relação a links de/para outros sites/fórums!:D

Última edição: 17 de Agosto de 2006
  10. Sox

Sox Power Member

Ja agora alguem sabe sites de VST's para Mac ?

Partilhar esta Página