Compatibilidade de ficheiros?

amfb

Membro
olá,

este é o meu 1º post aki na secçao de linux, e espero k o primeiro de muitos.

Bem a questao é esta, tou pra comprar 1 portatil novo e quero instalar tb o Ubuntu, e se gostar 1 dia mais tarde, acabar com o windows!

A questao é: os ficheiros criados em linux sao compativeis com windows, ou seja se escrever 1 texto no word do openoffice do linux as formataçoes vao aparecer iguais, se abrir o mesmo no win???

P.S: já sei k posso instalar o openoffice no windows, mas para além disto existem de facto imcompatibilidades importantes???

Agradeço já antecipadamente!
 
olá,

este é o meu 1º post aki na secçao de linux, e espero k o primeiro de muitos.

Bem a questao é esta, tou pra comprar 1 portatil novo e quero instalar tb o Ubuntu, e se gostar 1 dia mais tarde, acabar com o windows!

A questao é: os ficheiros criados em linux sao compativeis com windows, ou seja se escrever 1 texto no word do openoffice do linux as formataçoes vao aparecer iguais, se abrir o mesmo no win???

P.S: já sei k posso instalar o openoffice no windows, mas para além disto existem de facto imcompatibilidades importantes???

Agradeço já antecipadamente!


É tudo uma questão de formatação correcta. Queres dizer é que se fizeres um trabalho no openoffice (em linux ou windows é igual ao litro) depois o consegues abrir correctamente no Microsoft Word? Se é isso, depende ... Formatações não standard (formatações que só o word faz) não vão aparecer correctamente no openoffice. Já o contrário não acontece. Se fizeres um documento no Openoffice e gravares como .doc (formato do word) vais conseguir abri-lo correctamente no word.

Ou seja, se fizeres no Openoffice e guardadres como .doc, abres bem no word. Se fizeres no word e depois abrires no Openoffice, não é garantido que esteja tudo correcto ...

O facto de estares em windows ou linux é indiferente ...
 
Se estas a falar de compatibilidade de sistemas de ficheiros(NTFS,FAT,EXT3 e 2 ,XFS) então ai tens que ver o que te da mais jeito se por uma partao fat em linux ou um programa que consiga ler ext3 em win
 
olá,

este é o meu 1º post aki na secçao de linux, e espero k o primeiro de muitos.

Bem a questao é esta, tou pra comprar 1 portatil novo e quero instalar tb o Ubuntu, e se gostar 1 dia mais tarde, acabar com o windows!

A questao é: os ficheiros criados em linux sao compativeis com windows, ou seja se escrever 1 texto no word do openoffice do linux as formataçoes vao aparecer iguais, se abrir o mesmo no win???

P.S: já sei k posso instalar o openoffice no windows, mas para além disto existem de facto imcompatibilidades importantes???

Agradeço já antecipadamente!
Usando o mesmo programa, quer seja ambiente win quer seja Linux, é exactamente igual :)
 
Se usares o openoffice no windows para abrires os documentos que fazes no Linux corre-te tudo bem, a minha experiência com openoffice e MSoffice a abrirem os mesmo ficheiros diz-me que por vezes tens problemas de formatação, mas não tem nada a ver com o facto de o ficheiro ser criado/modificado no linux, eu por exemplo no meu windows não uso o MSoffice, só uso o open office e por vezes a trocar ficheiros com outras pessoas que usam MSoffice aparecem erros na formatação, mas como eu disse só tem a ver com o programa que usas e nao com o ambiente onde o programa está instalado
 
Back
Topo