Compatibilidade de SSD com Portátil

Arpc

Membro
Boa noite !

O meu portátil é um MSI GL62 6QF e estou a pensar colocar nele um SSD.
Nas specs do portátil no site por onde o comprei diz que têm :
  • 1 x Slot (livre) M.2 2280 (SATA3/PCI-e NVMe)
E fiquei um bocado confuso porque até agora apenas conhecia os mais vulgares SSD's, os 2.5 (nobalhice minha eu sei).

E agora estou na dúvida se devo comprar um SSD m.2 2280 ou se é possível instalar um 2.5, até mesmo substituindo pelo HHD (que é de 1Tb) ... não sei

Dado que a diferença de preços dos m.2 para os 2.5 ainda é alguma.

Eu estava a pensar em adquirir algo como o Samsung 850 Evo 120GB M.2 (MZ-N5E120BW), que acham ?
É chato porque arranjo um Samsung Evo 750 de 256Gb por 70 euros e este de 120GB por 78 euros :/



Cumps
André
 
Última edição:
E agora estou na dúvida se devo comprar um SSD m.2 2280 ou se é possível instalar um 2.5, até mesmo substituindo pelo HHD (que é de 1Tb) ... não sei

Podes trocar o DVD por um caddy e assim ter 2 discos 2.5" . mas fica-te ~ ao mesmo preço que um M.2

Eu estava a pensar em adquirir algo como o Samsung 850 Evo 120GB M.2 (MZ-N5E120BW), que acham ?
É chato porque arranjo um Samsung Evo 750 de 256Gb por 70 euros e este de 120GB por 78 euros :/

mau negocio..
Por 80€ tens o Crucial MX300 275GB M.2 Type 2280SS (CT275MX300SSD4)
 

E é compatível ? digo isto porque diz que é do tipo 2280SS e̶ ̶j̶á̶ ̶r̶e̶p̶a̶r̶e̶i̶ ̶q̶u̶e̶ ̶o̶ ̶"̶r̶e̶c̶o̶r̶t̶e̶"̶ ̶é̶ ̶l̶i̶g̶e̶i̶r̶a̶m̶e̶n̶t̶e̶ ̶d̶i̶f̶e̶r̶e̶n̶t̶e̶ ̶q̶u̶a̶n̶d̶o̶ ̶c̶o̶m̶p̶a̶r̶a̶d̶o̶ ̶a̶o̶s̶ ̶s̶i̶m̶p̶l̶e̶s̶ ̶2̶2̶8̶0̶

E comparando os IOPS e tudo o mais parece que esse só supera o Samsung na memória e no preço. Sendo que a diferença nos IOPS ainda é considerável
 
Última edição:
E é compatível ? digo isto porque diz que é do tipo 2280SS e já reparei que o "recorte" é ligeiramente diferente quando comparado aos simples 2280

?? o recorte ??
Se a plana tens uns furitos ou reentrancias aqui ou ali não itteressa para nada, o que interessa é que cumpra o padrão ..

"2280" só tecnicamente não existe, ou é "2280SS" ou "2280DS" . simplesmente muitas marcas por simplificação omitem essa parte final, porque não faz diferença na maior parte dos casos..

2280 = 22mm de largura, e 80mm de comprimento
DS = Double side > têm chips dos 2 lados da placa
SS = Single side > só têm chips de 1 lado da placa

Na grande parte (se não todos) dos casos a slot M.2 está feita de forma a acomodar os 2 .. Pode haver algum ultrabook que só aceite SS..
 
Ok, fiquei esclarecido.

E achas que vale a pena esse da Crucial ? sim que é consideravelmente mais rentável memória/preço mas em velocidade o Samsung é mais capaz não?

Vi também o Crucial MX200 250GB M.2 Type 2280SS (CT250MX200SSD4) esse um bocadito mais caro, a 93 euros mas já com umas velocidades porreiras.
 
Última edição:
??? porque é que o MX300 não têm velocidades "porreiras" ??

A não ser que vas trabalhar com software que faça GB de leituras e escritas no disco não vais notar diferença..
 
O MX300:
  • Velocidade Sequencial de Leitura: Até 530 MB/s
  • Velocidade Sequencial de Escrita: Até 500 MB/s
  • Leitura Aleatória 4KB: Até 55,000 IOPS
  • Escrita Aleatória 4KB: Até 83,000 IOPS
O Samsung:
  • Velocidade Sequencial Leitura: Até 540MB/s
  • Velocidade Sequencial Escrita: Até 500MB/s
  • Leitura Aleatória 4kb: Até 97K IOPS
  • Escrita Aleatória 4kb: Até 89K IOPS
O MX200:
  • Velocidade Sequencial de Leitura: Até 555 MB/s (em SATA III)
  • Velocidade Sequencial de Escrita: Até 500 MB/s (em SATA III)
  • Leitura Aleatória 4KB: Até 100,000 IOPS
  • Escrita Aleatória 4KB: Até 87,000 IOPS

Não sei se a diferença sentida por mim entre eles seria consideravel, eu queria o SSD apenas para melhorar um pouco a rapidez em geral do pc, a bootar e tudo o mais, nada de especial. Achas que para este fim o MX300 já satisfaz ? eu agora tenho só o HDD de 1TB
 
Qualquer SSD , mesmo que seja um baratucho a funcionar em SATA 2, vais notar uma grande diferença..
E em uso normal dificilmente vais notar diferença entre SSD's , só se te puseres a cronometrar ..
Só em casos de workloads mais pesados a nivel de leitura/escrita é que começas a notar uma diferença visivel entre SSD´s mais fracos e melhores..
 
é abrirs a tampa, encaixar o SSD no sitio com o respectivo parafuso, e voltar a fechar

csm_MG_6000_8e94d4fb35.jpg


é praticamente igual ao GE62

 
Boas, após instalar o ssd no sítio é possível passar o sistema operativo do hdd para o ssd sem ter que reinstalar ?
Obrigado
 
Após colocar o stick de RAM é necessário fazer alguma coisa no boot ou assim ? ou posso utilizar o pc na msm e ele trata do resto?
 
É só correr o pc.. se quiseres podes usar um programa para testar as memórias, mas não deve valer a pena.
Confirmar no gestor se a memoria está identificada correctamente.
Tens quanto e vais passar para quanto?
 
Back
Topo