compatibilidade entre 64 bits e software

delimery

Membro
ola

pretendo comprar um novo sistema. Estou inclinado para A64.

A minha dúvida é a seguinte:

comprando eu um A64 ( motherboard + CPU) poderei usar o Win xp para 32bits??

ou é imperativo usar o win 64bits??
caso use o win 64bits, como funcionam os softwares ja existentes?? ex:office,matlab... correm sem problemas?? ou existem ediçoes especiais para 64bits.



obrigado..
 
Vamos por partes:

Com um AMD Athlon 64 podes correr qualquer software para PC em 32 e 64 bits, full speed.
It's that simple.

O Windows XP 32 bit corre normalmente, full speed.
O Windows XP 64 bit corre normalmente, podendo instalar-se nele prácticamente todas as aplicações existentes em 32 bit (excepto drivers de hardware, que têm de ser 64 bit) e aplicações 64 bit, inclusivé ter aplicações de 32 e 64 bits abertas em várias janelas diferentes simultâneamente, full speed.
Versões do Linux correm normalmente, quer 32, quer 64 bits.


Caso tenhas mais do que uma partição é possível ter as duas versões do Windows (32 e 64 bit) instaladas na sua própria partição, "back-to-back", sem qualquer problema, inclusivé acedendo aos ficheiros das outras e partilhando ficheiros entre si normalmente.

Finalmente, as aplicações de 32 bit a correr no XP 64 bits correm bem, mas se forem programas escritos especialmente para 64 bits podem ser mais rápidas e/ou aceder a mais memória RAM.

P.S.: A Intel também já copiou a tecnologia da AMD, pelo que tudo o que referi acima se aplica também a um número cada vez maior de CPU's da Intel, sendo o software 100% compatível entre AMD e Intel. De notar no entanto que a versão Intel não é lá muito famosa no modo 64 bit, pois foi uma coisa copiada meio à pressa, pelo que, para o actual e (inevitável) futuro software 64 bit, a AMD é neste momento a melhor opção.
 
Última edição:
ja agora eu tenho uma asus ATI 4200 (v8420) e em lado nenhum encontgro drives para win 64, é tudo para win2k/xp.
as drives do win sao boas ou terei que lhe meter outras??

é que n tenho mto dinheiro e nao me da mtop jeito estar a comprar uma nova grafica...
 
Essa placa é uma ATI ( nunca tinha ouvido falar ) ou uma Gefoce4 TI 4200 da nvidia??
se for nvidia eles têm drivers para 64bit
Ati não sei se já lançaram drivers 64bit

Pois o maior problema do XP-64 é mesmo esse, a falta de alguns drivers, a começar pelo speedtouch330:(
Neps os drivers genéricos para graficas e chipsets que o windows instala normalmente são uma bosta


Cumprimentos
 
Ola

estou a pensar em comprar a ABIT AN8 ULTRA.

Ou seja esta motherboard nao tem slot para placas agp, tenho que comprar uma grafica nova.
com CHIPSET nVIDIA nForce4 com slot agp nao se arranja nada! so a msi e DFI com nForce 3 é q tem agp. Ou fui eu que vi mal!

obrigado
 
Última edição:
Back
Topo