Compatibilidade entre Linux e Portáteis

vjoe

Power Member
Como não encontrei nada do género ainda no fórum, resolvi criar este tópico para que o pessoal que tem Linux a correr num portátil dizer se funciona a 100% ou não (indicando o que não funciona) e para quem procura saber se um determinado portátil é compatível com Linux.

Começando por mim, alguém já instalou com sucesso uma distribuição de Linux num portátil da série LG E500? E no ASUS F3SC-AP275C?
 
esquece os portateis e usa os componentes para que o ppl saiba se determinado hardware é compativel/ existem drivers isto porque muitos portáteis partilham componetes tipo placa wireless, grafica, etc

edit: não ainda não intalei em portáteis
 
O que precisas de saber é o Hardware principalmente. O que eu recomendo é:
Chipset: Intel ( NADA DE SiS , é o pior )
Wireless : Intel
Gráfica : Nvidia/Intel

Com está base tens de certeza que funciona :)

No Wiki do Ubuntu, tens uma página onde as pessoas submetem as suas criticas com portáteis:

https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam
 
O problema é que os portáteis com SiS são baratos.
Eu tenho um e a única coisa que não consigo é habilitar o compiz, mas com o composite do gnome já tenho alguns efeitos, o que preciso neste momento (e sim é uma mariquisse!) é o awn e o cairo-clock.
Para quem compra um portátil e quer instalar qualquer distro (caso não perceba muito disto) é mais fácil indicar pela marca.
Quem percebe já alguma coisa disto é que se preocupa com chipset e gráfica, etc.
 
Obrigado pelas dicas pessoal. :)

Pelo que vocês disseram, parece que os LG E500 não são muito compatíveis. A placa wireless, por exemplo, é da Atheros. No entanto, estive a ver, e este parece cumprir os requisitos. O que acham?

Só é pena ser maior e mais pesado que o LG.

Ah é verdade, quanto à distribuição, irei instalar Arch Linux muito provavelmente.
 
Última edição:
Boas!
Tenho um amigo que tem precisamente um LG E500 e instalou o ubuntu 8.04 e tem tudo a funcionar perfeitamente, ou seja, tem todas as funcionalidades activas(wireless, som, e afins) e também tem activo os efeitos visuais como o cubo e etc.

Cump's
 
O facto de ser da Atheros até é bom sinal. Se tiveres acesso a um lspci do portatil, vê se o modelo da placa Atheros é suportado pelos Madwifi.
Parece que sim, com um patch.

Boas!
Tenho um amigo que tem precisamente um LG E500 e instalou o ubuntu 8.04 e tem tudo a funcionar perfeitamente, ou seja, tem todas as funcionalidades activas(wireless, som, e afins) e também tem activo os efeitos visuais como o cubo e etc.

Cump's
Porreiro. Podias-lhe perguntar exactamente qual é o modelo e se o wireless no Ubuntu funciona out-of-the-box?
 
Boas!
Tenho um amigo que tem precisamente um LG E500 e instalou o ubuntu 8.04 e tem tudo a funcionar perfeitamente, ou seja, tem todas as funcionalidades activas(wireless, som, e afins) e também tem activo os efeitos visuais como o cubo e etc.

Cump's

Desculpem o desenterro, mas eu ando há uns meses a lutar com o meu LG E500 SP21 e continuo com alguns problemas.

Ao instalar não tinha wireles e ao meter os headphones ni buraco, continuava a sair som pelas colunas. Estes consegui resolver. O wireless intala-se com madwifi e para o som nodei umas cenas na configuração do alsa e, cada vez que quero som da colunas, tenho de mudar uma cena no volume control.

Mas o que me está a dar mais problemas é o suspender e o hibernar, que não funcionam e eu uso bastante.

Esse teu amigo tem o suspender e o hibernar a funcionar?
 
Já experimentei o Linux em muitos modelos e nunca encontrei grandes problemas ! Se as coisas não funcionam com uma distro. experimento com outra e normalmente acabo por encontrar uma que funcione "out-of-the-box"...
Experimenta vários Live CD's e vê qual a distro que se dá melhor com o hardware que tens.

Cumps.
 
Back
Topo