Windows Vista Compatibilidade software CAD

Rui Marto

Power Member
Boas.

Após sugestão do Romani48, decidi criar esta secção para debatermos sobre aplicações de CAD. Visto que muitos users estão ligados às engenharias, penso ser interessante.

Estavamos a discutir os problemas (ou não) que se têm encontrados entre sistemas operativos, neste caso o Vista, e aplicações de CAD.

No meu caso tenho a dizer que sempre usei os softwares da Dassault (3ds, Solidworks/CATIA) e acho que são brilhantes. No entanto, as penúltimas versões destes programas não corriam ou corriam mal no Vista.
Na altura, ao pesquisar encontrei artigos na net a explicar que isto se devia a problemas com o suporte do Vista ao OpenGL.
Fica aqui um a título de exemplo - MCAD

Partilhem os vossos conhecimentos, opiniões e experiências. :)
 
Última edição pelo moderador:
Como te tinha referido, o Vista tem igual suporte ao OpenGL tal como o Windows XP. O artigo que citas é de 2005, ou seja muito desactualizado aos olhos do Vista.

Porém eu também fiz uma pequena pesquisa, e aqui está um artigo interessante, do próprio site da OpenGL:

Windows Vista Fully Supports OpenGL

Hardware-accelerated OpenGL is fully supported on Windows Vista with the Windows Aero compositing desktop user experience - just as with Direct3D.
OpenGL hardware acceleration is handled in exactly the same way in Windows XP and Windows Vista - through an Installable Client Driver (ICD) provided by graphics card manufacturers. Without an OpenGL ICD installed, Windows XP and Windows Vista both revert to rendering OpenGL in software on the CPU rather than using GPU acceleration.
LER MAIS AQUI

Citando mais um pouco do artigo, podemos até ler uma coisa interessante, os três pontos fundamentais da relação Vista=OpenGL

  1. Windows Vista fully supports hardware accelerated OpenGL;
  2. OpenGL applications can benefit from Window Vista•s improved graphics resource management;
  3. OpenGL performance on Windows Vista is extremely competitive with the performance on Windows XP.
e temos aqui a arquitectura do funcionamento do sistema OpenGL no Windows Vista:

20070420_opengl_directx_dia.jpg


Agora, para reforçar o facto de ter dito que o suporte OpenGL no Vista é identico ao XP, e que é controlado a full power pelos drivers gráficos e não pela arquitectura dada pela MS, o GDI, aqui está:

Windows Vista supports two primary OpenGL implementations:
  1. Hardware manufacturers provide OpenGL ICD (installable client driver) with variable renderer string. The OpenGL version supported depends on the hardware manufacturer.
  2. Microsoft's software OpenGL 1.1 implementation (renderer string is GDI Generic), is clustered in higher numbered pixel formats.
Just like Windows XP, Windows Vista does not contain an OpenGL ICD "in the box." End users will need to install drivers from OEMs or video hardware manufacturers in order to access native hardware-accelerated OpenGL. These drivers can be found on the Web sites of most hardware manufacturers.

Quote retirado de: FONTE

já dei a minha contribuição ;)
 
Há uns dias andei as cabeçadas para ter o catia v5 no vista 32bits...o unico que consegui foi o v5r17 instalando em modo de segurança com rede.mas a performance era fraquita.
Alguém me é capaz de dizer se no vista 64 o r18 funciona a full power ou é na mesma "lento".
 
COmo já foi dito antes, venho apenas confirmar, que TODO e QUALQUER software da Autodesk de 2008 para cima é totalmente compatível com o VSITA. seja 32 ou 64.
É claro que tendos as respectivas versões ou 32 ou 64.

Quanto ao Solid Works... tenho o 2008 e um pc novo, e deixa mt a desejar.
Só estou à espera de arranjar o 2009 que já deve vir bem melhor
 
Back
Topo