1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compatibilidades de programas de x86 para Mac?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Negar83, 29 de Outubro de 2005. (Respostas: 26; Visualizações: 2122)

1. Boas pessoal
    Eu neste momento ando a ver portateis para comprar um e o qeu mais me agradou foi o portatil PowerBook 15" SuperDrive só a minha duvida é qeu eu que trabalho em engenharia civil tenho programas como o Autocad e o SAP(estruturas) e n sei ate que ponto existe esses programas para a plataforma mac ou se existe alguma forma de correr com recurso a um programa as versões x86 em mac? E se existe qual é a segurança de trabalho que existe a correr os programas desta forma?
    Agradeço a vossa ajuda.

2. Savage

Savage Power Member

Existe um programa chamado Virtual PC, que permite correr windows num Mac... Mas corre extremamente lento... Para aplicações pesadas como o Autocad é completamente impraticavel...
    Quanto a programas parecidos... Existem alguns, mas pelo que me dizem, não são 100% compatíveis...

3. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

o conselho.. é n ir pra portatil mac.. se n tens boa base desktop baseada em x86... se vais usar o mac.. pra mt trabalho.. desse genero.. se calhar é melhor procurares outra coisa!! n?

4. Stifler

Stifler Banido

Mais vale esperares uns pares de meses e comprares um MacIntel portatil no teu caso...

Esse corre de certeza tanto o software de mac, como o de x86!

5. Hackaroxp

Hackaroxp I quit My Job for Folding

Como é que sabes?

6. que informações tens mais sobre isso?

7. Stifler

Stifler Banido

...porque eu "tenho" um?

Basta pensar... Se os actuais pc's correm o osx e o xp ao mesmo tempo, os MacIntel também o vão fazer!

É só esperar uns meses que saiam os iBooks / Powerbooks com hardware intel e txharan!

8. Hackaroxp

Fixe, tens de me dizer onde é que arranjaste isso... :lol:

9. Tuaregue

Tuaregue Power Member

Stifler meu filho eu também tenho um e não consigo correr o acdsee lá no bicho diz lá como fazes isso.
    Deve estar a haver aqui um equivoco, ele quer correr programas feitos para o Windows no Mac, e isso é impossivel, devido à arquitectura do SO, devido aos binários criados tanto para uma plataforma como para a outra. Já alguém experimentou se o wine? Será que ele tem port para BSD/OSX?

10. Stifler

Stifler Banido

Também tens um "quê"? MacIntel?

Um MacIntel é um sistema baseado em hardware Intel que é capaz de correr o OSX. Logo, se é intel, corre o XP e o OSX!

E não há ACDSEE para ambas as plataformas? Então porquê usar a versão errada no sistema contrário?

Hackaroxp, comprei o development tool kit ;)

11. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Pelo que percebi, o "Mac x86" do Stifler é um PC a correr Mac OS x86 que dá para bootar tanto em Mac OS como em Windoze. Se com uma coisa tipo wine, bootar em windoze, consegue correr programas para windoze (duh). Creio que ele nunca escreveu que ia correr os programas de windoze no Mac OS...

12. Hackaroxp

Mas assim sendo, o meu também.. mas n corro o photoshop de x86 em osx, nem vice-versa..

Mas.. nenhum dos nossos computadores foi assemblado pela apple, ou foi?

Será que temos uma board modificada especialmente para a apple? (como se prevê que vá acontecer)

Ou tu és developer e n dizes nada a ninguém?

13. Encarnado

O meu não foi assemblado pela Apple, mas sim para a Apple :) (G4/400)
    Eu não sou developer, mas não me importava de ser :)
    Boards modificadas... duvido... A do Mac Intel dos developers deve ser, as finais não.

14. Hackaroxp

Hei ó encarnado! Tava a falar com ele... :p

15. Ruben Rocha

Ruben Rocha Power Member

Pois meus amigos mas o problema é que os Mac com processador Intel não vão correr aplicações X86 feitas para windows. Nem sequer o windows vai poder correr nessas plataformas, apenas com o Virtual PC.

Ao que parece a questão de correr aplicações de windows num macintosh já é discutida e planeada há muito tempo pela apple... Vejam este artigo a ver se vos dá uma "luzinha"

http://osopinion.com/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=4759

16. Stifler

Stifler Banido

Correm, se instalares o xp!

Obvio que um programa pró xp não corre num mac e viceversa!

É o mesmo que quereres instalar um .exe num linux, mesmo que no mesmo pc do windows. Ou o mesmo que quereres instalar um .DMG no XP. Não dá e ponto final porque não é para aquele sistema operativo.

Mas se instalares o xp num mac com hardware intel, de certeza que faz tudo!

Se hoje os pc's correm o osx normalmente, os mac's com hardware intel também vão correr o xp!

Basta criar-se um sistema dualboot como o que tenho.

:kfold:

17. Encarnado

Segundo a Apple, não vai haver qualquer impedimento para instalar e correr windoze "nativamente" nos seus Macs com processador Intel.
    Claro que o Mac OS X não vai correr as apps do windows nem o windows vai correr as apps do Mac OS. Isso é a mesma coisa que eu querer correr o itunes ou o wmp no meu ZX Spectrum.

18. Stifler

Stifler Banido

Isso mesmo Encarnado.

Já chegaste ao que eu estava a tentar DIZER. É isso mesmo. ;)

Última edição: 30 de Outubro de 2005
  19. johncool

johncool Power Member

Epah... convém informares-te melhor, e convém também procurar outros artigos... existem coisas chamadas gaffes. A própria Apple já admitiu q nos MacIntel vai ser possível instalar o Windows, desde q os utilizadores o desejem. Agora, é evidente q binários compilados para Windows n correm no OS X e vice-versa. O q existem são binários universais para OS X q tanto correm nas arquitecturas actuais dos Apple (PowerPC) e nos x86. Ou seja, é possível correr programas para OS X q sejam feitos tanto para as máquinas actuais como para as x86 q aí virão. Quem já instalou o OS X leakado sabe do q estou a falar.

20. Ruben Rocha

Ruben Rocha Power Member

Pois... só falta saber se o nosso "amigo" Steve Jobs vai permitir correr Windows... Já imaginaram a reputação de estabilidade que a Apple tem a ir por água abaixo? Depois vêm dizer que as máquinas não valem nada e que só dão problemas... a correr windows. ;)

Partilhar esta Página