Compatibilidades

Vamos por partes:

- o router faz a ligação à internet
- o IP público é atribuido ao router
- ao aceder-se ao IP nada vai acontecer
- é necessário fazer 'port forwarding' de certas portas para determinado PC
- então só vai realmente entrar tráfego no PC nas portas configuradas

Leitura útil http://en.wikipedia.org/wiki/Network_address_translation

Quanto ao teu erro, há diferença entre engano e:

Mesmo que lhe aumentem a atenuação para aumentarem o SNR, ainda deve dar para os 12 Mbps...
 
Quanto ao teu erro, há diferença entre engano e:

Mesmo que lhe aumentem a atenuação para aumentarem o SNR, ainda deve dar para os 12 Mbps...

E sinceramente não compreendo o erro que cometi. Se o SNR é baixo, logo tem uma net pouco estável, como tal têm de lhe aumentar o SNR para que a net fique estável. Como efeito secundário dessa alteração a atenuação sobe e a velocidade consequentemente desce... Ora, então, temos uma redondância:
-Aumentar o SNR que por sua vez aumenta a atenuação, ficado a net mais lenta mas mais estável;
OU
-Aumentar a atenuação de forma que o SNR aumente e a net fique mais estável, se bem que mais lenta
É praticamente a mesma coisa

No entanto admito que de facto escrevi isso duma maneira eskisita, levando a mal entendidos...

Cumps
 
E sinceramente não compreendo o erro que cometi. Se o SNR é baixo, logo tem uma net pouco estável, como tal têm de lhe aumentar o SNR para que a net fique estável. Como efeito secundário dessa alteração a atenuação sobe e a velocidade consequentemente desce... Ora, então, temos uma redondância:
-Aumentar o SNR que por sua vez aumenta a atenuação, ficado a net mais lenta mas mais estável;
OU
-Aumentar a atenuação de forma que o SNR aumente e a net fique mais estável, se bem que mais lenta
É praticamente a mesma coisa

No entanto admito que de facto escrevi isso duma maneira eskisita, levando a mal entendidos...

Cumps

o problema é que se a atenuação aumenta (não é um parâmetro configurável sequer) o snr diminui ainda mais...
 
o problema é que se a atenuação aumenta (não é um parâmetro configurável sequer) o snr diminui ainda mais...

Certo, mas estás a tomar consideração na distância, quanto maior a distância, maior a Atenuação, mas menor o SNR...
No entanto, por parametros configuráveis:
Aumentar o SNR faz com que a relação Velocidade-Estabilidade varie para o lado da estabilidade, baixando a velocidade, como tal a atenuação aumenta...

Estamos a falar de coisas diferentes. Enquanto que tu falas de como a variação da distância influencia esses valores, eu falo de como o aumento ou descida de um dos valores influencia os outros valores...

Cumps
 
Última edição:
Certo, mas estás a tomar consideração na distância, quanto maior a distância, maior a Atenuação, mas menor o SNR...
No entanto, por parametros configuráveis:
Aumentar o SNR faz com que a relação Velocidade-Estabilidade varie para o lado da estabilidade, baixando a velocidade, como tal a atenuação aumenta...

Estamos a falar de coisas diferentes. Enquanto que tu falas de como a variação da distância influencia esses valores, eu falo de como o aumento ou descida de um dos valores influencia os outros valores...

Cumps

É impossivel "configurar" o SNR ou atenuação, para um valor certo.

O que se pode fazer é um "baldeamento" seja remotamente ou no proprio PD/RGE mas ai os valores não são certos, e não são feitos apenas porque....

Como tal toda a teoria de "liga para la e pede para alterarem o SNR" não existe.

Melhores Cumprimentos
 
Última edição:
É impossivel "configurar" o SNR ou atenuação, para um valor certo.

O que se pode fazer é um "baldeamento" seja remotamente ou no proprio PD/RGE mas ai os valores não são certos, e não são feitos apenas porque....

Como tal toda a teoria de "liga para la e pede para alterarem o SNR" não existe.

Melhores Cumprimentos

Lool, essa e outro ponto de discordo, eu não tenho voto na matéria, mas existe pessoas que dizem que não é possível e outras que dizem que é possível, um dia destes telefono para lá e pergunto,:x2:...

De qualquer maneira, e assumindo que o amjpereira tem razão, mesmo que não consigam pôr valores certos, ao menos sabem para que lado é que estão a configurar, se para o lado da estabilidade ou velocidade, certo??
De qualquer maneira, amjpereira, esclarece-me, se fizerem o baldeamento de forma a que o SNR aumente, sabemos que as velocidades baixam, e a atenuação? A atenuação também aumenta ou esta simplesmente reflecte a distância e a degradação do cobre, sendo que se mantém inalterada??


Eu faço a minha afirmação (que a velocidade diminui com o aumento da atenuação, sendo essa uma consequência da alteração positiva do SNR) porque ao mudar a modulação do meu modem, apesar de ficar com SNR mt semelhantes (variação de 0.5 dB), a minha atenuação diminui 3 ou 4 dB, sendo o suficiente para a minha velocidade aumentar 1 Mbps... Sendo essa a razão que me diz que a atenuação é o valor que faz variar directamente a velocidade. Por outro lado acredito que o SNR não influencia a velocidade sem primeiro influenciar a atenuação. Penso que o SNR só influencia a velocisade directamente a partir de valores muito baixos...

Alguém desminta ou confirme...

Cumps
 
a atenuação afecta directamente o snr o snr não afecta a atenuação...

a atenuação mantém-se independentemente da velocidade (pode variar ligeiramente com a modulação usada)...

normalmente o que se faz é baixar a velocidade para se tornar mais estável uma vez que ao baixar a velocidade aumenta-se a relação entre o sinal e o ruído...
 
a atenuação afecta directamente o snr o snr não afecta a atenuação...

Então pronto, é isso, não andei muito longe

a atenuação mantém-se independentemente da velocidade (pode variar ligeiramente com a modulação usada)...
Não significa que uma variação na atenuação não faça variar a velocidade... (Realce-se que essa variação de atenuação pode ser devido aos vários factores possíveis)

normalmente o que se faz é baixar a velocidade para se tornar mais estável uma vez que ao baixar a velocidade aumenta-se a relação entre o sinal e o ruído...

Certo, se não se pode aumentar o SNR para adquirir estabilidade, como eu disse então erradamente, então pode-se baixar a velocidade de forma que o SNR aumente ficando mais estável. Só andei um bocadinho trocado, no entanto a mina pergunta mantém-se:
Ao fazer essas modificações, a atenuação varia??

Cumps
 
Lool, essa e outro ponto de discordo, eu não tenho voto na matéria, mas existe pessoas que dizem que não é possível e outras que dizem que é possível, um dia destes telefono para lá e pergunto,:x2:...

De qualquer maneira, e assumindo que o amjpereira tem razão, mesmo que não consigam pôr valores certos, ao menos sabem para que lado é que estão a configurar, se para o lado da estabilidade ou velocidade, certo??
De qualquer maneira, amjpereira, esclarece-me, se fizerem o baldeamento de forma a que o SNR aumente, sabemos que as velocidades baixam, e a atenuação? A atenuação também aumenta ou esta simplesmente reflecte a distância e a degradação do cobre, sendo que se mantém inalterada??


Eu faço a minha afirmação (que a velocidade diminui com o aumento da atenuação, sendo essa uma consequência da alteração positiva do SNR) porque ao mudar a modulação do meu modem, apesar de ficar com SNR mt semelhantes (variação de 0.5 dB), a minha atenuação diminui 3 ou 4 dB, sendo o suficiente para a minha velocidade aumentar 1 Mbps... Sendo essa a razão que me diz que a atenuação é o valor que faz variar directamente a velocidade. Por outro lado acredito que o SNR não influencia a velocidade sem primeiro influenciar a atenuação. Penso que o SNR só influencia a velocisade directamente a partir de valores muito baixos...

Alguém desminta ou confirme...

Cumps

Os baldeamentos que tenho conhecimento e que ocorrem por parte da PT, e posso estar enganado porque foi assim que me explicaram é basicamente uma aplicação com o "esquema" de toda a rede e eles podem redireccionar o trafego da mesma.

Sei que na netcabo dava para fazer isso porque cheguei a ver fazerem, na PT não sei exactamente o processo e se é possivel.

Tens por exemplo o PD1A0 a ligar ao PD1A1 e ao PD1A2 e PD1A3 e so on.

Imagina que está configurado

PD1A0--PD1A1-->PD1B2-->e por ai em diante até ao RGE no predio.

Eles por motivos de avaria ou outro podem alterar fisicamente e/ou através de aplicações o modo como este "encaminhamento" é feito, contudo não sei se eles sabem exactamente os valores que vão ter apos o baldeamento, depende da situação.

Podem colocar

PD1A0--PD1A1-->PD1A3-->PD1A7-->PD1B2

(neste caso "aumentaram" o encaminhamento normal, alterando assim os valores finais)

Na netcabo eram feitos fisicamente no PD de rua quando havia avaria, na PT não sei como se processa e se procedem da mesma forma.

Agora se é assim que fazem ou se têm outro processo ou não tem nada a ver não sei.

Cumprimentos
 
não a atenuação não varia

Ok, pronto, ja tive a verificar e de facto a atenuação não varia...
Para o user dinhaboy, simplesmente fiz uma afirmação sem ter conhecimento de todos os factos, no entanto não foi um erro assim tão grande...
De qualquer maneira, e para ter a certeza se percebi, e já agora desculpem mais uma vez o offtopic, se a ligação não é estável, telefona-se para o SAC que eles baixam as velocidades, desta forma o SNR aumenta, embora a atenuação não diminua. Ou seja, a linha consegue melhor valores, no que diz respeito a atenuação, mas simplesmente o SNR não permite sem que haja quebras, e como tal eles limitam a ligação...

Mais outra dúvida, que não devia ser tirada aqui, mas já que estamos a falar sobre o assunto... Apesar de a velocidade fazer diferenciar o SNR (certo?), a alteração dos valores de SNR (se tal for possível) por si só não altera as velocidades, certo??

Cumps
 
Ok, pronto, ja tive a verificar e de facto a atenuação não varia...
Para o user dinhaboy, simplesmente fiz uma afirmação sem ter conhecimento de todos os factos, no entanto não foi um erro assim tão grande...
De qualquer maneira, e para ter a certeza se percebi, e já agora desculpem mais uma vez o offtopic, se a ligação não é estável, telefona-se para o SAC que eles baixam as velocidades, desta forma o SNR aumenta, embora a atenuação não diminua. Ou seja, a linha consegue melhor valores, no que diz respeito a atenuação, mas simplesmente o SNR não permite sem que haja quebras, e como tal eles limitam a ligação...

Mais outra dúvida, que não devia ser tirada aqui, mas já que estamos a falar sobre o assunto... Apesar de a velocidade fazer diferenciar o SNR (certo?), a alteração dos valores de SNR (se tal for possível) por si só não altera as velocidades, certo??

Cumps

quanto à primeira parte da tua questão sim... pode ter uma atenuação excelente (baixa) que caso o ruído introduzido na linha seja demasiado (provoca snr baixo) não vai conseguir ter boas velocidades...

quando à segunda parte... depende... o snr representa uma relação entre o sinal e o ruído na linha... se se conseguir eliminar esse ruído (e consequentemente o snr aumente) pode ser possível observar algumas melhorias na velocidade
 
quando à segunda parte... depende... o snr representa uma relação entre o sinal e o ruído na linha... se se conseguir eliminar esse ruído (e consequentemente o snr aumente) pode ser possível observar algumas melhorias na velocidade

Sim, tenho conhecimento que por vezes à users com SNR tão baixos que apesar de estarem sincronizados a uma velocidade, só conseguem fazer downloads a velocidades mt baixas... Penso que seja esse um dos casos...

Cumps
 
Mesmo que lhe aumentem a atenuação para aumentarem o SNR, ainda deve dar para os 12 Mbps...

É muito simples:

- SNR quanto mais melhor
- atenuação quanto menos melhor
- SNR varia com a velocidade sincronizada, quanto mais Kb menos SNR
- atenuação varia principalmente com a distância à central, mas também com a qualidade e interferências nas linhas telefónicas, com o crosstalking, perdas do equipamento (modem/router) e cabos interiores.

Basicamente não é possível alterar o valor de SNR nem de atenuação. O que se pode fazer é ajustar a velocidade de sincronismo de forma a obter o SNR ideal (10/12) e melhorar as condições da linha telefónica e cabos interiores de forma a obter o minímo de atenuação.

Ok?
 
Acredita que todo o cuidado é pouco, e ñ é aconselhável a ninguém que tenha um acesso a internet ter o computador sem nenhum software antivirus. Basta receberes um mail infectado, e ficas com um problema de todo o tamanho. Basta pores uma pen num outro computador que seja de confiança mas que não teja devidamente protegido que vês logo. Uma vez pus uma pen no PC da escola durantr alguns minutos, xeguei a casa e o meu AV apanhou 74 virus. Uma peskisa simples no google, sim ok, quando apanhares um virus agressivo que t amande o windows abaixo, a gente depois fala. Firewall do Windows, a minha está ligada, e não filtra metade das ligações que entram no PC, de vez em quando recebo um aviso da Firewall do windows, mas por cada notificação dessas que recebo, já recebi 20 da minha outra firewall, uma de jeito. Essa sim filtra tudo e não deixa nada entrar nem sair sem a minha autorização (criando regras). Firewall do Router, depende do router que tem, deve ser mais complicado a um hacker violar 2 firewalls do que só 1.

Já agora, diz qual o post meu que t deixou estupefacto... Não t eskeças que toda a gente comete erros...
Cumps
74 nunca tive mas o virus do autorun esse é rara a pen que esteja limpa:009:
 
É muito simples:

- SNR quanto mais melhor
- atenuação quanto menos melhor
- SNR varia com a velocidade sincronizada, quanto mais Kb menos SNR
- atenuação varia principalmente com a distância à central, mas também com a qualidade e interferências nas linhas telefónicas, com o crosstalking, perdas do equipamento (modem/router) e cabos interiores.

Basicamente não é possível alterar o valor de SNR nem de atenuação. O que se pode fazer é ajustar a velocidade de sincronismo de forma a obter o SNR ideal (10/12) e melhorar as condições da linha telefónica e cabos interiores de forma a obter o minímo de atenuação.

Ok?

Já tinha sido esclarecido, simplesmente digo qual a razão do meu erro.
-Sei perfeitamente que maior SNR = melhor
-Idem para a ateuanação (menor = melhor)
-Exacto, mas eu pensava que eles mexiam era no SNR para ficar mais estável, e como a velocidade variava, pensei que isso fosse algo relacionada com a atenuação, é facilmente compreensível que cometesse o erro de dizer que a atenuação mudava de forma à velocidade mudar. Agora se o que eles mexem é a velocidade e não o SNR, então o raciocínio tem de mudar por completo, sendo que agora já tá correcto.
-O SNR pode variar com a velocidade sincronizada? Ora claro, se admiti o ponto anterior é óbvio que já percebi isso... No entanto, o SNR não faz variar muito a velocidade (depende dos valores)


Cumps
 
Back
Topo