Compensa 120mm à frente?

allskin

Power Member
Boas,

Neste momento tenho apenas uma fan de 80mm atrás (a caixa só dá para uma de 92 no máx), a do CPU e a da Fonte, estas duas a mandar para dentro como é obvio.

Uma fan à frente de 120mm do Scythe Shogun que tenho ali parado poderia melhorar as coisas?
 
a da fonte ta a mandar o ar para dentro???
qual e o cooler que tens?
se nao tens nenhuma ventoinha a frente, deves por essa que tens ai de 120mm a por ar para dentro!
 
Sim, a ventoinha da fonte (140 ou 120) é na parte de dentro da caixa.

Quero melhorar o fluxo de ar diminuindo assim a temperatura..:P
 
Eu tenho 2 fans de 120mm, uma a frente a fazer in-take, e outra atrás a fazer out-take. Posso-te dizer que so com estas 2, tenho um excelente air-flow. Com excelentes temperaturas, tudo com stock cooler's. Depois tenho uma de 80mm na lateral a fazer in-take.

Quando comprar pc novo, meto 2 de 120mm no topo a fazer out-take.
 
Deve de se ter sempre uma boa Fan a fazer o outake, melhor do que a de intake. De preferência deve-se ter uma ou mais fans no topo da caixa a extrair o ar, pois o ar quente circula de baixo para cima.
Se tiveres por exemplo a caixa totalmente isolada, um buraco na frente e uma boa fan a trás a fazer outake o ar circula na mesma, é obrigado a entrar pelo buraco, e não é preciso fan nenhuma para o fzer entrar.
Isto para dizer que mais vale um boa fan a fazer outake do que o contrário, excepto quando a fan de intake esteja a fazer arrefecer algo mais, do que só por ar para dentro e mesmo assim não é preciso grandes fans.
Quando me refiro a ser melhor, quero dizer que uma tem um débito de ar maior em relação a outra.
Cumps
 
A caixa que tenho é uma 3RSystems R400:

r400_03.jpg


r400_07.jpg


A parte da frente da caixa onde estou a pensar meter a de 120mm:

r400_12.jpg


Infelizmente a caixa não tem mais fans nem buracos para as por..Por isso a minha pergunta mantem-se, se compensa meter uma de 120mm à frente quando apenas ha uma de 80mm atrás..
 
uma fan de 120 compensa sempre pelo facto de conseguires melhor debito e ar e menos ruido do que com 1 de 80 ou 92

Mas o que se passa é que a de 80 vai lá ficar porque so tenho espaço para uma no máximo de 92mm atrás, se desse para de 120mm já lá estava uma há muito tempo lol.

A de 120mm vai para a parte da frente a mandar ar para dentro da caixa..
 
Se tiveres disposto a fazer um mod simples e efectivo tens o problema mto bem solucionado.. metes 1 de 120 à frente, alem do intake é optima para os discos, a 1200rpm's faz um excelente trabalho sem ruido obvio e com uma serra craneana abres um buraco no topo da caixa para colocares outra de 120 tb a cerca de 1200rpm, já fiz isso em 2 3RSystem e nem 10 minutos leva a fazer. Depois desactivas ou desmontas a de 80 que a fonte suga o resto!!! Não esquecer o espaço que a fonte ocupa no topo!

Fica suberbo.

P.S. - Certamente tás equivocado.. a fonte extrai o ar da caixa para fora...
 
pergunta-se uma coisa respondem outra.

se fosse eu a ti punha a fan de 120 à frente porque com a de 80 atrás juntamente com a da fonte garantes um outake de air mais equilibrado de forma a garantir um melhor air flow.
 
Stylus isso é com fontes que tenham fan na parte a dar para o exterior, o que não é o caso.

Posso estar a ver mal o filme, mas:

Fan que funciona dentro da caixa:

http://www.*****.pt/products_images/BEQUIETE5SP600.jpg

Fans que funciona uma fora e outra dentro da caixa:

http://www.*****.pt/products_images/ANTECTRUEPOWER480W.jpg

JCFR, exacto era essa a minha questão principal.

Vou tambem mudar a pasta térmica ao CPU que ele ja anda a bater os 55º em idle e não é coisa que me agrade muito ;)

Cumps e obrigado.
 
a fan funciona dentro da caixa mas qualquer fonte puxa o ar da caixa para fora e não ao contrário.

mesmo que não queiras fazer mod so a fan de 120 já ajuda pois a de 80 atrás mais a da fonte compensam o ar que entra
 
Certo, obrigado, daqui a uns dias já tenho isto a bombar. ;)

Já agora, a fan usa sempre uma ficha de 3 pinos correcto?

Quantos conectores disponíveis costuma haver na motherboard para ligar fans que sejam possiveis monitorizar? CPU, atrás, e costuma ter mais alguma?
 
Mesmo as fontes com fans de 120 puxam o ar para fora, o que sentes perto da ventuinha é a turbolencia...

Por vezes encontras ventuinhas que podem ser compativeis com molex de 4pin e trazerem tb 3pin ou só 3 pin. Já me calhou de ambas as coisas, mas caso n tenhas ligações de 3pin manda-m pm que eu digo-te como ligar 3pin a molex através de mod.
 
a minha acho que tem 4, a tua não faço ideia depende dos modelos.

As fichas das fans podem ser de 3 ou 4 pinos(molex), estas tens de ligar directamente à fonte ou a um controlador
 
Back
Topo