1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compensa a passagem de um processador Northwood para o Prescott

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Im_Boss, 18 de Novembro de 2005. (Respostas: 14; Visualizações: 752)

  1. Im_Boss

    Im_Boss Power Member

    Pessoal um amigo meu quer mudar do antigo processador Northwood para o Prescott e as velocidades são as mesmas valera a pena ou não?

    Que ganhos vai ele ter?????
     
  2. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Bem, a caixa vai andar uns grauzinhos mais quentes, isso é de certeza :D
    Se ele ker gastar dinheiro para ter algo melhorzinho mais vale ir mm para AMD ;)
    (ou seja, axo que não vale a pena mudar Northwood para PrescHOTt) :P
     
  3. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Se leres reviews para aí vês logo que é uma má troca... Até mesmo em termos de performance em algums modelos
     
  4. timber

    timber Zwame Advisor

    Qual é o NW?
     
  5. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Pelo menos o 2.8 é, ele diz que as velocidades são as mesmas, e acho que não sairam prescotts abaixo disso...
     
  6. Horus-Anhur

    Horus-Anhur I folded Myself

    Acho que não vale a pena mudar de Northwood para Prescott. Agora se fosse para um A64, já valia bem a pena.
     
  7. timber

    timber Zwame Advisor

    Não li bem isso. Assim nunca vale a pena.
    Mesmo que fosse ao contrário também não valia. A diferença entre um e outro é tão miníma que gastar dinheiro em trocas dessas é absurdo.
    Mas o NW é melhor.
     
  8. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    Eu cheguei a pensar em algo semelhante mas o upgrade era para frequências superiores e envolvia a mudança de memórias.

    Cheguei a pensar no upgrade de um Northwood (Pentium IV) 2.4 GHz B 533 Mhz para o Prescott (Pentium IV) 3.0 ou 3.2 GHz 800 MHz, o que também me possibilitava explorar a troca da memória DDR 1 x 512 MB a 333 MHz por 2 x 512 MB a 400 MHz para aproveitar o dual channel.

    Será que compensa? A diferença de velocidade? A possibilidade de fazer as mudanças de memória? Ou ficaria melhor com o processador que tenho e trocar só as memórias para fazer uso do dual channel, mesmo a 333MHz?
     
  9. timber

    timber Zwame Advisor

    Para trocares isso tudo ou seja processador, board, memória mais vale pensares em trocar a base do PC toda e assim faz muito mais sentido comprar simplesmente um A64 socket 939 e ainda podes aproveitar o DIMM DDR que já tens (juntando outro para ter dual channel que rende bastante)

    EDIT: Afinal tens um DDR333. Um já não serve. Mas é irrelevante. 1024 DDR ou DDR2 é praticamente o mesmo preço
     
  10. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    A board já tenho!

    Tive um problema com a board que vinha de origem e foi substituida por outro modelo que já me permitia processadores mais rápidos (Prescott) e dual channel. Foi aí que fiquei com o bicho atrás da orelha... e fiquei a pensar: valeria a pena, ou não?
     
  11. timber

    timber Zwame Advisor

    E a board suporta DDR e DDR-2? Acho que não... Mas não meto as mãos no fogo. Não sigo assim muito o mercado P4.
    A memória tens sempre que a trocar senão metes o Prescott em under clocking. Dual channel acho que rende sempre ter. Então no teu caso que só tens 512 rendia porque matavas dois coelhos. Ficavas com 1024 (que é o valor OK actualmente) e dual channel.
    A gráfica é boa? No teu caso para melhorar o sistema verificava isso e aumentava a memória. no processdor já não tocava (acho que é desperdicío de dinheiro). Faz um OC para aí até 3 ghz para render isso.
     
  12. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    Tenho-me apercebido que se fizesse um upgrade completo ou comprasse um PC agora, a melhor escolha seriam um sistema AMD... No próximo PC, provavelmente.

    A board é uma MSI 865PE Neo2-P Platinum Edition. Não suporta DDR2. Mas o dual channel está mesmo a pedir para ser usado :)

    A gráfica não é grande coisa, já tem uns três anos e na altura era gama média baixa: Gigabyte ATI 9000 Pro. Mas como não jogo, não é coisa que me faça muita falta. Uso simultaneamente várias aplicações gráficas, mas isso é máximo que puxo por ele.

    Então, mantinha o processador, arranjava mais 1 x 512 MB para activar o dual channel? Comprar DDR 333 MHz neste momento já é um bocado difícil e sei que posso comprar DDR 400 MHz (que ficaria a funcionar a 333 MHz por causa do processador), mas as hipóteses de conseguir pôr aquilo a funcionar a dual channel seriam baixas por causa das diferenças entre as 2 DDR, certo? Seria melhor comprar um kit 2 x 512 MB a 400 MHz e tentar despachar a DDR que tenho?
     
    Última edição: 18 de Novembro de 2005
  13. Conspiracy

    Conspiracy Power Member

    se venderes a tua, e comprares o kit ddr400 à partida ficas com um sistema melhor para o caso de puxares por ele, visto k as memorias te dao mais liberdade k a antiga, e usufruia do dual channel com maior certeza.
    penso eu...
     
  14. timber

    timber Zwame Advisor

    Se não precisas de mais gráfica não gastes dinheiro nisso. E depois como é AGP é sempre dinheiro pelo cano (isto já sabendo que em informático já é dinheiro a arder)
    Se usas aplicações gráficas pelo menos 1 Gb acho que rendia teres. Compras 1024 de DDR por uns €100 e podes puxar a memória de 166 para 200 Mhz (DDR 400). Essa board deve dar para mudar os ratios entre o FSB do processador (133 Mhz no teu caso) e a memória (166 mhz). Se não der tou convencido que esse processador aguenta o OC minímo. Aliás mesmo que dê eu puxava isso um pouco. 3 ghz deve dar quase de certeza.
     
  15. ZoomBang

    ZoomBang Power Member

    Se vier a mudar as memórias, depois venho cá tirar as dúvidas para o OC.
     

Partilhar esta Página