1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compilador assembly para Windows

Discussão em 'Programação' iniciada por MadOnion, 23 de Novembro de 2006. (Respostas: 15; Visualizações: 9853)

1. MadOnion

MadOnion Folding Member

Alguém conhece um compilador assembly da Intel(80x86), para windows? Que dê pra compilar através da consola do xp, como costumo fazer em java? Fazer linkagem de funções etc etc.
    Costumo usar o gcc do ubuntu, mas confesso que não estou pra ligar e desligar o disco de ubuntu sempre que quero programar em assembly, a hipoteses dual boot tá fora de questão.

Cumps

Última edição: 23 de Novembro de 2006
  2. Sa[n]dman

Sa[n]dman Power Member

Eu na cadeira de microprocessadores/Sistemas Embebidos utilizava um da avrfreaks (www.avrfreaks.net), era pra programar em micros atmel mas era em C.
    Se não tiver de ser pela linha de comando podes utilizar o AVR-Studio, (www.atmel.com). É um compilador mt bom com ambiente gráfico. Tem debugger e tudo...

3. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

Podes experimentar os assemblers Nasm ou Masm para windows.Pessoalmente prefiro o nasm. Para debugger podes usar o OllyDebug.

Podes consultar http://paginas.fe.up.pt/~jcard/ensino/LabC/

É a página de uma ex-cadeira minha, tem instruções sobre como fazer o makefile usando o nasm, e como usar o nasm para Assembly e o gcc para C ao mesmo tempo para misturar as duas linguagens, linkando objectos produzidos pelos 2 compiladores.

Cumps.

4. JavaLL

JavaLL Power Member

5. MadOnion

MadOnion Folding Member

Esse compilador não reconhece os registos da Intel, pelo menos do que testei, por exemplo %eax, %ebx, etc etc.

Homem bomba, muito bom link, já andei a vasculhar o site, mas tenho uma dúvida.
    Como se compila um simples programa, ou seja como se faz em nasm, a mesma maneira que eu uso o gcc, isto é:
    Código:
    gcc teste2.s -o test

e depois pra correr:
    Código:
    ./teste2

Qual é a maneira de fazer estes procedimentos no nasm, este compilador faz aquilo que quero, mas não consigo acertar com os passos.

Sa[n]dman com os teus links não consegui ir a lado nenhum :'(

6. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

nasmw -t -g -f coff foo.asm -o foo.o

Este é um dos comandos que se usava nos makefiles. Já não me recordo ao certo do que é que cada flag quer dizer...

Tens que ter o directório de instalação do nasm no PATH do windows.

7. MadOnion

MadOnion Folding Member

Colocar no PATH, quer dizer ir às variáveis de ambiente e colocar lá o directorio? Coloquei lá, mas ao compilar, continua a dar erro:
    >(

8. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

Sim, é isso. Certifica-te de que a executavel nasmw está no directorio que metes no path e não numa subdirectoria. Tipo meteres o path para o nasm mas o nasmw está num /bin qualquer...

9. MadOnion

MadOnion Folding Member

O compilador já está a funcionar, mas ele não percebe a sintaxe do meu programa, tens aí algum programa feito neste compilador, para perceber a sintaxe?

Cumps, e obrigado pela ajuda.

10. Homem Bomba

Homem Bomba Power Member

Consulta

http://paginas.fe.up.pt/~jcard/ensino/LabC/Aulas/Aula6/sintaxe_nasm/sintaxe_nasm.html.

Cumps, e bom trabalho ;)

EDIT:

Fica com um exemplo que eu aqui tinha... era para tirar a cor de um pixel da do frame buffer da gráfica, salvo erro...

CPU 386
    Bits 32
    %include 'macros.mac'
    section .text
    proc get_pixel_2
    %arg x:dword, y:dword, video_base:dword
    uses ecx
    xor ecx, ecx ; Inicializar os registos ECX e EAX a zero
    xor eax, eax ;
    mov ecx, [y] ; ecx <- y
    imul ecx, 1024 ; ecx <- y * 1024
    add ecx, [x] ; ecx <- y * 1024 + x
    add ecx, [video_base] ; ecx <- y * 1024 + x + video_base
    mov al, [ecx] ; al <- [y * 1024 + x + video_base]

endproc
    end

11. MadOnion

MadOnion Folding Member

Obrigado por tudo.

12. JavaLL

JavaLL Power Member

Qual e o assemblador que estao a usar para ler os registos da Intel?. podem por o link para sacar o programar?

orbigado

13. tasjonde2

tasjonde2 Power Member

compilador de assembly, eu utilizei o TURBO assembler da borland.

14. MadOnion

MadOnion Folding Member

Já encontrei a solução, embora tivesse experimentado a solução do homem bomba.
    Como a notação que eu uso é do GAS-GNU, tive que instalar o gcc, que é o compilador que mais uso para tudo, no momento, java, assembly e c.

Cumps

15. ski3

ski3 Power Member

Boas pessoal,

Na fac estou a usar o nasm para linux, mas gostava de saber se alguem sabe como colocar o nasm a funcar com o windows xp?
    Eu já consigo instalar o nasm no xp mas depois não consigo linkar os programas.
    O que é que utilizam para fazer o link no windows xp com o nasm?

16. CGabry

CGabry Power Member

o nasm funciona no xp, para linkares os programas eu usava o alink.

Partilhar esta Página