Compilar C no Ubuntu

WindWalker

Power Member
Olá!

Queria compilar um programa escrito em C, no Ubuntu, usando o gcc, mas não sei que pacotes/programas devo instalar :\

Já fui ao Add/Remove Programs mas os componentes da lista não me sugerem nada relacionado com o gcc.

Alguém me pode indicar quais os pacotes/programas a instalar?


PS.: O Ubuntu está a ser emulado via VMware e que foi instalado ontem num disco virtual; usando 'sudo apt-get' instalei o insight (debugger), valgrind e outro que não me lembro xD.


Obrigado.
 
Já compila :D

Sim, era isso (entretanto fui perguntando no IRC :p).

'sudo aptitude install build-essentials'

Entretanto tive que aprender a definir a password para o root, porque a instalação é 'fresca' e estava lá uma que eu não tinha escolhido :S


Obrigado a todos!
 
Última edição:
Interface de pacotes Synaptic. Instalei a partir daqui e o pacote chama-se g++ ,ou gcc-g++.

Mais assim não ficas com o make, etc.. É melhores instalares antes o pacote virtual build-essential que te instala isso tudo.


o ubuntu não com com a conta root activada por defeito, é recomendado usar antes o comando: sudo comando
In Linux (and Unix in general), there is a superuser named root. The Windows analog of root is Administrator. The superuser can do anything and everything, and thus doing daily work as the superuser can be dangerous. You could type a command incorrectly and crash the system. Ideally, you run as a user that has only the privileges needed for the task at hand. In some cases, this is necessarily root, but most of the time it is a regular user.

By default, the root account is locked in Ubuntu. This means you cannot login as root or use su. Instead, the installer will setup sudo to allow the user that is created during install to run all administrative commands.

This means that in the terminal you can use sudo for commands that require root privileges. All programs in the menu will use a graphical sudo to prompt for a password. When sudo asks for a password, it needs YOUR USER Password; this means that a root password is not needed.

Mais info aqui
 
Este post, já é antigo... mas decidi reaproveitar pois tenho o mesmo problema... instalei agora o ubuntu e não consigo compilar ficheiros em C... já experimentei fazer sudo aptitude install build-essential ... mas ficou tudo na mesma =\

Alguma sugestao?

Obrigado, desde ja.
 
no meio de varias mensagens, diz-me que nao reconhece esse pacote... =\ contudo s for a sistema synaptic... aparece la um pacote do gcc que eu penso estar instalado...
 
Back
Topo