1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compilar C no Ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por WindWalker, 14 de Junho de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 3918)

1. WindWalker

WindWalker Power Member

Olá!

Queria compilar um programa escrito em C, no Ubuntu, usando o gcc, mas não sei que pacotes/programas devo instalar :\

Já fui ao Add/Remove Programs mas os componentes da lista não me sugerem nada relacionado com o gcc.

Alguém me pode indicar quais os pacotes/programas a instalar?

PS.: O Ubuntu está a ser emulado via VMware e que foi instalado ontem num disco virtual; usando 'sudo apt-get' instalei o insight (debugger), valgrind e outro que não me lembro xD.

Obrigado.

2. grafo

grafo Folding Member

o gcc nao vem de origem? :o

3. WindWalker

WindWalker Power Member

Não sei.

Eu digitei 'make' no terminal e ele diz que não encontrou os header files (stdio.h, stdlib.h, etc)

4. esquiso

esquiso Power Member

sudo aptitude install build-essential(s) [não tenho a certeza da ultima letra]

vê se resolve

:)

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Já compila :D

Sim, era isso (entretanto fui perguntando no IRC :p).

'sudo aptitude install build-essentials'

Entretanto tive que aprender a definir a password para o root, porque a instalação é 'fresca' e estava lá uma que eu não tinha escolhido :S

Obrigado a todos!

Última edição: 28 de Fevereiro de 2008
  6. VuDu

VuDu Power Member

O objectivo era mesmo esse... não teres password de root :|

7. [knap]

[knap] Power Member

O pacote chama-se build-essential.

8. llclg

llclg Power Member

onde e que esta esse pacote??

9. QuickFire

QuickFire What is folding?

Nos repositórios do Ubuntu ? :)

Para instalares faz como o pessoal tem dito em cima :)

10. Tonux

Tonux Power Member

Interface de pacotes Synaptic. Instalei a partir daqui e o pacote chama-se g++ ,ou gcc-g++.

11. madskaddie

madskaddie Power Member

gcc -> compilador C
    g++ -> compilador C++ (derivado do GCC, tal como C++ é derivado do C)

12. int

int Power Member

Mais assim não ficas com o make, etc.. É melhores instalares antes o pacote virtual build-essential que te instala isso tudo.

o ubuntu não com com a conta root activada por defeito, é recomendado usar antes o comando: sudo comando
    Mais info aqui

13. ZNez

ZNez Power Member

Este post, já é antigo... mas decidi reaproveitar pois tenho o mesmo problema... instalei agora o ubuntu e não consigo compilar ficheiros em C... já experimentei fazer sudo aptitude install build-essential ... mas ficou tudo na mesma =\

Alguma sugestao?

Obrigado, desde ja.

14. m00s

m00s Power Member

nao estou em linux agora mas segundo o WindWalker é 'sudo aptitude install build-essentials'

15. ZNez

ZNez Power Member

no meio de varias mensagens, diz-me que nao reconhece esse pacote... =\ contudo s for a sistema synaptic... aparece la um pacote do gcc que eu penso estar instalado...

16. arconada

arconada Power Member

posta ai o output, para te podermos dizer algo...

Última edição: 5 de Outubro de 2008
  17. LCTN

LCTN Power Member

O nome do pacote é sem "s" e está nos repositórios do Ubuntu;)

Partilhar esta Página